Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

da pra fazer um carregador desta forma?


saci de patinete

Posts recomendados

Tenho uma bateria de 150Ah, de caminhão, só pra tocar o som do carro,

se eu colocar uma capacitância de 30.000 micro Faraday (2x 15.000 micro)

na saída da bateria vai melhorar alguma coisa? vou ter alguma vantagem?

vi esta tabela de baterias:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img205.imageshack.us/img205/3551/bateria5xh.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Medi minha bateria ontem, ela estava em 12,45V, então segundo a tabela a bateria estaria um pouco mais que 50% carregada.

A dúvida é se da pra confiar nesta tabela....

Tem como fazer um carregador de bateria retificando a tensão de saída do alternador e depois limitando a corrente com um monte de resistores de potência em paralelo? ou a bateria se auto-limita? tenho quase certeza que não.

Acho que daria pra fazer assim, porém teria que cuidar pra tensão na bateria não passar dos 14V, o que vocês me dizem sobre isto?

Eu tenho uma fonte de 12v regulada com um 7812, se eu botar 2 7812 em paralelo, eu terei uma saída em 12V com capacidade para 2A, da certo fazer isso?

Outra coisa:

Eu já sei fazer amplificador, regulador de tensão com transistor bipolar em configuração emissor-comum, sei as equações, como por exemplo, IC = IB * hfe , IB = Vin - VBE / RB.....etc

Queria saber as fórmulas para as configurações, base-comum, e coletor-comum,

para fazer umas experiências aqui em casa, alguem sabe algum artigo que mostre as fórmulas e aplicações para estes dois tipos de confihurações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

condensador de 30000uf

não vai adiantar nada

12,45V se vir a tabela esta acima de 75%

isto se fez a medida como no artigo onde esta essa tabela, tera que ver no artigo onde viu isso

carregador como disse esqueça pois não limita os valores de carga das baterias

as condiçoes de carga sao bem especificadas pelos fabricantes e isso deve ser seguido para a bateria durar o maximo possivel

2 7812 em paralelo teoricamente pode , mas isso é errado pois os circuitos nunca sao isuais e a carga pode distribuir-se de maneira diferente pelos 2

e sempre melhor usar outro regulador coma capacidade que deseja ou usar um circuito que aumente a capacidade de corrente

formulas de configuração base comum - o meu conselho é que arrange um bom livro sobre o assunto

saber essas coisas não sao apenas formulas mas sim todo um conjunto de informaçao de aplicaçao , caracteristicas etc

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@30 de janeiro de 2006, 23:59

carregador como disse esqueça pois não limita os valores de carga das baterias

as condiçoes de carga sao bem especificadas pelos fabricantes e isso deve ser seguido para a bateria durar o maximo possivel

aí nico valeu pela ajuda, você responde quase topos tópicos auehuaehe, só fiquei na dúvida aqui ainda, a minha bateria de 150Ah, eu ia fazer um carregador de 12Ah (menos de 10% da carga total por hora),

mas da pra fazer deste jeito colocando varios transistor de potencia em paralelo? aí eu faço as medidas e calculo os resistores pra dar 12A.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img92.imageshack.us/img92/4945/bat6le.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

no caso eu compraria logo uma ponte retificadora de uns 25-30A, media a tensão em R e depois calculava o resistor R pra dar os 12A, e daria um monte de resistor de 10W

acha que da certo o carregador assim nico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe se não me fiz compreender

a questao é a seguinte

suponha que tem un circuito como o que pos aqui so com a resistencia e com 20V

o que vai acontecer é que no inicio da carga a corrente é elevada e a tensão nos terminais da bateria ficara dentro dos valores correctos porque a resistencis faz baixar a tensão.

agora o que acontece quando a beteria vai ficando carregada ?

a tensão na bateria vai subindo e a corrente baixando

agora pense no acontece depois de se ultrapassaren os 13,4 volts por exemplo que é o valor consigerado normal de carga

o que acontece é que a bateria vai continuat a ser carregada e pior que isso vai contibuando a subir a tensão dnos seus terminais.

isto pode provocar a destruiçao da bateria , sulfatar as placas etc

------------------

para evitar isso deve usar.se um regulador ou un circuito que interrompa ou limite a tensão quando se atinge o valor de carga correcto para a bateria.

------------------------

quanto a circuito para regulador e certo pode fazer um circuito com varios transistoes 3055 por exemplo e conseguir correntes de carga aceitaveis .

----------------------

aqui tem exemplo

post-54268-13884904588309_thumb.jpg

post-54268-13884904588544_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por saci de patinete@31 de janeiro de 2006, 01:42

este primeiro circuito q você postou ai, ele funciona sem o capacitor?

não entendi a moral de ter a saida Vreg e a +VE

olhe bem para o circuito tem lá o condensador de 40.000uF C1

+VE e a tensão de saida do reactificador

Vreg á e tensão que vai ser entrada para o regulador

isto assim vai fazer com que se desejar desligar a carga da bateria em vez de cortar 10 ou 20 amperes ou mais

apenas interrompe a corrente do regulador que sao umas centenas de mA

assim evita interruptores de corte de corrente carose que queimariam facilmente

por outro lado o arranque do circuito é mais suave

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal!

saci, se a bateria for de 12v e você não tiver pressa na carga da bateria, você pode montar uma fonte de tensão constante de 13,4v e que limite a corrente em 15 A no máximo e deixar ligado direto na bateria.

Esta é a chamada tensão de flutuação e a bateria pode ficar recebendo esta tensão por tempo indeterminado.

Creio que é a forma mais simples de carregador. Sua desvantagem é o tempo de carga que demora mais.

O motivo de limitar a corrente em 15A é que no começo da carga, a bateria vai drenar mais corrente e a corrente não pode ultrapassar os 15A para uma bateria de 150Ah. Depois, a corrente vai baixando até que quando a bateria está carregada ela é de alguns miliamperes apenas.

Eu sei de qual artigo você tirou a tabela. Ela é confiável, e as condições para medição são de que a bateria esteja em repouso, ou seja, sem nada ligado a ela por pelo menos 2 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!