Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over com Cool 'n' Quiet pode prejudicar?


Resident

Posts recomendados

Depois de achar o limite máximo de meu over com uma certa estabilidade 2420mhz com vcore de 1.45v decidi colocar o Cool 'n' Quiet para funcionar para ver como é e fiquei satisfeito com o resultado.

instalei também o programa RMclock e configurei todos os FIDs e VIDs e o resultando foi

Usando a net, word o PC fica com 1070Mhz e com 1.1vcore.

Já usando programas mais pesados e jogos ou banks ele sober para 2420mhz e 1.45v. Na barra embaixo o programa monitora tudo e funciona perfeito sem nem notar os salto de clock o vcore.

Sei que é uma função para notes que já são implementadas no própio processador e que é muito boa mesmo, pois posso desfrutar do over e também não precisando possa desfrutar do consumo baixo, baixa temperatura.

Minha pergunta é justamente ai, pois as trocas são muito rápidas e o sobe e desce de clock não pode danificar o processador? pois as trocas são muitas e rápidas e são saltos de clock de 1.4ghz imediatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, partindo do mesmo ponto de vista de vocês, pergunto?

É prejudicial ao processador aumentar e diminuir sua carga constantemente?

Quando um processador está próximo dos 100% de uso (full), claro que sua demanda por energia aumenta vertiginosamente, assim como a temperatura. Quando seu uso está próximo de 0 (idle) a demanda por energia diminui e o calor produzido também.

Assim, quando o clock aumenta ou diminue, o consumo de energia também varia proporcionalmente, porém, dentro do previsto no projeto do processador. Como vantagem, o vcore reduzido dá uma grande aliviada na "máquina a vapor".

Não acredito que isso o prejudique (pelo menos além do desgaste normal que nem podemos calcular quanto é) pois essas situações acontecem o tempo todo.

Embora não percebemos isso, será que a subida de clock é mesmo repentina? Quem sabe não seja gradual, em alguns milisegundos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!