Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um par encoder/decoder MC145026 e MC145027. Mas não consegui os valores exatos dos resistores e capacitores.

Minha 1ª dúvida é: os capacitores são todos de cerâmica, poliester ou o que?

Quero que ele funcione na frequência de 1.71KHz, mas não achei os resistores de 50k, então coloquei 2 em paralelo de 100K, e também não acheio os de 200K, então usei 2 em série de 100K. Já os capacitores, comprei todos de cerâmica, com exceção do de 5100pF, que não achei deste valor, então comprei de poliester de 5,6nF (um que é um retângulo de plástico). E liguei como dizia no data sheet. Mas não funcionou, alguém tem algum projeto para testar ele mais simples, pois o do datasheet é meio grande pra teste e quais capacitores e resistores comerciais posso usar?

Ou quem tem os capacitores e resistores que o fabricante pede, pois compro já tudo certo?

Alguém que saiba usar ele e tem msn, skype ou algo do tipo pra mim poder trocar uma ideia?

Valeu pessoal.

Postado
Postado Originalmente por nico@08 de fevereiro de 2006, 15:08

assim

você falou que estava com problemas, mas pra mim a imagem apareceu, foi este ckt mesmo que montei, mas não funciona.

Tem algum substituto para o MC145026/27 mais fácil de usar? Quero usar junto com os módulos da telecontrolli rr3 e rt4. Valeu.

Postado

A questao não pode ser posta asssim

não adianta trocar decircuitos pois vai ter ou pode ter o mesmo problema

agora :

selecionou o adress e data correcto em ambos os circuidos ?

verificou se a saida correcta era activada no circuito receptor ?

tem sinais de saida no circuito emissor ?

verifique os valores de condensadores e resistencias pois quase de certeza o problema é de freqüências de emissao e rececçao.

note que e trocar os circuitos por outros vai ter o mesmo problema.

Postado
Postado Originalmente por nico@08 de fevereiro de 2006, 16:16

A questao não pode ser posta asssim

não adianta trocar decircuitos pois vai ter ou pode ter o mesmo problema

agora :

selecionou o adress e data correcto em ambos os circuidos ?

verificou se a saida correcta era activada no circuito receptor ?

tem sinais de saida no circuito emissor ?

verifique os valores de condensadores e resistencias pois quase de certeza o problema é de freqüências de emissao e rececçao.

note que e trocar os circuitos por outros vai ter o mesmo problema.

O problema acho que são os resistores e capacitores, pois como não achei os de 50K, usei 2 em paralelo de 100K, e no lugar dos de 200K, usei 2 em série, no lugar de um de 5100pF, usei em de 5,6nF, no lugar dos de 20nF, usei 22nF, pois não são valores comerciais os que pedem. você sabe aonde encontro os com valores corretos? Os resistores tem que ser de qual material? Pois no datasheet não diz, usei todos cerâmicos e o de 5,6nF de poliester e também já tentei com cerâmico. Se souber aonde encontro os corretos, me passe o site o email que encomendo.

Mas você já usou o MC 145026/27? Realmente funcionam bem se usar os valores pedidos?

Valeu.

Postado

repare bem que este circuito não tem condensadores de 5,10 nem de 20nf mas sim de 5,6 e 22nf , alem deste tem 100nf

as resistencias pode fazer como fez duas de 100k em serie para 200k

e deuas de 100k em paralelo para 50k , isto ten de funcionar , mas se desejar pode acrescentar 1k en serie, embora isto não adiante muito pois as resistencias std sao de 5% logo a variaçao sera maior.

se quer fazer isso e ter a certeza dos valores use um trimmer de 100k e auste para 51k com o multimetro

quanto aos condensadores use de poliester.

não se esqueça que o transmissor so faz a transmissao com o sinal de de TE a zero

e que em VT deve ter um led e resistencia para ver se transmitiu e recebeu .

e claro pode ver as saidas

verifique bem o circuito pois isso tem de funcionar

Postado

O led que ligo no VT ligo da seguinte maneira, pego o pino VT e ligo um resitor em série de 470 ohm e nele ligo o lado positivo do led e a perna do negativo, ligo no terra, está certo? O TE deixo desligado e ligo no terra pra levar a zero, é isto mesmo? O que acontece se ligar ele no positivo?

Com os valores que citei dos resistores e capacitores tinha de funcionar?

Mas já chequei tudo, desmontei, montei de novo, testei com multímetro, e tudo estava certo, inclusive os endereços.

Não sei mais o que fazer.

Outra coisa, posso testar o par do módulos rr3 e rt4 da telecontrolli injetando o sinal direto sem encoder/decoder? Somente ligando o positivo na entrada do transmissor e um led na saída do receptor?

Valeu, está me ajudando muito.

Postado
Postado Originalmente por Sky_Damage@09 de fevereiro de 2006, 16:30

O led que ligo no VT ligo da seguinte maneira, pego o pino VT e ligo um resitor em série de 470 ohm e nele ligo o lado positivo do led e a perna do negativo, ligo no terra, está certo? O TE deixo desligado e ligo no terra pra levar a zero, é isto mesmo? O que acontece se ligar ele no positivo?

--------------------------

a ligaçao de led ao vt  esta certa, mas pode ainda verificar com o multimetro se aparece ou não tensão nesse pino quaendo transmite.

note que a transmisao é muito rapida logo pode ter que manter o TE premido ou premir varias vezes seguidas para se aperceber que transmite, ou ainda medir as saidas do receptor.

note que se colocar no emissor tudo a zeros vai ter zeros no receptor e logo não concegue detectar

faça assim coloque primeiro em 0 faça TE e verifique nas saidas do receptor,

agora coloque os valoresde data a 1 faça TE e verifique se as saidas mudaram para 1

------------------------------

os valores que citei dos resistores e capacitores tinha de funcionar?

Mas já chequei tudo, desmontei, montei de novo, testei com multímetro, e tudo estava certo, inclusive os endereços.

use os valores do circuito de teste para verificar que esta a fazer tudo bem

depois se desejar pode usar outros

---------------------------------------

Não sei mais o que fazer.

Outra coisa, posso testar o par do módulos rr3 e rt4 da telecontrolli injetando o sinal direto sem encoder/decoder? Somente ligando o positivo na entrada do transmissor e um led na saída do receptor?

pode testar por exemplo ligando o power e na entrada do transmissor de RF colocar un sinal de audio por exemplo

no receptor devera ter o sinal de audio

atencao não use sinais de tensão elevada na entrada do transmissor de RF

-----------------------------------------

Valeu, está me ajudando muito.

Postado

Tente usar os valores de resistores e capacitores usados no exemplo das paginas 16 e 17 do datasheet, para 4KHz ou 9KHz, esses valores eu já usei e sei que funcionam. Mas tenha certeza também de estar com os pinos de datas setados iguais nos dois componentes (transmissor e receptor). Ligue direto o pino 15 do MC145026 no pino 9 do MC145027, para ter certeza da recepção do código.

Abraço

• 11 anos depois...
Postado

Não sei se após 10 anos você ainda tem o projeto. Mas se tiver, tá aí a resposta para seu dilema.

A futuras pesquisas, deixo a resposta para minha própria pergunta, e talvez a sua. 

1) verifique na sua montagem se todos os pontos estão conectados. Como no meu exemplo, meu protoboard tinha trilha com mal contato. Acerte-as.

2) no capacitor de poliéster de 5,6nF (receptor), substitua-o por um de cerâmica mesmo de 4,7nF com 10% de tolerância. (472K) 

espero ter ajudado. Abraços. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...