Ir ao conteúdo

Tutorial: Guia p/ Biosmod nas X800/850 (GT, GTO, GTO2, PRO)

Tyellbee

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por Tyellbee@27 de fevereiro de 2006, 21:11

Sem problemas... Bom, pra conseguir 16 pipelines você tem que comprar uma x800gto² com pcb vermelho, é a cor da placa, tem x800gto² vermelha, as normais, e azuis, que embora parece que também fazem mod pra 16 pipelines são x800xl e portanto são ruins de overclock.... **As vermelhas são garantidas que usam o mesmo núcelo das x850xt e memória 1.6ns o que significa ótimo overclock...**

(...)

qualquer coisa só pedir...

valeu depois q eu postei achei esse site:

link

você usa atiflash ele usa flashroom na ora de troca o bios

os dois dao certo né

**com um cooler zalman7000CU e possivel colocar o mesmo clock das x850xt ou mais??

em relaçao as placas

olhei uma dessas no ML é a propria

olhei uma na waz tambem acho q e a propria

olhei uma na umpoukodetudo LA A PLACA TINHA VIVO

li em algum lugar q não da pra faze o mod nas q tem VIVO, isso e vero???

valeu :palmas: :palmas: :palmas:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Fidel Castro@27 de fevereiro de 2006, 21:40

valeu depois q eu postei achei esse site:

link

você usa atiflash ele usa flashroom na ora de troca o bios

os dois dao certo né

**com um cooler zalman7000CU e possivel colocar o mesmo clock das x850xt ou mais??

em relaçao as placas

olhei uma dessas no ML é a propria

olhei uma na waz tambem acho q e a propria 

olhei uma na umpoukodetudo LA A PLACA TINHA VIVO

li em algum lugar q não da pra faze o mod nas q tem VIVO, isso e vero???

valeu :palmas:  :palmas:  :palmas:

Desculpa, está certo o link que você passou, é flashrom mesmo porque antes se usava o atiflash mas pras placas pci-e tem que ser o flashrom modificado, senão não funciona, já corrigi o que tinha te passado, foi mal...

A respeito de rodar como x850xt, eu rodo ela assim com cooler stock... Ela fica em torno de 40-45°C normalmente e em jogos em torno de 60-65°C, nos dias de mais calor que chega a 65 graus.... Mas claro, um cooler novo é sempre bom pois o stock não é bomo como uma arctic cooling ou um zalman... Mas overclock depende muito de placa por placa e da refrigeração do case e claro se tiver um cooler melhor na placa de vídeo ajuda... Já vi pessoas alcançando 600mhz no núcleo ou mais, mas também pessoas que só chegam a 500mhz, portanto é sorte...

Não tem isso de não da pra fazer mod nas VIVO, na verdade as VIVO já vem com 16 pipelines de fábrica, nem precisa de biosmod... EU pegaria uma VIVO pois ter entrada de video sempre é legal...

falou

• Membro VIP
Postado

Tyellbee, muito legal seu tutorial !

hoje testei o ATItool na minha vga e decepcionei um pouco..

Ela ta capada !! :cry:

É uma X850 pro.

A cpu operando a 475 MHz e a memo a 500.

Pus pra rodar o teste de até onde posso fazer over mas parei. estava em 570 na CPU e eu :priv: de medo.

Poxa, é muito mais, além disso deu pra ouvir o fan trabalhando beeeeeeeeem rápido e depois disso td desliguei o micro e o processador e a PV estavam quentes, masmo dando um tempo ligado pra esfriar.

To com duvidas:

Vale a pena fazer over ? Vou ganhar mais desempenho??

Da pra confiar no cooler? Ele cobre boa parte da placa, as memorias estão encostadas e tem Heatpipe, pelo menos diz que tem.

Não sei quais as temps maximas, alguem pode me dizer?

também não sei o "ns" da memoria, so vendo o que ta gravado nela certo?

Ainda não vi se da pra ativar os pipes, mas não sei se quero me arriscar..

E fazer over não vai diminuir a vida util dos componentes??

Bem, pelo menos cm ta ela ta mandando muito bem, so no NFSMW e BFvietnam que da uma apertada se aumentar a resolução.. mas da pra jogar numa boa com 1280x1024.

Obrigado ! :bye:

Postado
Postado Originalmente por Tyellbee@18 de fevereiro de 2006, 21:07

Recebi uma resposta e segundo ela até agora não se tem notícia de nenhuma x800gt da powercolor que não venha com núcleo r480, e quem respondeu é um dos usários que tem bastante credibilidade no forum....

O que eu faria é pegar a bios da Powercolor correspodente a minha placa, ou seja, com memória 2.0ns ou memória 1.6ns dependendo da placa e daria o flash com ela, e testaria antes e depois um programa de destes como 3dmark05, e compararia antes e depois a pontuação com a placa stock... Se houver ganho de performance, o que ue muito provavelmente vai ocorrer, então deu certo, se não houver, o que é difícil que ocorra, da flash com a bios original de novo...

Não faça o teste com overclocks pois os overclocks máximos podem inclusive diminuir com a nova bios, no intanto mesmo que isto aconteça a pontuação e a performance em jogos será melhor porque a placa fica mais rápida clock per clock... A temperaturo pode ter também um pequeno aumento, mas é esperado...

Abrass

como eu já disse eu tenho x800gt 256mb e 256 bits 472/x2 492 da power color memoria é da samsung 2.0.E pensei em fazer o que voce falou ,so que quando eu faço um overclock,jogando o Half-Life 2 Lost Coast o pc trava(so nesse jogo).To achando melhor nau arriscar.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@28 de fevereiro de 2006, 03:11

Tyellbee, muito legal seu tutorial !

hoje testei o ATItool na minha vga e decepcionei um pouco..

Ela ta capada !!  :cry:

É uma X850 pro.

A cpu operando a 475 MHz e a memo a 500.

Pus pra rodar o teste de até onde posso fazer over mas parei. estava em 570 na CPU e eu :priv:  de medo.

Poxa, é muito mais, além disso deu pra ouvir o fan trabalhando beeeeeeeeem rápido e depois disso td desliguei o micro e o processador e a PV estavam quentes, masmo dando um tempo ligado pra esfriar.

To com duvidas:

Vale a pena fazer over ? Vou ganhar mais desempenho??

Da pra confiar no cooler? Ele cobre boa parte da placa, as memorias estão encostadas e tem Heatpipe, pelo menos diz que tem.

Não sei quais as temps maximas, alguem pode me dizer?

também não sei o "ns" da memoria, so vendo o que ta gravado nela certo?

Ainda não vi se da pra ativar os pipes, mas não sei se quero me arriscar..

E fazer over não vai diminuir a vida util dos componentes??

Bem, pelo menos cm ta ela ta mandando muito bem, so no NFSMW e BFvietnam que da uma apertada se aumentar a resolução.. mas da pra jogar numa boa com 1280x1024.

Obrigado ! :bye:

O núcleo delas é muito bom de overclock mesmo, e chegar a 570 você pegou um núcleo bom... A minha só chega a 540 com o cooler stock... A memória da pra ter uma ideia pelo overclock que você conseguir, se chegar próximo de 600 ou passar disto é 1.6ns...

Use o Atitool pra controlar o cooler da placa, eu sempre faço isto pois daí se consegue manter a temperatura bem menor.... No Atitool da pra ver e da pra colocar pra ele mostrar lá no lugar do ícone do programa... Se precisar de ajuda pra configurar o Atitool só me adicionar no MSn que te dou uma ajuda, da pra ativar o overclock também só quando for jogar usando o Atitool, o que acho bem melhor...

E a respeito de mod pra 16 pipelines poste os fuses que da pra ver no Atitool, é só clicar em Settings segurando ao mesmo tempo o SHIFT, e daí poste o que diz nas ultimas quatro linhas que da pra saber se da pra fazer mod ou não...

• Membro VIP
Postado

Se eu tivesse uma placa como a X800GT tentaria o mod transformar ela em uma GTO, mas deve dar medo nos usuários que nunca modificaram BIOS em placas de vídeo, com razão devido o possível prejuízo que podem ter.

A propósito Tyellbee, você não colocou a famosa frase: "Faça por sua própria conta e risco" ou frase similar para se eximir da culpa em caso de erro no procedimento que invalide a placa. Até agora não invalidei nenhuma placa minha realizando flash no BIOS, sei que podemos dar um reflash através de uma PCI, mas não posso dizer com certeza que isso sempre vai acontecer, talvez numa dessas a "morte" da placa de vídeo seja irreversível.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Sombra_XXI@04 de março de 2006, 00:08

Se eu tivesse uma placa como a X800GT tentaria o mod transformar ela em uma GTO, mas deve dar medo nos usuários que nunca modificaram BIOS em placas de vídeo, com razão devido o possível prejuízo que podem ter.

A propósito Tyellbee, você não colocou a famosa frase: "Faça por sua própria conta e risco" ou frase similar para se eximir da culpa em caso de erro no procedimento que invalide a placa. Até agora não invalidei nenhuma placa minha realizando flash no BIOS, sei que podemos dar um reflash através de uma PCI, mas não posso dizer com certeza que isso sempre vai acontecer, talvez numa dessas a "morte" da placa de vídeo seja irreversível.

Valeu pela dica... Eu adicionei um aviso bem no começo do guia como sugerido.. Abrass

• Membro VIP
Postado

Esse ATI tool me passou um :priv: nervoso !!

No teste do max core chegou a 598 :ahh: aí o micro desligou.. me borrei todo !!

depois no teste de memo foi a 577 e apareceram umas falhas na tela, então ele foi baixando até dar boot nvamente.. medo 2

Bem, ai ta a imagem dos settings dela:

O cooler stock é como esse

gecube x800

E regulei a velocidade dele, achei muito baixa também.

Achei estranho que nas costas da placa tem uma baita chapa de cobre por causa das memos ali, ess chapa esta ligada ao cooler embaixo ou ela se resfria por cinta propria?

Tyellbee, muito obrigado mesmo !

To pensando em fazer um over pra 500 ou 520, deixar ela "stock".

Mas so no inverno ehehhehehe

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@05 de março de 2006, 17:47

Esse ATI tool me passou um  :priv:  nervoso !!

No teste do max core chegou a 598  :ahh:  aí o micro desligou.. me borrei todo !!

depois no teste de memo foi a 577 e apareceram umas falhas na tela, então ele foi baixando até dar boot nvamente.. medo 2

Bem, ai ta a imagem dos settings dela:

O cooler stock é como esse

gecube x800

E regulei a velocidade dele, achei muito baixa também.

Achei estranho que nas costas da placa tem uma baita chapa de cobre por causa das memos ali, ess chapa esta ligada ao cooler embaixo ou ela se resfria por cinta propria?

Tyellbee, muito obrigado mesmo !

To pensando em fazer um over pra 500 ou 520, deixar ela "stock".

Mas so no inverno ehehhehehe

Poh, ve deu sorte de ter um núcleo MUITO bom... :-BEER Não é qualque núcleo que chega perto de 600mhz, muito pelo contrario, é raro... Com certeza sua placa tem núcleo r480.... A minha o máximo que consegui rodar os 3dmark foi a 535mhz.... você deve conseguir rodar os testes lá pelos 570-580mhz... Da pra deixar a 540mhz que é o clock das x850xtpe.... Mas pelo seu overclock daria pra diexar até mais ainda... Mas pra ke mais, 540mhz ta mais que bom... A partir de 500mhz acho o ideal... Claro, seder pra ficar um pouco mais sempre é lucro... Mas você deu sorte, muito bom seu núcleo... E sua memória deve ser 1.6ns...

• Membro VIP
Postado

:bandeira: Tyellbee muito obrigado novamente !!!!!

Ultima vez.. :P

O cooler aguenta esse aumento de clock ?

nos testes ela chegou a 75° no heat-up.. não gosto de calor..

Tentei colocar ela em clock mais baixo (250 ambos) pra usar no dia-dia normal e deu pau, tem problema baixar os clocks?

E o scan for artifacts serve pra que?

Cara, pena não poder fazer biosmod..

Mas seu topico ajudou muito !!

:bandeira:

Sorte ter pessoas como você que ajudam clouros cm eu hehehehe :rolleyes:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@07 de março de 2006, 01:43

:bandeira:  Tyellbee muito obrigado novamente !!!!!

Ultima vez..  :P

O cooler aguenta esse aumento de clock ?

nos testes ela chegou a 75° no heat-up.. não gosto de calor..

Tentei colocar ela em clock mais baixo (250 ambos) pra usar no dia-dia normal e deu pau, tem problema baixar os clocks?

E o scan for artifacts serve pra que?

Cara, pena não poder fazer biosmod..

Mas seu topico ajudou muito !!

:bandeira:

Sorte ter pessoas como você que ajudam clouros cm eu hehehehe :rolleyes:

O cooler destas placas é bom mas com clocks mais altos tendem a ficar um pouco no limite, eu sempre tento deixar a temperatura das minhas placas abaixo de 70°C, de preferência abaixo de 65°C, tive até que melhorar a refrigeração do meu case para atingir esta meta com esta minha nova placa...

A placa aguenta mais que isto, até 90°C ela aguenta em teoria sem keimar, mas é óbvio que isto diminui a vida útil dela, eu já começo a me preocupar com temperaturas acima de 80°C, pra mim 75°C seria o limite aceitável...

Sempre tem a opção de trocar o cooler da placa por um melhor mas isto vai sair uns 150 reais por um zalman e uns 250 reais por um Arctic Cooling, este último seria a minha escolha mas colocar mais 250 reais na placa também é f***. To pensando em optar mesmo por um Zalman, mas minhas temperaturas estão boas, nunca passa de 65 graus nos dias mais kentes, isto rodando jogos claro, quando não estou jogando ela fica ao redor de 42-43°C...

Talvez o que eu acabe fazendo é só trocar a pasta térmica da placa, por enquanto, que as pastas usadas são de qualidade baixa e colocar uma melhorzinha já deve melhorar um pouckinho...

O scan artifacts é pra testar a placa pra ver se aparecem artefatos, são irregularidades nas imagens que geralmente aparecem quando a placa está com clocks acima do que ela aguenta, por isso durante o teste pra achar o máximo dos clocks no atitool demora um pouco pois ele vai testando até onde da pra ir sem ter artefatos... Quando ele acha artefatos vai diminuindo aos poucos o clock pra achar o limite da placa...

A respeito do biosmod, apesar de sua placa não aceitar com certeza com um bom overclock ela vai te dar um ótimo ganho de performance, ainda mais que você ta com um núcleo muito bom na sua placa... Deixar a placa com overclock somente se você conseguir deixar com temperaturas boas, arriscar overclock que já está usando a placa acima do que veio de fábrica ainda mais com temperaturas elevadas é pedir pra dar problemas...

Mesmo com temperaturas boas várias pessoas afirmarão que o overclock diminuirá a vida útil também, e como está rodando acima do que ela foi feita é provavel que sim, por isso não se deve "puxar" demais a placa a menos que você queira tirar tudo que puder com ela mas ao mesmo tempo souber que está arriscando perdê-la com o tempo...

Eu sempre deixo com um overclock seguro, o limite até agora da minha placa é de 535/585mhz rodando 3dmark (que aliás é o que eu recomendo pra testar estabilidade da placa, rodo os 3dmark01 e 3dmark05, o 01 também porque tem clocks que consigo rodar o 3dmark05 sem problemas e com o 01 trava, portanto ainda não está completamente estável)... Mas deixo ela como x850xt (520/540mhz), na memória ainda tenho espaço mas no núcleo pra mim com este cooler é o limite pois está 15 mhz abaixo do limite... Geralmente deixo 20mhz abaixo mas como queria colocar a bios da x850xt e não queria alterar os clocks da bios acabei colocando 520 mesmo... Na memória ainda tenho bastante espaço, embora prefira fazer mais overclock no núcleo que na memória, mas por enquanto ta bom assim e não preciso de mais overclock... Se precisar no futuro aumento a memória...

Postado

Acho que eu so vou fazer um mod desses quando eu tive desesperado ,se minha placa tive indo mau,mas por enquanto ta tudo certo.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por G-MAN@08 de março de 2006, 14:55

Acho que eu so vou fazer um mod desses quando eu tive desesperado ,se minha placa tive indo mau,mas por enquanto ta tudo certo.

É, não tem porque forçar uma placa que está atendendo suas necessidades e que recém foi comprada, portanto no caso de dar alguma coisa errada o prejuízo é maior, quando a placa já está com um bom tempo de uso é mais fácil arriscar pra prolongar um pouco a utilidade dela...

• Membro VIP
Postado

edu_angra

Ainda não destaquei por um motivo:

Até agora não vi ninguém aqui que tentou realmente fazer esse mod, os que aparecem estão com medo e vão deixar pra depois.

Vou deixar o tópico ficar um pouco mais velho e quando os donos dessas placas sentirem que elas estão "pedindo água" e se dispuserem a fazer a modificação, destacarei o tópico. Até porque não posso destacar algo que ninguém aqui procurou para realmente fazer uso prático do conteúdo, mas pode deixar que ele está na minha lista de destaques.

Tudo bem que lá já li sobre relatos de pessoas que tiveram sucesso fazendo o mod, mas deixe alguns daqui relatarem seus sucessos, daí sim o tópico será fixado.

Sem contar que mesmo lá, sendo um fórum internacional com gente que deve ter melhor poder aquisitivo que a maioria de nós, os membros ficam com medo de tentar e perguntam coisas a todo o momento para o autor, inclusive teve um que foi fazer a modificação e diminuiu o número de pipes de 8 para 4.

Por essas que é melhor ver o andar da carruagem por aqui, depois que tiver um certo número de membros do fórum com sucesso na modificação, fixarei o tópico, o Tyellbee deve entender minha posição.

• Membro VIP
Postado

Sim, claro que eu entendo... Além do que lá fora mesmo uma x800gto² não é tão cara pra eles.... Mas pra gente uma x800gt já é considerada uma placa carinha pra maioria das pessoas... Isso também diminui muito a chance que alguém aqui va tentar o mod na sua placa...

Postado

Pessoal, comprei uma Sapphire X800GTO2 (PCB AZUL), fiz o MOD 100%!!!

No começo pensei que não iria dar, mas depois que fiz, ela agora reconhece como sendo X850, 16 Pipes, 400/490(deixei dafault).

Fez praticamente a mesma pontuação citada em testes de outros site:

3DMark 03 -> 10.540 9 (SEM OVER) , apenas com 16 Pipes.

Tambem tenho uma Sapphire X800GTO 512MB, aquela que possui um cooler enorme, e ela faz 9340 pontos.

Fiquei muito contente com o MOD, a temperatura está praticamente a MESMA(44 IDLE) , pois os PIPES NÃO FORÇAM A PLACA, (pro pessoal que não sabe).

Qualquer duvida, podem perguntar.

[Editado pela Moderação - Motivo: anúncios]

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@22 de março de 2006, 17:26

Só pra ter certeza..

mas a minha não dá pra fazer mod certo?

Atitool x850pro

Mod pra 16pp não... Mas em overclock com certeza sua placa deve se sair muito bem, não? Algumas x850pro vem com memória 1.6ns... E no núcleo elas geralmente dão um bom overclok...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por SS.ITA@18 de março de 2006, 17:45

Pessoal, comprei uma Sapphire X800GTO2 (PCB AZUL), fiz o MOD 100%!!!

No começo pensei que não iria dar, mas depois que fiz, ela agora reconhece como sendo X850, 16 Pipes, 400/490(deixei dafault).

Fez praticamente a mesma pontuação citada em testes de outros site:

3DMark 03 -> 10.540 9  (SEM OVER) , apenas com 16 Pipes.

Tambem tenho uma Sapphire X800GTO 512MB, aquela que possui um cooler enorme, e ela faz 9340 pontos.

Fiquei muito contente com o MOD, a temperatura está praticamente a MESMA(44 IDLE) , pois os PIPES NÃO FORÇAM A PLACA, (pro pessoal que não sabe).

Qualquer duvida, podem perguntar.

[Editado pela Moderação - Motivo: anúncios]

Legal... Tenho um amigo que também comprou ela e é uma ótima placa... também vem com memórias 1.6ns o que permite um ótimo overclock...

• Membro VIP
Postado

Tyellbee, eu de novo ehehhe :-BEER

Qual a temperatura que as memórias podem atingir numa boa ?

Vou testar over mesmo em pouco tempo, aproveitando que o tempo vai começar a esfriar, vou melhorar a refrigeração do gabinete, a 1ª bateria de provas acaba segunda e to de forga do estagio hehehehe :palmas:

Esses 4 chips danados nas costas da placa esquentam barbaridade !

O ATItool indica uns 56º quando to jogando..

To até pensando em por um cooler pequeno ali na chapa pra melhorar esses valores..

Obrigado ! :bandeira:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@30 de março de 2006, 01:23

Tyellbee, eu de novo ehehhe  :-BEER

Qual a temperatura que as memórias podem atingir numa boa ?

Vou testar over mesmo em pouco tempo, aproveitando que o tempo vai começar a esfriar, vou melhorar a refrigeração do gabinete, a 1ª bateria de provas acaba segunda e to de forga do estagio hehehehe  :palmas:

Esses 4 chips danados nas costas da placa esquentam barbaridade !

O ATItool indica uns 56º quando to jogando..

To até pensando em por um cooler pequeno ali na chapa pra melhorar esses valores..

Obrigado ! :bandeira:

A temperatura que ele reporta no Atitool é a do núcleo da placa.... As memórias não são medidas as temperaturas... Mas voltando ao assunto temperatura, até uns 65 graus tá bom quando está jogando, até 70 é aceitavel na minha opinião, só que já começo daí pra cima a pensar em melhorar a refrigeração do case ou da placa, mudando o cooler, trocando a pasta térmica, etc....

Sua ideia de colocar um fan auxiliar vale a pena testar se você acha que aquela parte da placa fica muito kente... Mas a sua temperatura ta muito boa, 56 em full, ou seja, jogando, é um ótimo resultado...

Tem placas hoje em dia que chegam até 85-90 graus em full, embora as placas de vídeo possam aguentar muito mais que um processador, portanto aguentam temperaturas bem acima das que um processador aguentaria sem queimar, só que trabalhar com temperaturas altas como 85-90 graus pode levar a uma vida util mais curta da placa... Portanto, mantendo abaixo de 70 graus, ideal até 65 graus, ta na boa...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...