Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Guia p/ Biosmod nas X800/850 (GT, GTO, GTO2, PRO)


Tyellbee

Posts recomendados

Fala Tyellbee , beleza?

EU comprei uma x800gto2 da sapphire (azul) , o vendedor já ativou os 16 pipelines para mim. Só que eu não sei o que ele fez que agora os programas a reconhecem como uma x850pro , ele deve ter tascado uma bios de x850pro com os clocks modificados , mas então justamente por isso eu não sei qual é o núcleo dela nem o tipo de memória . No overclock que eu fiz nela com o ati tray tools os clocks máximos que consegui foram 430/540 MHz , um pouco menor daquilo que eu esperava... Bom , pelos clocks máximos a minha placa deve ter núcleo R430 e memória 2.0ns , não é isso? você sabe se eu alterar a tensão do slot PCI-Express se eu consigo um overclock ainda maior nela??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala Tyellbee , beleza?

EU comprei uma x800gto2 da sapphire (azul) , o vendedor já ativou os 16 pipelines para mim. Só que eu não sei o que ele fez que agora os programas a reconhecem como uma x850pro , ele deve ter tascado uma bios de x850pro com os clocks modificados , mas então justamente por isso eu não sei qual é o núcleo dela nem o tipo de memória . No overclock que eu fiz nela com o ati tray tools os clocks máximos que consegui foram 430/540 MHz , um pouco menor daquilo que eu esperava... Bom , pelos clocks máximos a minha placa deve ter núcleo R430 e memória 2.0ns , não é isso? você sabe se eu alterar a tensão do slot PCI-Express se eu consigo um overclock ainda maior nela??

Bom, a respeito de ela ser reconhecida como x850pro ele deve ter usado uma bios pras x800gto2 vermelhas, que usam núcleo r480 como as x850.... Só que pelo seu overclock no núcleo certo que ela é r430...

Sobre o overclock, as x800gto2 azuis em geral usam núcleo r430 e memórias 1.6ns, portanto acho que você deveria conseguir um pouco mais na memória.... Mas vai saber se diminuiram as especificações da memória também né... O núcleo com certeza é r430....

Mexer na tensão do slot pci-express é arriscado e não deve afetar no overclock... O que poderia aumentar é mexer nas voltagems do núcleo e memória, mas isto só por hardmod e não recomendo pois você pode acabar keimando a placa....

O que você pode ver é como está a temperatura da sua placa e a refrigeração do seu case pois isto afeta o overclock, se ela estiver chegando a temperaturas muito altas nos testes de overclock isto limitará também ele.... Até quanto chega a temperatura dela nos teus testes de overclock?

também tenho a X800 GTO AGP 256MB da powercolor, e o atitool diz que o ultimo quad está desativado por laser. Posso ativa-lo com hard mod? O ati tool mostra que o núcleo é r430, e acho que é mesmo, porque o over não passa de 450 mhz.

Valeu a ajuda :palmas:

Opa, beleza? hardmod pelo que eu saiba somente nas r420 com o lasercut na posição indicada no guia, portanto hardmod pras r430 não tem não....

E pelo seu overclock é r430 mesmo....

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo...

Tenho uma x800GTO da PowerColor (é vermelha)... e no everest, ele identifica o núcleo como R423 X800Pro!!

Existe x800GTO com esse núcleo ou me sacanearam??? Como confirmar??

Poderia ser uma X800Pro com biosmod?? porque os clocks batem com a GTO, e os pipes também!!!

tá aí um SS do atitools!!!!

Abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tipo...

Tenho uma x800GTO da PowerColor (é vermelha)... e no everest, ele identifica o núcleo como R423 X800Pro!!

Existe x800GTO com esse núcleo ou me sacanearam??? Como confirmar??

Poderia ser uma X800Pro com biosmod?? porque os clocks batem com a GTO, e os pipes também!!!

tá aí um SS do atitools!!!!

Abs!!

Sim, x800gto pode usar qualquer núcleo de x800/850, portanto pode ser r423 sim.... Muito provavelmente era uma x800pro relançada pela Powercolor como x800gto, como uma x800gto agp por exemplo que são na verdade x800xl... Como sobra bastante placas de algumas séries eles relançam com outro nome, mas pode ficar tranquilo que é x800gto mesmo... Mas pra confirmar mesmo o núcleo que ela usa só tirando o cooler e vendo diretamente o núcleo....

Falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra minha infelicidade... no GPu tá X800 PRO...

Ou seja... comprei "gato por lebre"!!!

já reclamei com o cara que comprei... ou ele vai trocar ou me paga diferença.. porque ela é pior e mais barata...

Isso não é necessariamente algo ruim... Pelo contrário.... O núcleo das x800pro (que é também o das x800xt e xtpe) é o segundo melhor em overclock, só perde para o das x850....

Uma x800gto pode vir com núcleo de x800pro e ser uma x800gto, pois as x800gto foram lançadas extamente para usar os núcleos das x800xl (r430), x800pro/xt/xtpe (r420/423) e x850pro/xt/xtpe (r480)...

Além do que o clock padrão no núcleo das x800pro é 475mhz, o que deve significar que você pode conseguir um bom overclock com ela, a maioria das x800pro roda como x800xt (500mhz) ou x800xtpe (520mhz) sem problemas, portanto é possível que você chegue e passe de 500mhz no núcleo....

Por outro lado pegando outra x800gto você corre o "risco" de pegar uma com núcleo r430, que na maioria dos casos não passa de 450mhz com overclock...

Eu testaria a placa antes de trocar porque acredito que você pode conseguir um bom overclock com ela... Mas claro, se prefere trocar é melhor trocar mesmo, mas o núcleo que você pegou é um núcleo bom, só perde para as x850 em overclock...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

beleza...

ou testar um over nela...

N tem prob se eu colocar logo uns 475 MHz não né... já que ela deveria fazer isso?!?!?!?

Vai aumentando aos poucos, mas acho que ela deve aguentar sim 475mhz e até mais, mas só testando para saber, mas o núcleo destas placas tende a ser bom pra overclock...

você pode testar com o atitool ou ati tray tools, pode deixar eles acharem o máximo automaticamente ou então você vai aumentando manulmente e testando em busca de artefatos que ambos programas tem este recurso...

Sempre é bom para testar se o overclock ta estavel deixar ele procurando por artefatos por uns 10 mins e também rodar benchmarks como os 3dmark e claro, jogar jogos...

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

olá Galera... é o seguinte...

eu tenho a x800gt da powercolor PCI-E

ela tem núcleo R480 (já cheguei no clock de 540)

e tem memorias de 2.0 da Samsung

mas eu analasei q nom tem como aumentar os pipes...

bom... estou querendo fazer esse flash rom...

tipo... é só seguir a explicação do começo???

devo utilizar essa bios???

Powercolor[1].X800GT_R480_16P.256.Samsung20_050726 (Aquela que é a segunda revisão)

é esse o programa para flash bios???

flashrom16p (baixei conforme o tuto fala)

e será q fazendo um boot do windows ME ou do win98???? qual é o mais adequado???

valeu pessoal

espero poder fazer esse mod e reportar aqui hehehe

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá Galera... é o seguinte...

eu tenho a x800gt da powercolor PCI-E

ela tem núcleo R480 (já cheguei no clock de 540)

e tem memorias de 2.0 da Samsung

mas eu analasei q nom tem como aumentar os pipes...

bom... estou querendo fazer esse flash rom...

tipo... é só seguir a explicação do começo???

devo utilizar essa bios???

Powercolor[1].X800GT_R480_16P.256.Samsung20_050726 (Aquela que é a segunda revisão)

é esse o programa para flash bios???

flashrom16p (baixei conforme o tuto fala)

e será q fazendo um boot do windows ME ou do win98???? qual é o mais adequado???

valeu pessoal

espero poder fazer esse mod e reportar aqui hehehe

um abraço

Opa, beleza Octan?

Sim, pelo que você fala da sua placa esta é a bios que você tem que usar... O programa também é o que você citou....

Bom, como mostro no guia a melhor forma é fazer um disco de incialização do ms-dos (disco de boot) e colocar os arquivos para o mod dentro dele... Lembre sempre de antes de fazer o mod dar o comando para salvar a bios original....

Já conversei com pessoas que fizeram o mod e realmente aumenta a performance... você pode ver também neste teste como tem um aumento significativo só da placa reconhecer o núcleo r480 (Link)... É o mesmo teste que tem a tabela de ganhos no guia....

E depois de feito o mod reporta pra gente os resultados, ainda ninguém fez isso....

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... acabei de fazer a bios mod e alguns testes na minha placa, vou postar os resultados.

Segue a configuração do meu computador:

- Processador Axp 2800+

- placa-mãe Asus A7N8X-E Deluxe

- Placa de video Asus x800pro AGP 256/256

- 1,5 giga de memoria DDR Kingston

- Fonte Thermaltake Butterfly 480w

- etc... :D

Foto da minha placa de video:

Fotos da ATITOOLS antes e depois da biosmod:

Fiz alguns teste com os seguintes benchmarks:

- 3dmark2000

- 3dmark2001

- 3dmark03

- 3dmark05

obs.: Não fiz o teste com o 3dmark06 porque creio eu que ele seja mais para placas TOP do momento e também era muito grande pra baixar <_<

Segue os resultados dos testes

3dmark2000:

(Antes/Depois)

3dmark2001:

(Antes/Depois)

3dmark03:

(Antes/Depois)

3dmark05:

(Antes/Depois)

Não entedi porque houve uma perda de desempenho no teste 3dmark2000 :huh: , se alguem puder me explicar eu agradeço.

Queria saber a opinião de vocês quanto ao ganho de performace da minha placa, pois não achei que foi grande coisa :huh:

Queria agradecer ao Tyellbee que me forneceu as informações e arquivos necessarios para fazer a biosmod. :palmas:

t++

abraços

:bye:

post-90894-13884928361699_thumb.jpg

post-90894-13884928362076_thumb.jpg

post-90894-1388492836221_thumb.jpg

post-90894-13884928362365_thumb.jpg

post-90894-13884928362516_thumb.jpg

post-90894-13884928362661_thumb.jpg

post-90894-13884928362816_thumb.jpg

post-90894-13884928363031_thumb.jpg

post-90894-13884928363496_thumb.jpg

post-90894-13884928363679_thumb.jpg

post-90894-13884928363975_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... acabei de fazer a bios mod e alguns testes na minha placa, vou postar os resultados.

Segue a configuração do meu computador:

- Processador Axp 2800+

- placa-mãe Asus A7N8X-E Deluxe

- Placa de video Asus x800pro AGP 256/256

- 1,5 giga de memoria DDR Kingston

- Fonte Thermaltake Butterfly 480w

- etc... :D

Foto da minha placa de video:

Fotos da ATITOOLS antes e depois da biosmod:

Fiz alguns teste com os seguintes benchmarks:

- 3dmark2000

- 3dmark2001

- 3dmark03

- 3dmark05

obs.: Não fiz o teste com o 3dmark06 porque creio eu que ele seja mais para placas TOP do momento e também era muito grande pra baixar <_<

Segue os resultados dos testes

3dmark2000:

(Antes/Depois)

3dmark2001:

(Antes/Depois)

3dmark03:

(Antes/Depois)

3dmark05:

(Antes/Depois)

Não entedi porque houve uma perda de desempenho no teste 3dmark2000 :huh: , se alguem puder me explicar eu agradeço.

Queria saber a opinião de vocês quanto ao ganho de performace da minha placa, pois não achei que foi grande coisa :huh:

Queria agradecer ao Tyellbee que me forneceu as informações e arquivos necessarios para fazer a biosmod. :palmas:

t++

abraços

:bye:

Caramba amigo...

realmente foi muito bom os resultados...

ontem a noite eu fiz o biosmod com minha x800gt... coloquei a bios de uma gto2 igual nosso Tyellbee falou e percebi q fico mais rapida... mas eu ainda não tive tempo de refazer os testes para ver o quanto melhorou... mas só pelo bf2142 já percebi a diferença... fico muito melhor

acredito q o 3d mark 2000 teve desempenho menor porque é para games antigos, e os drivers e placas de hoje são emulados para obter melhor resultado nos games mais atuais.

cara... isso aí.. acredito q o seu mod foi muito bom...

agora preciso fazer os meus hehehe

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Bom... acabei de fazer a bios mod e alguns testes na minha placa, vou postar os resultados.

Segue a configuração do meu computador:

- Processador Axp 2800+

- placa-mãe Asus A7N8X-E Deluxe

- Placa de video Asus x800pro AGP 256/256

- 1,5 giga de memoria DDR Kingston

- Fonte Thermaltake Butterfly 480w

- etc... :D

Foto da minha placa de video:

Fotos da ATITOOLS antes e depois da biosmod:

Fiz alguns teste com os seguintes benchmarks:

- 3dmark2000

- 3dmark2001

- 3dmark03

- 3dmark05

obs.: Não fiz o teste com o 3dmark06 porque creio eu que ele seja mais para placas TOP do momento e também era muito grande pra baixar <_<

Segue os resultados dos testes

3dmark2000:

(Antes/Depois)

3dmark2001:

(Antes/Depois)

3dmark03:

(Antes/Depois)

3dmark05:

(Antes/Depois)

Não entedi porque houve uma perda de desempenho no teste 3dmark2000 :huh: , se alguem puder me explicar eu agradeço.

Queria saber a opinião de vocês quanto ao ganho de performace da minha placa, pois não achei que foi grande coisa :huh:

Queria agradecer ao Tyellbee que me forneceu as informações e arquivos necessarios para fazer a biosmod. :palmas:

t++

abraços

:bye:

Muito bom resultado!!! :-BEER

quanto à pontuação no 2000 nem te estressa porque ele é antigo.... O principal é os 03 e 05..... Nestes sim que da pra avaliar ganhos significativos... E pelos teus testes o resultado foin bom mesmo...

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está para chegar essa placa para mim

X800Pro BBA

ATIX800PRORadeon.jpg

só olhando você saberia se esse modelo tem condições de ativar os pipes?

obrigado

já tenho o ATI TOOLS, estou usando minha 9800pro q deu problema ao trocar o cooler, começou a aparecer umas anomalias devo ter danificado alguma trilha perto do calço do cooler e ao trolar apenas limpei a a pasta termina e coloquei uma fina camada nova e recoloquei o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Está para chegar essa placa para mim

X800Pro BBA

ATIX800PRORadeon.jpg

só olhando você saberia se esse modelo tem condições de ativar os pipes?

obrigado

já tenho o ATI TOOLS, estou usando minha 9800pro q deu problema ao trocar o cooler, começou a aparecer umas anomalias devo ter danificado alguma trilha perto do calço do cooler e ao trolar apenas limpei a a pasta termina e coloquei uma fina camada nova e recoloquei o cooler.

Relamente para saber somente com a placa, é preciso ver os fuses da placa para ver se da para abrir mais mais com softmod... quanto você receber ela poseta aqui que te dou uma mao...

Abrass

opa galera so novo aqui no forun e gostaria de saber se daria pra ativar os pipes dessa placa sem bios mod? por hardmod!!!

estão aqui as fotos

essa minha placa é identica a x800xl da power color mesmo cooler e tudo!!

Primeiro você teria que postar os fuses da sua placa, olhe na primeira pagina do tópico logo no começo mostra as informações que preciso saber, para ver se tem possibilidade de sofmod... Só então daí teria que pensar em hardmod, mas aqui no forum nunca vi nenhum relato de sucesso, e o hardmod só é possível em teoria nas placas que tem o corte a laser como mostrado na primeira página do tópico, qualquer outro lugar não é possível... Da uma olhada nos teus fuses primeiro e posta eles aqui...

Abrass

TÓPICO DESTACADO!

Como alguns membros relataram ter efetuado com sucesso o mod, este tópico foi colocado em destaque na seção.

Valeu por fixar o tópico... Relamente com as x800/850 se tornando placas mais acessíveis o pessoal começou a comprar mais e tb tentar ver pelos fuses se é possível o softmod, e vários já conseguiram abrir os pipelines de suas placas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER:P:D:bandeira: :palmas:

Obaaaaa a minha vai dar pra fazer... vou ler direitinho o procedimente depois q eu testar os jogos com ela normal eu faço...

será q para fazer o mod para xt ela vai esquentar muito ou n vai mudar tanto?

DIE_FUSES 0xFFF7FFFF

SUBSTRATE_FUSES 0xFFFFFF9F

ROM_FUSES 0x1021

Tyellbee entra no msn quando der!

abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

:-BEER:P:D:bandeira: :palmas:

Obaaaaa a minha vai dar pra fazer... vou ler direitinho o procedimente depois q eu testar os jogos com ela normal eu faço...

será q para fazer o mod para xt ela vai esquentar muito ou n vai mudar tanto?

DIE_FUSES 0xFFF7FFFF

SUBSTRATE_FUSES 0xFFFFFF9F

ROM_FUSES 0x1021

Tyellbee entra no msn quando der!

abração.

Sim, pelos fuses da sua placa da pra fazer o mod, e tem um programa que faz isso, vou te mandar ele.... A sua placa tem os mesmo fuses do Teiji... O procedimento é fácil, você escolhe para dar flash com bios de x800xt, daí testa para ver se ela aguenta overclock para x800xtpe, se aguentar, pode escolher dar o flash para x800xtpe... bom, sobre a temperatura, aumenta um pouco mas isso você vai ver fazendo o mod, só mesmo testando, mas o cooler em geral aguenta bem.... Testa e depois daí posta teus resultados...

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

opa galera, não sei se fiz bem, mas pedi po meu fornecedor trocar a minha placa de video, porque no everest estava dizendo q era uma x800pro, ai peguei uma q ta aparecendo certinho!!, ta ai a foto do atitools

ve se da pra fazer o mod dela!!!

Opa, beleza? Bom, pelos fuses desta placa parece que os pipes estão desativados permanentemente.... então softmod nela não vai adiantar... Mas claro, estas placas em geral sao boas de overclock, portanto sempre tem esta opção...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, mais um mod bem sucedido graças ao nosso amigo que me enviou os arquivos certos e deu todas as dicas para o procedimento do mesmo.

Me enviou um arquivo q você grava direto ao cd q dá o boot sozinho e você escolhe qual mod quer colocar X800pro 16 pipes, x800xt ou xtpe etc...

assim q você escolhe n demora 2 segundos e já está pronto!

Realmente está de parabéns pelo tópico, e muito Obrigado.

Ah já ia esquecendo, é uma grande diferença viu o Mod. e olha q passei a minha pra XT 500/500 mais diminui para 486/480 . Frescura minha pois a 500/500 ela estava funcionando normalmente a uma temperatura de 42 normal e 60 em jogos!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, mais um mod bem sucedido graças ao nosso amigo que me enviou os arquivos certos e deu todas as dicas para o procedimento do mesmo.

Me enviou um arquivo q você grava direto ao cd q dá o boot sozinho e você escolhe qual mod quer colocar X800pro 16 pipes, x800xt ou xtpe etc...

assim q você escolhe n demora 2 segundos e já está pronto!

Realmente está de parabéns pelo tópico, e muito Obrigado.

Ah já ia esquecendo, é uma grande diferença viu o Mod. e olha q passei a minha pra XT 500/500 mais diminui para 486/480 . Frescura minha pois a 500/500 ela estava funcionando normalmente a uma temperatura de 42 normal e 60 em jogos!

Abraço a todos!

Mais um relato de sucesso, muito bom.... Parabéns pela placa.... Muito bom poder tirar mais uns pippelines dela e terminar com um produto com desempenho superior do que você adquiriu.... valeu por ler o tópico e tentar o mod....

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!