Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Guia p/ Biosmod nas X800/850 (GT, GTO, GTO2, PRO)


Tyellbee

Posts recomendados

  • Membro VIP
Olá

Em primeiro lugar, excelente tópico. Parabéns.

Estou comprando uma X800 GT Powercolor Extreme, que segundo o vendedor me informou, vem com o R480 e memórias 1,6ns. Minha dúvida é: qual biosmod devo utilizar? Aquele da EVO, para as memos de 1,6 ns?

um abraço e obrigado

Opa, beleza? Bom, se ela vier mesmo com núcleo r480 e memória 1.6ns mas vier com bios que não mostre o núcleo r480 (portanto bios pra outro núcleo) daí sim você pode fazer o mod pra reconhecer e tirar melhor proveito deste núcleo.... você deverá usar uma bios então para placa com memória 1.6ns mas terá que saber se é memória Samsung ou Infinieon, e daí sim poderá usar a bios indicada pra placa...

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, beleza? Bom, se ela vier mesmo com núcleo r480 e memória 1.6ns mas vier com bios que não mostre o núcleo r480 (portanto bios pra outro núcleo) daí sim você pode fazer o mod pra reconhecer e tirar melhor proveito deste núcleo.... você deverá usar uma bios então para placa com memória 1.6ns mas terá que saber se é memória Samsung ou Infinieon, e daí sim poderá usar a bios indicada pra placa...

Abrass

Tyellbee

A memória é samsung.

Relatório do Everest:

Propriedades do processador gráfico:

Adaptador gráfico ATI Radeon X850 Pro (R480)

Número de código R480

Dispositivos PCI 1002 / 5D4F

Transístores 160 milhão(ões)

Tecnologia utilizada 0.13u

Tipo de Bus PCI Express x16 @ x16

Tamanho da memória 256 MB

Velocidade do clock 506 MHz (original: 507 MHz)

Clock RAMDAC 400 MHz

Pixel Pipelines 8

TMU por Pipeline 1

Vertex Shaders 6 (v2.0)

Pixel Shaders 1 (v2.0)

Suporte de Hardware para o DirectX

Tipo de Bus GDDR3

Largura de bus 256 bits

Clock real 520 MHz (DDR) (original: 520 MHz)

Clock efetivo 1040 MHz

Banda 32.5 Gb/s

Temporização de Memória:

CAS Latency (CL) 7T

RAS To CAS Delay (tRCD) 7T

RAS Precharge (tRP) 5T

RAS Active Time (tRAS) 14T

Row Refresh Cycle Time (tRFC) 27T

RAS To RAS Delay (tRRD) 5T

Write Recovery Time (tWR) 7T

Daí se pode concluir que o bios já é para o R480, não é isso?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tyellbee

A memória é samsung.

Relatório do Everest:

Propriedades do processador gráfico:

Adaptador gráfico ATI Radeon X850 Pro (R480)

Número de código R480

Dispositivos PCI 1002 / 5D4F

Transístores 160 milhão(ões)

Tecnologia utilizada 0.13u

Tipo de Bus PCI Express x16 @ x16

Tamanho da memória 256 MB

Velocidade do clock 506 MHz (original: 507 MHz)

Clock RAMDAC 400 MHz

Pixel Pipelines 8

TMU por Pipeline 1

Vertex Shaders 6 (v2.0)

Pixel Shaders 1 (v2.0)

Suporte de Hardware para o DirectX

Tipo de Bus GDDR3

Largura de bus 256 bits

Clock real 520 MHz (DDR) (original: 520 MHz)

Clock efetivo 1040 MHz

Banda 32.5 Gb/s

Temporização de Memória:

CAS Latency (CL) 7T

RAS To CAS Delay (tRCD) 7T

RAS Precharge (tRP) 5T

RAS Active Time (tRAS) 14T

Row Refresh Cycle Time (tRFC) 27T

RAS To RAS Delay (tRRD) 5T

Write Recovery Time (tWR) 7T

Daí se pode concluir que o bios já é para o R480, não é isso?

valeu

Sim, se o Everest reconhece como R480 então a bios já é para R480 mesmo...

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Fala Tyellbee , tudo bem?

Muito bom o tutorial!!

Cara eu tenho uma radeon x800 pro BBA igual do nosso amigo " FN=BoM-BaD" da pagina 12.. queria usar o esquema que você passou da bios, pois a minha placa é exatamente o caso 1 do pdf.

só que nao estou conseguindo gravar a iso.. da erro como se nao tivesse nada dentro dela ;(

Pode me enviar os arquivos para eu dar um boot aqui ;)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala Tyellbee , tudo bem?

Muito bom o tutorial!!

Cara eu tenho uma Radeon x800 pro BBA igual do nosso amigo " FN=BoM-BaD" da pagina 12.. queria usar o esquema que você passou da bios, pois a minha placa é exatamente o caso 1 do pdf.

só que nao estou conseguindo gravar a iso.. da erro como se nao tivesse nada dentro dela ;(

Pode me enviar os arquivos para eu dar um boot aqui ;)

Obrigado

Mandei de novo os arquivos por email, espero que consiga desta vez, mas o CD pode mesmo parecer vazio, mas dando o boot com ele deve aparecer o menu pra dar o flash na placa...

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

E aí TyellBee, beleza cara?

Bom, meu problema é o seguinte: minha placa de vídeo é uma Powercolor X800 GT de 256 MB PCI-E (como você já deve ter visto na assinatura, hehehe) e eu queria fazer um biosmod nela para ser reconhecido o núcleo certo (R480), pois já tirei o cooler e vi que é esse, mas não acho a bios correta!

Digo isso porque sei que a bios tem que casar com a memória da placa e a que está na minha é da Hynix e a numeração dos chips é esta: HY5RS573225

Não entendo muito mas creio que essa memória seja de 2.5 ns e não achei nenhuma bios que sirva para essas memórias. Eu achei uma com este nome: Powercolor.X800GT_R480_16P.256.Hynix20_050726.zip mas parece ser para memórias de 2.0 ns.

Então eu te pergunto: posso usar esta bios na minha placa? Se não puder, o que devo fazer?

Eu gostaria que você me tirasse mais uma dúvida: logo depois que montei meu PC (+/- um ano) eu fiz um over nessa placa com o ATITool mas o desempenho parece que piorou, então eu deixei ela normal mesmo, mas depois disso eu notei que a placa sempre emite um ruído que parece areia grossa caindo (ele aumenta quando fica aparecendo aquele cubo girando no ATITool ou quando aparecem imagens 3D). Eu não sei se ela já fazia esse ruído antes ou se ele apareceu depois do over, mas a placa nunca apresentou problemas! Não é a ventoinha do cooler pois já parei ela com o dedo por um momento (bem rápido é claro) e o ruído continuou. É normal esse ruído e de onde será que ele vem (sei que é da placa de vídeo)? Será que pode ter sido por causa do over que eu fiz?

Desde já, fico muito agradecido e desculpe pelo tamanho do post

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Bom amigo, não sei lhe responder sobre a questão "ruído" da sua placa, mas também acontece na minha placa mãe (AsRock P4VM890). Tenho certeza que não é do hd, ventoinhas etc, pois até quando mexo o ponteiro do mouse um ruído semelhante à aqueles sons digitais de comercial... neste caso ilustro como uma areia fina com um som muito simbilante, mas de diferentes freqüências, principalmente quando está processando algo pesado. Tenho pesquisado a razão disso na internet mas ainda não achei nada importante. Seria um som irradiado pelo dissipador do processador ou do chipset. Espero não esteja falando besteira... gosto muito de eletrônica mas nunca vi nada sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Tô querendo fazer biosmod na minha x800gt já que ela vem com a bios errada!

mas ainda tenho umas duvidas.

como faço pra descobrir as informaçoes da memoria só sei que elas são da Hynix

a minha placa de video é uma powercolor X800GT vermelha e com cooler vermelho também 256mb 256 bits

e qual bios devo utilizar para esse modelo de placa ?

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo coelho

A minha placa deve ser igual a sua pois o modelo é o mesmo e também tem memórias da Hynix. O GPU da minha é o R480 (precisei tirar o cooler pra ter certeza). Nesse caso, eu fiz um biosmod nela e usei essa bios:

http://forums.techpowerup.com/attachment.php?attachmentid=2147&d=1144006695

Confesso que fiquei com medo, pois como você pode ver pelos meus posts anteriores, eu perguntei aqui no fórum se essa bios serviria mas ngm respondeu! Então resolvi arriscar e deu certo. A placa funciona que é uma beleza e eu consegui até um pouco mais que 100 pontos no 3DMark2005! A única coisa é que agora ela é reconhecida como X800GTO em programas como o Everest, mas agora com o núcleo certo (R480), mas isso não causa problema nenhum.

Comigo deu certo, mas se você quiser tentar, será por sua conta e risco!!!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tô querendo fazer biosmod na minha x800gt já que ela vem com a bios errada!

mas ainda tenho umas duvidas.

como faço pra descobrir as informaçoes da memoria só sei que elas são da Hynix

a minha placa de video é uma powercolor X800GT vermelha e com cooler vermelho também 256mb 256 bits

e qual bios devo utilizar para esse modelo de placa ?

obrigado!

E aí coelho, postando todas as informações que você lê no chip de memória, todos os códigos, da pra saber que teipo de memória é...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa

Hynix KOR

FP-2 HY5RS573225

535-A

V7DF0725KE

Não tenho certeza, mas parece ser 2.5ns certo ou errado ?

onde encontro uma bios para essa placa de video?

estou tentando fazer o boot por um pendrive já testei 3 drivers de disquete e nenhum funciona ^^

abraço!:D

A sua memória é 2.0ns, e como o AleASE lembrou você chegou a retirar o cooler para verificar mesmo que o núcleo está informado errado, pois os programas como Atitool, Ati Tray Tools, etc só lêem o que tem na bios, se você retirou e viu que realmente é R480 e não é o que informa a bios então você pode fazer o biosmod, qual o modelo da sua placa mesmo, digo fabricante, 128 ou 256MB de memória, acredito que a bios para sua placa seja a ultima que tem no guia mas só para confirmar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm menos pior 2.0 ns ^^

massa

tenho uma Powercolor X800GT 256mb-256 bits

Sim, eu retirei o cooler e vi o modelo do chip.

Realmente é um R480!

agora me falta a bios e um drive de disquete para fazer o flash

to tentando fazer um pendrive de boot mais ta difícil!

abraço!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hmm menos pior 2.0 ns ^^

massa

tenho uma Powercolor X800GT 256mb-256 bits

Sim, eu retirei o cooler e vi o modelo do chip.

Realmente é um R480!

agora me falta a bios e um drive de disquete para fazer o flash

to tentando fazer um pendrive de boot mais ta difícil!

abraço!:D

É, então a bios é esta mesmo:

Powercolor.X800GT_R480_16P.256.Hynix20_050726.zip

Se fizer a mudança da retorno aqui no tópico pra mostrar se deu resultado... E sempre lembre de salvar a bios orginal antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...