Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Português no Mac


Cadmium

Posts recomendados

Caros amigos do Fórum do Clube do Hardware,

estou com a possibilidade de comprar um dos novos computadores da Apple: um iMac Intel Core Duo.

Eu sou usuário de computadores baseados na plataforma Windows há quase 8 anos, mas sempre quis ter um Mac.

Agora que tenho a chance de comprar um, estou com uma dúvida que parece ser meio *****, mas é realmente importante pra mim: é possível escrever em português brasileiro (incluindo todos os acentos e o famoso Ç) com o teclado padrão americano que vem com os computadores da Apple?

Como eu tenho que fazer trabalhos para entregar na escola, não daria pra escrever informações, ou comecar, ou só, ou fácil e etc. Aliás, eu pretendo comprar o Office 2004, o iWork e, quem sabe, o AppleWorks. Eles vêm com corretor ortográfico? Eu sei que é possível colocar o idioma do Mac OS X em português brasileiro, mas como esses produtos são em inglês, não tenho certeza se eles têm dicionário da nossa língua.

Alguém poderia responder a essas perguntas meio estranhas? Me ajudaria muito!

Agradeço desde já.

Cadmium

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rainer Brockerhoff é um lendário programador de Macs, nascido na alemanha e criado no Brasil.

Ele fez um excelente layout de teclado para teclados americanos (teclados que não tem o cedilha "ç") serem usados no Brasil com acentuação.

Até então (2001, mais ou menos) haviam apenas alguns layouts para o Mac OS clássico (Mac OS até a versão 9.2.2) muuuuito ruins, que, por exemplo, não acentuavam com a tecla caps ativada.

Isso ocorria porque os ilustres usuários de Mac brasileiros achavam "bonitinho" ter que pressionar combinações herméticas de teclas para obter um acento (quase fui linchado diversas vezes ao convidar usuários de Macs à usar o Wordstar do DOS/PC!!!).

Para Mac OS clássico e Mac OS X (PPC) você pode baixar o layout do site dele:

<http://www.brockerhoff.net/>

No caso da ausência do layout, sim, existem combinações de teclas para se obter acentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As combinações são:

Option + e = ' (agudo)

Option + n = ~ (til)

Option + u = ¨ (trema)

Option + i = ˆ (circunflexo)

Option + ` = ` (grave)

Option + c = ç (cedilha minúsculo)

Option + C (com caps ativo) ou Option + Shift + c = Ç (cedilha maiúsculo)

Claro, com relação aos acentos, após obter o acento, soltar tudo e pressionar a letra que se deseja obter acentuada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!