Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso URGENTEMENTE de vocês


modem

Posts recomendados

Olha preciso da vasta experiência de vocês eletrônicos!

Sou técnico de uma empresa que tem seguros sobre os PCs, caiu um raio na empresa!!! Ai 2 PCs pararm de ligar, vem um técnico de Recife analisar e perguntar os defeitos, já sei que é Placa-mãe pois ambas quando transfiro o Processador, Memoria e fonte para outra Placa-mãe de teste minha eles ligam normalmente, coisa que não acontece nas placas-mãe original delas. Mas sei com certeza que quando o técnico do seguro chegar ele vai perguntar: QUAL PARTE DA PLACA-MÃE ESTÁ COM PROBLEMA? PORQUE? Sinceramente não saberei responder porque desconheço eletrônica e quando acontece isso troco logo a placa-mãe e mando e vendo a pilha de placas com defeito por 10,00 ou 20,00 dependendo da quantidade. Então vamos para o defeito das placas:

Placa 1: Quando conecto o cabo de força na fonte, a placa imediatamente passa energia e liga a fonte sozinho mesmo com o jumper do C-mos na posição de descarregamento do C-MOS porque nessa posição as fontes ATX não ligam, mas nessa de todo jeito e maneiras quando conecto o cabo de força aciona a fonte e o cooler mas não liga a placa-mãe.

Placa2: Essa é o contrário, ela nem passa energia para a fonte e nem para a placa, aperto o botão de ligar e nada, nem sinal de vida, ai vou pela ligação direta tiro o led do POWER SW e encosto um metal nos pinos e nem assim aciona a fonte, troquei a fonte e continua a mesma coisa, ai coloquei a FONTE, MEMÓRIA E PROCESSADOR em outra placa de teste minha e liga normalmente.

Pelo que escrevi alguem pode me dar uma posição sobre o que é, porque olhei todos os capacitores e nenhum está estourado, os transistores não estão partidos, agora tenho multimetro mas não sei como testar capacitor, trasistor e trilhas eletrônicas. Mas mesmo sem testar alguem pode dizer mais ou menos o que é?

Aguardo respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

modem

Vou dar a minha opinião

Pelo que indica o problema de imediato pode estar nas placas mãe.

Se quer dar uma resposta ao técnico de seguros pode indicar “defeito no sistema de controlo de energia”

Agora o problema está em :

Com a descarga eléctrica que esses pcs sofreram ninguém lhe pode dizer o que esta mal , pelo menos a nível das placas mãe ,sem tentar verificar a avaria , pois pode ser um ic ou ums pista queimada etc.

Segundo e o que me parece mais importante é o estado de todas as peças desses pcs.

Essa descarga pode ter provocado defeitos que não posam ser detectados de imediato ,por fenómenos de “Eletrical overstress”.

Isto pode implicar que qualquer ic, por exemplo, possa ter as pistas internas do chip parcialmente destruídas .

Neste caso esses ics irão falhar mais cedo ou mais tarde, seja nas memórias ou no controlo do disco.

Eu sei que não pode exigir que mudem tudo.

Mas pode exigir que uma vez feita a reparação por substituição das peças defeituosas, neste caso as placas mãe, sejam feitos testes de stress aos mesmos pcs para ter a certeza que não irão falhar no dia seguinte.

Por exemplo pode colocar o pc em testes ditos de “Burnin testes” durante pelo menos uma semana.

Seao fim deste tempo não se manifestar falha alguma, poderá pelo menos a certeza que a probabilidade de falhas devidas a esse fenómeno serão pequenas.

Isto é o que me parece importante para a sua empresa.

Espero ter ajudado.

nico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo a placa que liga direto, pode ser que o chipset ponte norte está queimado

Na placa que não liga pode ser 1º o cristal oscilador perto da bateria que pifou.

2º o circuito controlador de tensão da alimentação, cada placa tem um modelo, não são todas iguais..

3º pode ser o circuito controlador de I/O "input /output", ele vem com o nome de ITE "Nº" ou winbond "Nº", verifique se ele está esquentando muito.

4º pode ser chip set ponte sul...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!