Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilação, será normal?


Mutante

Posts recomendados

Pessoal, minha fonte é uma Seventeam 420 bkv, o problema é que esses dias atrás eu andei medindo a mesma nas linhas de 12v, a variação era de 11,88 e 11,96, sei que ainda está dentro dos 5%, mais o que me entriga é que essa medição foi feita com um multimetro digital, e tais oscilações ficavam em full time, ou seja, não parava de oscilar dentro dessa margem

Pergunto, isso é normal, acho isso muito tecnico para meu conhecimento!!!!

post-76-13884908687358_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mutante@06 de abril de 2006, 16:58

Pessoal, minha fonte é uma Seventeam 420 bkv, o problema é que esses dias atrás eu andei medindo a mesma nas linhas de 12v, a variação era de  11,88 e 11,96, sei que  ainda está dentro dos 5%, mais o que me entriga é que essa medição foi feita com um multimetro digital, e tais oscilações  ficavam em full time, ou seja, não parava de oscilar dentro dessa margem

Pergunto, isso é normal, acho isso muito tecnico  para meu cinhecimento!!!!

você usa estabilizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por addm@06 de abril de 2006, 21:17

tenta usar diretamente na tomada pra ve se isso resolve

Valeu amigo ADDM, fiz o que você sugeriu e deu certinho, a linha de 12v ficou setada em 11,92 e a de 5v em 5v mesmo, mais aproveitando, isso quer dizer que eu devo me preocupar com meu estabilzador?

Abraços!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As fontes chaveadas se auto corrigem e variações dessa ordem são normais!

Quanto ao estabilizador, se as voltagens cravaram quando a fonte foi ligada diretamente à rede AC, pode ser um indício de interação entre os dois equipamentos! Muitas fontes não se dão bem com certos estabilizadores e ainda, a qualidade do estabilizador pode ser duvidosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Meiraneto@07 de abril de 2006, 13:25

As fontes chaveadas se auto corrigem e variações dessa ordem são normais!

Quanto ao estabilizador, se as voltagens cravaram quando a fonte foi ligada diretamente à rede AC, pode ser um indício de interação entre os dois equipamentos! Muitas fontes não se dão bem com certos estabilizadores e ainda, a qualidade do estabilizador pode ser duvidosa.

Gande meraneto,valeu mesmo pela complementação, quanto ao estabilizador que eu uso é um TSHARA microTS>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tranquilo!

Não quis adiantar no outro post, mas sobre essa interação, ocorre que as fontes chaveadas operam em alta frequência, partindo da frequência da rede AC. Como alguns estabilizadores e nobreaks apresentam distorções nas formas de onda de saída(entrada da fonte), acaba gerando a tal interação, mesmo que não seja variação de intensidade em tensão e sim, em forma de frequência ou sinais expúrios.

Isso são pensamentos meus, não uma afirmação técnica! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Meiraneto@07 de abril de 2006, 21:07

Tranquilo!

Não quis adiantar no outro post, mas sobre essa interação, ocorre que as fontes chaveadas operam em alta frequência, partindo da frequência da rede AC. Como alguns estabilizadores e nobreaks apresentam distorções nas formas de onda de saída(entrada da fonte), acaba gerando a tal interação, mesmo que não seja variação de intensidade em tensão e sim, em forma de frequência ou sinais expúrios.

Isso são pensamentos meus, não uma afirmação técnica! :D

vejo q o amigo meiraneto tem experiencia com fontes,

mas gostaria de fazer uma observaçao: a freqüência de xaveamento da fonte é obtida atraves de um oscilador proprio depois de uma filtragem da fonte, mas se a qualidade da fonte for ruim, o oscilador dela pode trabalhar de modo irregular

os estabilizadores tem um sinal de saida que é o praticamente o mesmo de entrada,

mas talves a tensão de saida do estabilizador não esteja ideal para a fonte

a unica reclamaçao que tenho dos estabilizadores é devido seu fator de rendimento, onde ha muita energia perdida no processo, mas acho que sao muito uteis onde ha variaçoes na rede de energia com certa freqüência, aumentando a faixa de alcance de tensão do sistema

minha opiniao pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!