Ir ao conteúdo

Vocês costumam desligar o estabilizador?

Posts recomendados

Postado

Algumas fontes de alimentação para PC possuem interruptor liga-desliga (as Satellite, por exemplo); outras (a maioria), não. Se o usuário não desligar a fonte do micro (ou pelo seu próprio botão liga-desliga ou pelo estabilizador e/ou nobreak), a placa-mãe do computador fica carregada com energia (pelo menos na minha Asus aqui é assim; há até uma luzinha verde nela que fica acesa se não desligar, no meu caso, o nobreak).

E aqui peço a opinião de vocês:

O correto é:

1.º) desligar normalmente o computador via sistema operacional, deixando a fonte ligada a fornecer corrente para a placa-mãe e com isso evitanto o esfria-aquece-esfria do dia-a-dia, que segundo a opinião de alguns, só abreviam a vida útil da placa;

ou,

2.º) além de desligar a máquina via sistema operacional, desligá-la também pela fonte e/ou esbalizador sem maiores inculcações.

Postado

aqui na escola tem tbem umas pcchips q tem o mesmo problema...se é q isso é problema...diz o tecnico q é uma tal de tensão da placa-mãe e q depois volta ao normal... ou seja desliga...mas papo furado de tecnico... e até hoje temos de desligar via tomada da fonte do micro mesmo..agora eu gostaria de saber o porque disso...já fui no site da pcchips e não vi nada falando a respeito e tbem é a primeira vez q vejo o assunto no forum..já tinha pensado em por um topico a respeito mas achei q fosse problema daqui somente...mas gostaria de saber porque isso acontece...

Postado

Eu acho que só compenssa desligar o estabilizador se você for passar um bom tempo sem precisar ligar o computador novamente. Mais de duas horas por exemplo.

Postado

Galera, isso não é problema, e evita a desconfiguração do setup em caso de bateria ruim. Eu nunca desligo meu estabilizador mas o ideal é desliga-lo, para aumentar a segurança. Como tudo que é ligado na energia se não estar usando, é bom que desligue!!!

• Membro VIP
Postado

A grande vantagem de desligar a fonte é diminuir a possibilidade de queima de algum componente devido a problemas na rede elétrica, raios,...

Postado

Normalmente eu desligo tudo.  Estabilizador e filtro de linha.

Tem quem diga que é bom também desligar o cabo do modem da tomada, quando não estiver usando por causa de raios.  O que danificaria o modem.  Até um técnico da Telemar que esteve aqui já disse isso.

Postado

Sempre desligo, mesmo se vou usar daqui alguns minutos o micro, nunca tive problemas a respeito, se existe algum, eu não sei! hehehehe :D

Postado

Em casos de raios é bom desconectar mesmo, teve um dia aqui que choveu muito e com muitos raios, e no outro dia tive a tristeza e prazer de vender muitos modens!!!

Postado

Eu faço assim, c vou usar o pc no dia, eu deixo ele ligado direto, as vezes mando hibernar mas deixo o estabilizador e filtro d linha ligado, c não for usar o pc naquele dia eu desligo td, ate o modem, gosto d deixar o estabilizador ligado porque dai é so aperta alguma tecla q o sistema inicializa hehe, geralmente faço isso quando mando hibernar.

Resumindo você é quem sabe, tanto faz ligar ou desligar o estabilizador, tem problema não.

Postado

Sempre desliguei o estabilizador também e nunca tive problemas...............

:D

Postado

Sempre deixei o estabilizador ligado e nunca tive problemas. Mas agora desligo à noite, quando o computador fica muito tempo desligado, por medida de segurança no caso de alguma descarga elétrica.

obs: o cabo do modem também está ligado nele, acho que assim diminui as chances de sua placa ser queimada em caso de descargas elétricas.

• Membro VIP
Postado

aqui na minha cidade, é horrivel do nada começa a chover e geralmente é trovão e raio

eu sempre tenho o costume de desligar!

deve ser muito pouco o desgaste de desligar e ligar o equipamento, lógico que não é desligando e ligando ao mesmo tempo pois isso danifica!

• Membro VIP
Postado

Eu desligo sempre, para evitar consumo de energia (é pouco mas existe), risco de queima e desgaste do equipamento.

Aliás, em caso de tempestade com raios, o ideal é tirar o estabilizador e o fio do telefone da tomada.

Postado

Por aqui é nobreak, e eu não desligo. Justifico minha atitude porque minha placa mãe (Asus A7Pro) possui um resurso que liga o computador sozinho... desde que a placa mãe esteja alimentada. Daí eu entro no setup e configuro pr'o micro ligar num determinado horário e pronto. Bom, acredito que se a Asus disponibilizou este recurso, e o mesmo pr'á ser usado precisa ter a placa-mãe alimentada, é porque talvez não tenha problema em ter o micro o tempo todo energizado.

Postado

Eu também não desligo o estabilizador, ainda não tive nenhum problema com isso, mas já vi casos que o cliente não desligou o estabilizador e no dia seguinte puff tinha queimado a placa mãe ou a fonte....... (bom para a minha empresa que efetuou o reparo e aconselhou os mesmos a desligarem os estabilizadores)

Julio Cesar

Speed Informática

Postado
Postado Originalmente por longuete@01 Jun. 2003,21:35

Por aqui é nobreak, e eu não desligo. Justifico minha atitude porque minha placa mãe (Asus A7Pro) possui um resurso que liga o computador sozinho... desde que a placa mãe esteja alimentada. Daí eu entro no setup e configuro pr'o micro ligar num determinado horário e pronto. Bom, acredito que se a Asus disponibilizou este recurso, e o mesmo pr'á ser usado precisa ter a placa-mãe alimentada, é porque talvez não tenha problema em ter o micro o tempo todo energizado.

Boa observação, a sua.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...