Ir ao conteúdo

Duvida sobre Linux

Serjey Martins

Posts recomendados

Postado

E aí galera, assim, desde 14 anos eu coneço pc, começei no Windows 98, passei pro ME e agora to no XP professional. O detalhe é que esses SOs não são originais, o pessoal das assistencias é que instalam e eu fico sem condições de ao menso formatar o PC. Por isso estava querendo mudar pro Linux, tendo acesso legalmente a todos os recursos de um SO original.

Porém uma coisa que me dá insegurança quando penso em Linux é a compatibilidade com diversos programas. Se eu instalar o Linux poderei instalar qualquer programa nele? Desde MSN (esse acho difícil rs), Norton, system mechanic, e os demais programas, ou tenho que me limitar a programas feitos especialmente para Linux?

Postado
Postado Originalmente por LightSpeed@21 de abril de 2006, 09:02

Porém uma coisa que me dá insegurança quando penso em Linux é a compatibilidade com diversos programas. Se eu instalar o Linux poderei instalar qualquer programa nele? Desde MSN (esse acho difícil rs), Norton, system mechanic, e os demais programas, ou tenho que me limitar a programas feitos especialmente para Linux?

Amigo,

Não gosto muito de GNU/Linux, gosto dos MS-Windows. Mas como não ganho nada de ninguém, posso ser sincero.

Irei falar das vantagens da plaforma GNU/Linux:

.Mais rápido navegação na internet. (Não espere milagres, alguns dizem 10%. Nunca fiz contas, mas é realmente, levemente mais rápido.)

.MSN - Existem inúmeras programas que usam o mesmo protocolo de comunicação. Ponto forte, são muito melhores para conectar e esáveis na conexão.

:D

Sobre o Norton.

Você só usa o Norton para corrigir problemas do MS-Windows, se não vai mais usar o Windows, não precisa mais usa o Norton, e nem System Mechanic.

Você tem que se limitar ao programas feitos ao Linux?!

Você acha que são poucos?! São inúmeros cada vez mais simples de se instalarem e ainda possuem programas para forçar a compatibilidade entre os dois sistemas. O problema se restringe mais apenas a jogos. Mas cada vez mais jogos são feitos para Linux.

Todas as distro vem com um configuração com alto nível de segurança, enquanto que no Windows para se fazer isso, é o usuário com grandes conhecimentos que deve-se fazer.

Pontos desagradáveis:

.Demora aprender a utilizar um novo sistema. Qualquer sistema... não só GNU/Linux. Por isso, tenha paciência.

.É preciso de tempo e dedicação. Se tem pouco tempo, é um problema. Mas estamos aqui para ajudar quem tem pouco tempo.

Sobre o MSN eu prefiro a conexão dos programas GNU, mas prefiro o funcionamento do MSN original.

É diferente, e deu preguiça de explicar as diferenças... o melhor é testar para ver.

Fale a configuração da sua máquina para podermos melhor lhe sugerir um distro para você se iniciar.

Minha sugestão: Knoppix.

http://www.knoppix.net/

http://www.damnsmalllinux.org/

Leve, rápido, excelente para pcs mais modestos e também para voltar aquela configuração que se fez errado!

Felicidades!

:bandeira:

Postado

Bem, meu PC é o da assinatura mesmo. Uso conexão discada, monitor compaq, teclado compaq (sobras do upgrade). Mas, por exemplo, eu, como não tenho cd do Windows, tem forma de instalar o Linux e o Windows no mesmo HD, para, digamos assim, aprender a usar o Linux, sem ter que apagar o XP definitivamente?

Lí numa revista (a partir disso que me interessei) que boas distribuições são a Debian GNU/Linux 3.1 e principalment para iniciantes a Ubuntu ou a OpenSuse. Tipo, eu me interesso bastante por pc, mas não tive ainda a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos quanto a termos e configurações tecnicas. Sou bem curioso em remexer configurações do Windows mas não entendo quase nada de protocolos, partições, prompt essas coisas. Qual seria uma boa pro meu perfil (pode ser alem desses distro)? Ahh e tbem tem que instalar interface gráfica junto com a distro? porque li na revista que a melhor era a KDE. Parece que o Windows é um SO com interface gráfica então a distro seria o SO e o KDE a interface gráfica?

Postado
Postado Originalmente por LightSpeed@21 de abril de 2006, 23:17

Eu não tenho cd do Windows. 

Instalar o Linux e o Windows no mesmo HD.

Lí numa revista que boas distribuições são a Debian GNU/Linux 3.1 e principalment para iniciantes a Ubuntu ou a OpenSuse.

Sou bem curioso em remexer configurações do Windows mas não entendo quase nada de protocolos, partições, prompt essas coisas. Qual seria uma boa pro meu perfil (pode ser alem desses distro)?

Ahh e tbem tem que instalar interface gráfica junto com a distro? porque li na revista que a melhor era a KDE.

Parece que o Windows é um SO com interface gráfica então a distro seria o SO e o KDE a interface gráfica?

Opa, beleza.

Seu único problema em relação a mim: você mora em Santos! E eu sou de Goiânia, e como você me disse que possui conexão discada, eu não vou pedir para você sair baixando um monte de distro por aí! Apesar deu não morar aí, com certeza existem inúmeras pessoas na sua cidade, que podem gravar uma distro para você, ou vende-las bem barato!

Em geral, a galerinha vende por menos de R$10,00. Só se você realmente não conseguir arrumar ninguém, a gente pode conversar para eu te mandar umas distros aí para você!

Como você não possui um CD do Windows XP, isso é um problema. ( Por favor, não vamos falar sobre pirataria aqui por que é proibido, oka!? ) E não vamos mais falar do XP, assunto encerrado. :D

É completamente possível ter várias distros e várias versões do Windows em um mesmo pc. (Mas não vou lhe ensinar a fazer isso agora!)

Debian, Ubuntu e OpenSuse são realmente excelente distros.

E como você é curioso, vou lhe falar um pouco sobre GNU/Linux ao mesmo tempo que lhe respondo às outras dúvidas.

Diz a lenda... que o pai da GNU ( de cabeça eu não me lembro do nome do sujeito, mas no google aparece rapidim! :D ) era um programador, é queria fazer programas livres, e não existia nenhuma instituição que garantisse tal ato.

Com o tempo juntou uma cambada de maluco ( :D:-BEER ) e começaram a fazer programas livres baseado no Unix. ( GNU - GNU is Not Unix) Mas o S.O. era propietário, o UNIX! Então deviam fazer um S.O. parecido ao UNIX ( Unix-like ) e que fosse gratuito. Porém, nunca conseguiram ... até hoje. Nesta busca conheceram o Linus ( Pai do Linux ) que tinha feito um kernel Unix-like e que não queria combrar por isso. Neste encontro, :wub: nasceu a GNU/Linux .

E esta é a lenda! Se você pesquisar vai conhecer muitos mais detalhes...

O linux é apenas o kernel ( programa que gerencia o hardware e assim permite que outros programas funcionem sobre ele. ) . Todos os outros programas, é uma coleção enorme de gente que programa e disponibiliza os mesmo para quem quiser. ( Licença GPL )

Para um usuário leigo, o kernel apenas não faz muita coisa! ( :D ) Não tem florzinha na tela... Ezinho piscando... nada disso!

Para ter interface gráfica fizeram o servidor X. ( Xorg e XFree86 ). Só que o servidor X é um "servidor de ambiente gráfico"! Ainda não tem florzinha na tela, Ezinho piscando...! Dando um ambiente mais proprício a criação de ambientes gráficos. Para o mesmo é necessário o gerenciador de janelas. KDE, GNOME...

E mais uma leva!

E agora, tem muito mais do que florzinha na tela e Ezinho piscando! Tem o que quiser! :wub:

Você pode se perguntar ... mas por que o servidor gráfico é do kernel e do separado do gerenciador de janela?!

Muito simples. Liberdade.

O servidor gráfico permite que se possua inúmeros computadores sem HD, que se bootem pela rede e tenham um ambiente gráfico servido de um pc central.

E como o servidor X é separado do gerenciador de janelas, você pode usar o gerenciador de janela que quiser!

E o que uma distro?!

Distro ( distribuição ) é um conjunto de programas GNU com Linux já feita por alguém ou por um grupo.

Um ponto importante, nem toda distro é gratuita e nem todo software feito para Lnux tem que ser livre. Ele pode ser simplesmente gratuito( sem código fonte!) ou mesmo particular!

E a imensa maioria das distro hoje vem com servidor X e gerenciador de janelas instalado.

Debian, Slackware, Gentoo, LFS:

São exemplo de distro feitas para um usuário já iniciado ao GNU/Linux.

DSL, Dizinha, Kurumin e Knoppix:

São sugestões minhas para o usuário iniciante! Todas são baseadas no Debian, e todos rodam direto do cd! ( LiveCD ) Não necessitando de instalação! Mas se quiser instalar também pode!

Não se preocupe se usar uma distro e não gostar dela! Existem milhares de distro... E com certeza, outras pessoas irão lhe indicar outras distros...

E qual a melhor distro para você?! Todos sempre irão lhe responder:

"Só você para saber!", "Experimente!".

(...)

Já que vai começar a mexer... é bom a começar a saber:

Sistema de arquivos da MS:

FAT12, FAT16, FAT32 e NTFS ( Existem versões... mas não vou discriminá-las! )

GNU/Linux:

Ext2, Ext3, ReiserFs ( E mais uma infinidade! :D )

FAT12 é para disquete, Fat16 já foi abandonado, muito rado alguém usar! FAT32 tem certas limitações mas é muito usado(Família Win9x), NTFS é o mais comum hoje! ( Família WinNT )

GNU/Linux só não escreve em NTFS! Porém, lê sem problema algum! Todo os outros sistemas de arquivo são lidos e escritos sem problemas!

Ext2 foi abandonado! Ext3 ainda é usado, mas o melhor é o ReiserFS!

Em geral, sempre se instala uma distro com uma partição Ext3 ou ReiserFS e outra para a memória virtual ( Linux Swap ).

(...)

Existem dois gerenciadores de boot padrão das Distro(São instalados na MBR):

Lilo e Grub.

Lilo é mais antigo e só isso! Não vejo vantagens em se utilizar um ou outro...

(...)

Linux é "Case Sentive". Tudo que é sensível a caixa do texto.

Ou seja, "Fernando" é diferente de "fernando"... A != a, b != B... ( "!=" sinal diferente! )

E assim, imagino que tenha diminiu algumas dúvidas suas!

Claro, mais surgiram... e é só postar aqui! :-BEER

Felicidades!

Postado

Hmm, gostei de saber que pode rodar direto do cd. Assim posso testar o Linux sem exterminar ainda o Windows :rolleyes: . você disse que o Linux apenas lê em NTFS, isso dá algum problema já que meu hd é formatado nesse padrão? Mesmo rodando do cd tem que instalar outro tipo de partição pra funcionar? Esse tal de Grub se instala como uma bios (lembrando que estamos falando na execução por cd)? :huh:

Assim, acho que nas bancas de revista devem ter revistas sobre Linux que venham com alguma distro, aqui acho que não é difícil encontrar. E como você disse, com relação aos jogos, a abrangencia do Linux é pequena ou titulos bons de games de pc já são compatíveis com ele? Parece que existem também programas que "compatibilizam "programas que só rodam no Windows para o Linux né?

Bem, mudar de SO deve ser a tarefa mais radical que alguem pode fazer num pc em relação a software, por isso as duvidas rs. Por enquanto bom sábado aí em goiania! :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por LightSpeed@22 de abril de 2006, 14:29

você disse que o Linux apenas lê em NTFS, isso dá algum problema já que meu hd é formatado nesse padrão?

Mesmo rodando do cd tem que instalar outro tipo de partição pra funcionar?  Esse tal de Grub se instala como uma bios (lembrando que estamos falando na execução por cd)?  :huh:

Assim, acho que nas bancas de revista devem ter revistas sobre Linux que venham com alguma distro, aqui acho que não é difícil encontrar.

:-BEER , valeu!

Dá uma olhada neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=386107

Na verdade, tem como escrever em NTFS mas ainda não é seguro, pode ocorrer erros inesperados!

Em geral, todo distro vem com a escrita em NTFS desativa por padrão! Por isso, pode ficar tranqüilo!

A única coisa que vai ocorrer é que você não vai poder escrever no seu disco! Mas pode ler sem problemas.

Como seu pc tem 512MB, nem vai precisar da SWAP. Então pode até desligar seu HD se quiser ou tiver com medo.

Quando quiser instalar... aí você precisa de um programa tipo o Particion Magic. Para diminiuir a partição NTFS... e deixa espaço para fazer mais duas!

Uma EXT3 ou ReiserFS ( Deixe ums 5GB pelo menos! )

e

Uma outra LinuxSwap. ( Apenas 512MB já tá bom! )

Mais detalhes sobre instalação, podemos discutir em outra oportunidade, principalmente, quando já estiver com um cd em mãos! :-BEER

Sobre o Grub, ele é um gerenciador de boot ( da mesma forma que o lilo ) e ele é instalado na MBR ( Master Boot Record ) que é o primeiro setor do HD. Quando a placa-mãe termina o POST ( Power On Self Test ) ela vai e lê a MBR e entrega a dianteira do sistema para ela!

Como disse, eles são instalados no HD, no primeiro setor... que é o setor "inicializável", conhecido como MBR.

Mas a gente só usa um gerenciador de boot quando temos algum sistema instalado!

Como você só quer rodar pelo CD, não há necessidade de se instalar nenhum gerenciador de boot!

E qualquer problema para conseguir um de uma distro, dá um toque pra gente!

Felicidades!

Postado

só para acrescentar... se você realmente ta seguro em querer usar linux, lembrese tambem que os programas nativos do linux tem cada nome feio hehehe.. mais assim.. você vai poder instalar muitos programas de windows tambem utilizando o WINE e games com o CEDEGA, mais não garanto 100% de eficiencia.. pois algumas fontes mudam entre outras coisinhas..

Bem, eu já tive sorte de alguns programas funcionarem melhor no linux\wine só que é muito raro..

Postado

Nossa, muito manera a ideia de mandarem gratuitamente por cd. Vou conseguir sim o cd pra poder por na pratica a teoria de uso do Linux.E essa maneira de executar por cd da bastante segurança. e com esses programas que o jackie citou o linux parece ainda mais atrativo. Bem, vou procurar o cd aqui por perto, se não achar encomendo por esse site que entrega. Mas desde já valeu aí pelas dicas, grande domingo pra vocês! :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!