Ir ao conteúdo

Lubrificantes bons e baratos para coolers

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu gostei dessa ideia de usar bardhal, sempre tive muita intimidade com o produto em motores mas nunca me passou pela cabeça em usar na fan me parece ser uma boa ideia, mas, já que me abriram a ideia, vou um pouco mais alem, tenho uns produtos lubrificantes aqui na garagem, sintético e semi-sintético acho que vou fazer um teste com eles, pelo menos em motores ele cria uma pelicula de proteção na parede do cilindro e evita um montão de coisas quem sabe num cria tambem em uma fan e diminui o atrito, depois posto o resultado. O problema desse produto é o preço alto demais mas, se funcionar muito bem não custa para o pessoal ir em uma troca de oleo ou posto pegar um vidro vazio que sempre sobra um pouquinho e levar pra casa né. Até mais.

• Membro VIP
Postado

Bom pessoal como disse que iria testar com oleo sintético p/motor e postar, vampos lá. Olha só, peguei uma fan velha de um K7 com um amigo e essa estava com folga na bucha e por isso sua rotação variava entre 4500/2300 rpm por causa da vibração (testei em uma placa-mãe) desmontei fiz a limpesa adequada, lubrifiquei... Após o serviço feito e testado novamente, a rotação permaneceu estavel em 4200rpm com oscilação bem mínima (despresivel) desmontei novamente fiz limpesa mas desta vez utilizei vaselina sólida (para ter certeza de que não era falta de lubrificante) repeti o teste e a fan apresentou oscilação em 1k/rpm então, concluo que a ideia de usar lubrificantes especiais para motor é uma boa, só não sei se a longo prazo pode causar travamentos mesmo porque esses tipos de lubricantes sintéticos tem um poder de limpesa muito grande e esses (detergentes/dispersantes) que são aditivos contidos nos oleos sintéticos podem causar borra inverso de sua função, mas ai para ter certeza é so testando mesmo, vou deixar o trem rodando por aqui até acontecer algo desmontar e verificar o que aconteceu ai, posto novamente ok. Só não espero ser chamado de coveiro hehehe. Abraços.

Ps: Como já disse anteriormente quem quiser e tiver condições de ir em uma troca de oleo ou posto consegue com facilidade um pouco desse produto sintético para testar, sempre sobra no vidro um pouco e talvez só gaste alguma gordurinha hehe e ai não foge do assunto do tópico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!