Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistemas de coolers


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Opa galera td bem ? :-BEER

To caçando coolers pra tabela, e achei 2 "padrões" diferentes, mas ainda não entendi o que são: :chicote:

ENLOBAL, dynamic fluid, ever lubrificated, magnetic fluid* (não tenho certeza desse ultimo se a grafia é essa)

Como funcionam esses sistemas é o que estou crurioso pra saber.

Seriam rolamentos blindados, óleo diferente.. o que ? :blink:

Quem puder ajudar ficarei grato ! :joia:

Abrass ! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que sei, em palavras simples, o ever libricated é dotado de rolamentos com

lubrificação permanente, ou seja, são blindados e possuem retentores que mantém o lubrificante permanentemente atuando sobre as superficies que

estariam em atrito,

Já o sobre o magnetic fluid deve ter alguma coisa haver com um processo da SKF,

naturalmente adaptado ao uso em ventoinhas, voce encontra essa matéria em:

http://www.skf.com/portal/skf_rev/home

http://www.halfbakery.com/

Boa sorte em sua busca.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que losso !!

Pelo que ta escrito la ele cria um campo magnetico entre as partes do mancal e uma delas "flutua" sobre a outra.. :wow:

Sendo assim não há atrito = melhor aproveitamento energético = menos ruído..

:zoio:

Valeu Adcarvalho !! :joia:

Quanto ao link.. ah, td bem, caiu num site de culinária uhauhaahuahuauhau :lol:

da nada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não me engano a Nissan está testando esse sistema "Ever Lubrificated" num motor de um Skyline, vi num documentário da Cultura. Na época eles estavam tentando achar um óleo e um metal que fossem perfeitos para o sistema, que precisa de lubrificação constante a uma pressão imensa, e estava difícil conseguir...

Até no processo de derretimento do aço eles estavam mexendo, para não haver impurezas e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

rasfer.. traduz pra ieu :D 3 º seria o q?

Custa mais caro e gera campo magnético (um desses na baia frontal aqui que é colada no HD não seria bom negócio), o consumo elétrico eu num sei cm é, porque há menos atrito, menos perda, então você pode usar um motor menor, mas tem que gastar energia no eletroímã.

E cooler é uma peça que pouca gente se preocupa, assim como fonte.. :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma tecnologia cara e por isso demoraria para ser adotada. Eu já vi sobre uns trens que usam o magnetismo para se locomover acho que foi numa revista galileu, superinteressante ou a antiga globo ciencia, mas não lembro.

Pergunta meio off mais os TGVs são movidos com este principip (o trem não toca no trilho)?

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-Off-

Giovanni, alguns trens usam sim, mas só quando estão em velocidades médias pra +, porque aí o movimento desloca o vetor peso do trem e em tese ele ta pesando menos.

Gerar um campo pra um trem é dureza, os primeiros protótipos usavam refrigeraçao de Nitrogênio líquido pra não fritar os ímans.

O trem toca o trilho quando ta devagar, quando tem que frear e quando ta parado.

-On-

Legal mesmo !

queria ver um cooler com mais/melhores pás que girassem menos e ventasem bem, assim faria menos ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por causa dessa história dos trens que eu ficava pensando na possibilidade de fazer um cooler com "rolamento magnético"... O meu medo mesmo era na hora de começar a girar, pois poderia ter mais vibração. Então eu ficava imagenando um sistema com dois rolamentos "dual magnetc bearing" :P que equilibraria a coisa.

Sonhar a gente pode, né?!

Eu lembro que na Globo Ciência saiu uma matéria sobre os trens flutuantes... Já é coisa bem antiga mesmo.

Agora, falando em pás bem planejadas para reduzir o ruído, a AKASA diz que a série ambar deles tem pás mais bem balanceadas e melhor projetadas para reduzir ruído. Eu nunca lidei com um ambar. Sou doido para comprar e testar. Alguém de vocês tem experiência com eles para saber se é verdade mesmo, ou se só se trata de aparência e baixa rotação?

As fans ambar são aquelas que vêm nesses coolers evo sei lá das quantas. :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Textura de bola de golfe ?

Interessante a coisa, se você achar passa o link para nós.

Ah, o rolamento magnético está presente na ventoinha das belinas segundo um amigo meu que trabalhou em almoxarifado de oficina por uns anos.

Então percebe-se que não é tão recente.. aliás.. é mai velho que eu !! :lol:

qarcanjo, porque mais vibração se o miolo do cooler não vai estar encostado no rotor ?

Nessas horas gostaria de saber aerodinâmica/mecânica de fluidos pra entender o que o numero, forma, angulo.. das pás influi, isso mconfrontado com rotação e nível de ruído.. :(

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "rolamento magnético das beinas" não é bem isso, que eu saiba. Na verdade, tem uns carros em que a hélice é presa em rolamento de esferas, mas possui um eletroímã para acionar ou desligar a rotação. Tipo, a hélice é girada pelo próprio motor e não por motor elétrico, mas não pode rodar o tempo todo, senão o motor esfriaria. Então na hora que vai rodar, o campo magnético prende a hélice à base do eixo (geralmente um disco) e a hélice entra em movimento.

Já vi isso em algum modelo de carro. Não lembro se era realmente a belina, mas acredito que se trate disso mesmo, e não da suspensão magnética do eixo. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Evandro Xita@30 de abril de 2006, 15:26

rasfer.. traduz pra ieu  :D  3 º seria o q?

Custa mais caro e gera campo magnético (um desses na baia frontal aqui que é colada no HD não seria bom negócio), o consumo elétrico eu num sei cm é, porque há menos atrito, menos perda, então você pode usar um motor menor, mas tem que gastar energia no eletroímã.

E cooler é uma peça que pouca gente se preocupa, assim como fonte.. :naonao:

Então Evandro, é uma variação angular e não de temperatura... Falando mais fácil, o eixo consegue girar com a outra ponta desalinhada sem estragos entendeu? Quando eu citei os 3 graus foi um assunto totalmente off...

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZGF80WH.jpg

Rotação: 2.000 / 1.000 RPM

Volume de ar: 22,7 CFM / 11,35 CFM

Ruído: ~17,8 dB / 8,9 dB

Peguei em um site alemão...como dá pra ver, na versão de 1000RPM o barulho é quase nulo, e o volume de ar deslocado também...nos 2000RPM ele começa a se tornar "Aceitável", mas ainda é baixo para os padr~eos dos Fans de 80mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<div class='quotetop'>(_KNoXiViLLe_ @ 04 de maio de 2006, 19:29) </div>

ZGF80WH.jpg

Rotação: 2.000 / 1.000 RPM

Volume de ar: 22,7 CFM / 11,35 CFM

Ruído: ~17,8 dB / 8,9 dB

Peguei em um site alemão...como dá pra ver, na versão de 1000RPM o barulho é quase nulo, e o volume de ar deslocado também...nos 2000RPM ele começa a se tornar "Aceitável", mas ainda é baixo para os padr~eos dos Fans de 80mm

Tinha uma propaganda de um cooler desse na revista CASEMODDING: (So não sei se é a 1ª, 2ª, 3ª ou a 4ª):

http://www.casemodding.com.br/xoops//modules/wordpress/

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qarcanjo, seria uma "embreagem magnetica" ?

Acho que já até ouvi esse termo sim, mas a tal embreagem aplicada somente para a hélice do radiador. Teria que tirar a dúvida com meu tio, que já teve uma belina II, e que tenho quase certeza de que foi o carro em que vi essa parada. :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!