Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador assoviando quando tá processando...


caioattili

Posts recomendados

Já faz tempo que eu comecei a perceber que quando eu faço alguma coisa no computador que exige processamento ou atividade de disco ou as vezes do nada, vem um barulho de assovio bem fininho de dentro do gabinete. Eu já tentei identificar de onde vem, mas não dá, quando você chega perto do gabinete o barulho parece que se espalha a daí não dá pra ver de onde vem...

Exemplos de situações onde acontece o barulho: Boot do S.O., quando eu abro algum programa pesado, quando eu abro alguma página na Internet mais pesada e quando ele está processando alguma coisa pesada, como quando eu aplico efeito em uma imagem.

Eu pensei que pudesse ser o HD, mas depois eu vi que não pode ser porque, nesse ultimo exemplo que eu dei, não usa nada do HD pra processar uma imagem, inclusive o HDD LED não se acende nenhuma vez durante esse processo e o computador continua assiviando e é sincronizado: no mesmo segundo que a imagem termina de ser processada, o ruído pára.

A impressão que dá, é que meu processador tá assoviando quando eu uso ele bastante!!! :muro:

O computador assoviador:

-Sempron 2300+ c/ cooler original da AMD (box)

-MB ECS KM400-M2 V1.8

-512MB (2x256MB DDR333/DDR400)

-HD Samsung SpinPoint SP0411N IDE 40GB

-HD Maxtor D740X 6L040J2 IDE 40GB

-DVDRW LG GWA-4146B

-CDRW Samsung SH-R522C

-TV/Captura Lifeview FlyVideo 98 PCI

-LAN 3Com 3C905B 10/100 PCI

-Fonte Xing-Ling 500W imaginários

Que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse ruido é caracteristico dos HDs devido a sua alta rpm, mas também pode ser

a ventoinha do cooler do processador, quando o processador funciona com carga

aquece e ela automaticámente aumenta a rpm para dissipar o calor gerado pelo

processador.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nos capacitores da placa mãe pra ver se tem algum estourado.

Tive uma maldita PC-Chips M810 que queimou dois Durons meus que na hora faziam um barulho como um assovio. Só depois descobri o capacitor estourado. Tarde demais...

Não sei se este é o seu caso, pois os meus queimaram na hora do barulhinho, mas é bom ficar de olho e dar uma checada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

aí amigo isso também acontece cmg, mas o assovio do meu "passarinho" é bem baixinho, eu descobri o q é!´quando a gente força o processador ele fica mais quante, fazendo com que o cooler gire mais rápido, então esse aumentar da velocidade do cooler gera esse barulho, mas acredito que isso seja resolivido através de uma lubrificada no cooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara manda um padre exorxijar ele.hehehe zuera

pod ser a memoria também, um cara já veio(parece mentira mais num é) era ela estava partindo pra meió.pod ser o cooler q tá muito ou pouco lubrifikdo também.ou o hd é muito rápido e tenta ser silencioso o meu eu peguei dos e.u.a. de 10.000rpm ah um tempinho e as vezes quando eu rodo coisa pesada ele roda muito e tenta ser siplencioso dai ele faz um assobio,quem sabe ele quer se distrair cantando uma musiquinha hehehe,ah meu hd do servidor do escritorio q é 10.000 o meu de casa é lento.FUI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mario1305 até onde eu sei, os HD's quando são ligados iniciam a sua rotação do 0 até a velocidade estipulada, sem variar depois de ligado. Um HD de 7.500 rpm roda o tempo todo a 7.500 rpm, ele não varia a rotação. Outra coisa, um HD não "tenta" ser silencioso, q doidera vei...

Um cooler com o eixo muito lubrificado não é problema, até porque se o mesmo é de rolamento, quanto mais lubrificado ele estiver melhor, nada de transbordar o cooler, mas deixar o eixo bem molhado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Então... Depois de um longo tempo tentando entender da onde vinha o ruído, e após algumas movimentações do gabinete pra lá e pra cá, o ruído desapareceu... não faz mais barulho nenhum.

Continuo sem fazer a menor ideia de onde vinha o ruído, mas agora ele parou. Valeu pelas dicas!

--

EDIT

Acabei de postar o tópico e agora 1 hora depois de eu ter postado, aqui ficou mais silencioso e eu pude perceber o chatíssimo ruido de novo...

Só que agora ele estáum pouco diferente, está um pouco mais baixo, só que está constante! Agora fica assoviando o tempo todo não importa o que eu faça... só que mais baixo.

Lá vou eu de novo descobrir da onde vem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Abra o Gabinete e vai o mais perto possível, verifique se o barulho não vêm desse componente aí ...

asusp4s533oj5.th.jpg

Aguardo Resposta, positiva, ou negativa.

Eduardo,

Tenho um pc montado em uma ASUS A7V8X-X que assovia também, o barullho parece vir deste componente citado por você.

O que pode ser? Como devo proceder?

Desde já agradeço,

Fcardozo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu também faz esse barulho! só que não importa se você ta ou não usando o processador! tem ocasiões que ele não liga (mau contato entre processador e placa-mãe), mas o barulinho fino e chato continua... já parei o cooler e nada! continua! tem horas que para.. mas sempre volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saberem de onde vem o barulho voce pode fazer o seguinte.

Tira a tampa lateral do pc e chega com seu ouvido perto do hd, depois da cooler, até achar de onde vem o barulho..

Eu não recomendo fazer isso, mas também tem como você dar um toque levissimo no cooler do processador quando o barulho começar. dessa forma se na hora q voce tocar o barulho cessar, então você descobriu.

Mas tem q ser um toque de 2 segundos no min, com o dado apontado na direçao da rotaçao. (normalmente sentido horario eu acho)

ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu no-break faz esse barulho, é por causa da alta frequência. Sinceramente, se for os indutores (aquelas pecinhas que o Eduardo circulou), acredito que não compense trocar a placa mãe só por causa disso.

Faz que nem eu, para de prestar atenção no barulho, que ele some :)

Ah! Algumas fontes genéricas também fazem esse barulho.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,

Tenho um pc montado em uma ASUS A7V8X-X que assovia também, o barullho parece vir deste componente citado por você.

O que pode ser? Como devo proceder?

Desde já agradeço,

Fcardozo

Até hoje já vi muita coisa, Tem gente que trocou esses componentes e não deu mais problema, E a maioria deixa assim mesmo, Geralmente os computadores que eu monto aqui na empresa para vender, a maioria esta vindo assim, com esse zumbido.

Esse problema é Mais em placas mãe Asus, Dificilmente você encontra placas de outros modelos com esse problema.

Estou aprendendo a conviver com isso, Peguei a pouco tempo uma asus P5VDC-X, Ela também esta dando esse zumbido, mais não percebo, eu consigo escutar mais os barulhos dos coolers do que ele, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, eu também já consigo conviver com essas "cantigas" o meu pc faz barulho de tudo que vocês imaginarem, já nem tempo mais perceber de onde vem o som, rsrs. O HD faz barulho, quando reinicia o computador, o cooler para o HD também faz barulho as vezes, quando um dos 2 cooler está travado, mas quando vou chegar perto para ver resolver, magicamente ele volta a funcionar, o cooler do processador faz um "assobio" normal dele mesmo, já pensei que o computador estivesse querendo conversar comigo, rsrs. Mas já desisti de tentar arrumar, agora convivo com isso.

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Desenterrando...

Enfim, o problema continua... agora posso ter certeza que o barulho vem da placa-mãe, só ainda não consegui descobrir exatamente de que ponto vem... tem horas que parece que vem da região do processador, outras parece que vem do alto falante soldado da placa-mãe... sei lá...

Como atualmente meu HD Maxtor D740X-6L tá fazendo mais barulho que uma broca de dentista mal lubrificada, nem dá mais pra ouvir o barulho da placa... é a vida... o pc vai ficando velho vai dando mais defeito que Fusca.

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tive varias experiências com placa mãe diversas marcas, é como a galera falou,

Percebi que quando coloco o micro processa a 100% a rotação do cooler aumenta.

Mas onde trabalhava tinha um micro que tinha desses gabinetes baratos que quando rodava programas pesados que exigisse100% do processador fazia uma barulheira terrível de chapa vibrando por causa da cooler que girava mais. e também tem algumas fontes que fazem esse barulho, é um barulho bem agudo você só escuta de longe, mas não é no ventilado.

Essas foram algumas experiências que eu tive, pode ser que não tem nada ver com seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Tenho uma asus em casa q faz isso também, e o barulho vem mesmo de onde o amigo "Fcardozo" demonstrou na foto.

Nesse momento estou dando manutenção numa asus q faz esse zumbido, e há outras asus, que já vi fazendo isso.

o que posso dizer é que meu micro está funcionando muito bem, esse que estou mexendo agora tá ok, rodando jogo tranquilo.

e eu sempre quis saber q zumbido era esse, mas nunca tinha ligado uma coisa a outra, fico tranquilo em saber que é comum nessas placas.

Sucesso a todos! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera desculpa por ressucitar este post, mas eu estou com o mesmo problema e como vi aqui o pessoal estava meio em dúvida do que poderia causar esse "assobio" e acabei descobrindo que o barulho, que aparentemente vinha da região do processador, vinha na verdade de dentro da minha fonte, um capacitor estava "vazando" e causando esse assobio. Numa dessas esse pode ser tbem o problema de vocês.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!