Ir ao conteúdo

Direct X 10

negonparkstar

Posts recomendados

Postado

Alguma previsão para quando começa as vendas das placas de vídeo DX10? Já estou guardando um dinheirinho. :D

final do segundo semestre desse ano, tá chegando!!!!

mas c eu fosse você eu esperava (assim como eu vou fazer...), no começo vaio ser tudo meio caro e logo já baixa

o fd é c essas primeiras placas dx 10 forem ruins com o proprio dx 10 como eram as primeiras dx 9 eram ruins com o mesmo, estou falando das fx da geforce, muito fracas quando c tá usando dx 9 nelas, acho9 q as placas boas em dx 10 (assim como as ati 9*** e as geforce 6***) vai demorar um pouco, vou ser paciente, assim dá pra juntar mais grana e pegar uma placa realmente boa em dx 10...

Postado

uma infinidade, a grande maioria q saiu em 2005 e 2006 (dos bons) e d 2004 far cry

Totalmente errada sua afirmação.Eu perguntei FULL e não só uma parte.Que eu sei atualmente FULL DIRECTX 9C só o Splinter Cell:Chaos Theory e futuramente o Unreal 2007 e Crysis bom esse ultimo dizem ainda ser directx 9c,outros dizem ser directx 10...mas acho difícil.

Postado

mas c eu fosse você eu esperava (assim como eu vou fazer...), no começo vaio ser tudo meio caro e logo já baixa

o fd é c essas primeiras placas dx 10 forem ruins com o proprio dx 10 como eram as primeiras dx 9 eram ruins com o mesmo, estou falando das fx da geforce, muito fracas quando c tá usando dx 9 nelas, acho9 q as placas boas em dx 10 (assim como as ati 9*** e as geforce 6***) vai demorar um pouco, vou ser paciente, assim dá pra juntar mais grana e pegar uma placa realmente boa em dx 10...

É claro que eu vou esperar. Não é todo dia que tenho dinheiro para gastar em uma placa super-hyper-mega-fodástica.

Postado

100% de acordo é a velha hisstoria assim como as mx400 de 64mb sairam por 400 nos grandes centros e logo depois o preço já caiu imensamente assim como o ps2 agora.

• Membro VIP
Postado

Nem sempre, veja a radeon 9500 e 9700, foram as primeiras da ati em dx9.0, mas nem por isso eram placas fracas...

Postado

Totalmente errada sua afirmação.Eu perguntei FULL e não só uma parte.Que eu sei atualmente FULL DIRECTX 9C só o Splinter Cell:Chaos Theory e futuramente o Unreal 2007 e Crysis bom esse ultimo dizem ainda ser directx 9c,outros dizem ser directx 10...mas acho difícil.

não é só o chaos teory não, age 3, F.E.A.R, battle 2, só pra citar alguns exemplos

qnt ao crysis, nd v o q você falou, ele foi anunciado oficialmente como sendo o 1º jogo dx 10, mais já tem outros, haze por exemplo, mas q vai ser lançado dps do crysis...

o q uns dizem ser ou não ser, são as demonstracoes, c as demonstracoes são em dx 9.0c ou 10, c o pc q esta sendo rodado é dx 10 ou dx 9.0c emulando o dx 10...

mas q o crysis é dx 10 não tem "achismo"

Nem sempre, veja a radeon 9500 e 9700, foram as primeiras da ati em dx9.0, mas nem por isso eram placas fracas...

as primeiras da ATI, eu sei q elas são boas em dx 9, já tive uma (9600se, dava um coro na 5200 256/128 em dx 9, mas dx 8.1 perdia...), mas as fx foram as primeiras geral

Postado

não é só o chaos teory não, age 3, F.E.A.R, battle 2, só pra citar alguns exemplos

qnt ao crysis, nd v o q você falou, ele foi anunciado oficialmente como sendo o 1º jogo dx 10, mais já tem outros, haze por exemplo, mas q vai ser lançado dps do crysis...

o q uns dizem ser ou não ser, são as demonstracoes, c as demonstracoes são em dx 9.0c ou 10, c o pc q esta sendo rodado é dx 10 ou dx 9.0c emulando o dx 10...

mas q o crysis é dx 10 não tem "achismo"

Por favor tenha certeza antes de falar qualquer coisa...

Não é achismo e sim ainda não ha certeza que Crysis seja mesmo directx 10...dizem em muitos lugares que ele vai usar uma vga directx 10 somente pra ganhar desempenho...e que ele suportara também o directx 9c.

E quando é que vai sair o Crysis?final do ano dizem né?e o windows vista?só meio do ano que vem né?voce sabia que o directx 10 não sera compativel com o windows xp?junte tudo isso e pense bem se Crysis vai ser mesmo directx 10...

Postado

DirectX 10: A Inovação

• Com toda essa conversa a respeito dos consoles da nova geração - e várias screenshots muito impressionantes circulando na web - os fãs de jogos de PC estão naturalmente imaginando se esses poderosos sistemas irão acabar com os jogos de computador. Em um palavra...não.

Os recentes Xbox 360 e PS3 são baseados em DirectX9, no caso do 360 é "DirectX9 e um pouco mais". Mas o DirectX10 é uma nova fera totalmente diferente. É uma completa revisão da API, quase completamente reescrita e que requer um hardware substancialmente diferente daqueles que nós costumamos ver.

• De início, vamos deixar claro algumas concepções rotuladas de forma errada. Durante o ano passado, a plataforma gráfica que chegará com o Windows Vista tem sido referenciada por diversos nomes. DirectXNext e Windows Graphics Foundation 2.0 são dois dos mais conhecidos. Os nomes estão mudando internamente na Microsoft, e parece que todos eles acabaram convergindo para DirectX10. Ao contrário de alguns relatos, ele será distribuído com o Vista juntamente com o DirectX 9.L, uma versão alterada do DX 9 para acomodar o novo modelo do driver LDDM utilizado pelo sistema operacional.

• Directx10 inicia corrigindo aquilo que estava problemático nas versões anteriores, como alguns problemas de estabilidade e baixo desempenho e então, remove partes desnecessárias e antigas da API ( funções de transformação e iluminação = famoso T&L). O comportamento das placas baseadas em DX10 serão bem definidos, por isso os desenvolvedores podem obter a saída esperada de seus códigos sem nenhum "tweak" para corrigir as excentricidades das diferentes placas de vídeo de diferentes fabricantes.

A nova API também irá exigir novos recursos de hardware. O primeiro é a nova função de "shader geométrico", que opera não apenas sobre um único vértice como as unidades de shader atuais e sim, sobre todos os elementos primitivos: pontos, linhas, linhas com vértices adjacentes, triângulos e triângulos com vértices adjacentes. A gigantesca perda de desempenho imposta pelas diversas mudanças de estado devem se tornar coisa do passado. Estados de renderização são agrupados em cinco diferentes objetos que podem ser armazenados (cached) pelo hardware, com a possibilidade de armazenar mais de 4096 objetos de cada tipo por vez. DX10 também introduz um núcleo de shader comum entre pixels e vértices. Certamente, isso não obriga que o hardware precisa ter ALUs que operem tanto sobre pixels como sobre vértices, significa apenas que a linguagem e as funções foram fundidas em um único conjunto shader.

Em consequência dessas inovações, os games devem apresentar um nível de detalhes absolutamente sem precedentes, incluindo um drástico aumento nos detalhes do plano de fundo que existem no mundo real mas que não existem nos jogos. Obviamente, a qualidade de renderização irá aumentar também, com melhoras nas funções de antialiasing. Isso também representa uma melhor distribuição de objetos, a habilitade de automaticamente gerar conteúdo na GPU e por fim, utilizar virtualização da memória no Driver LDDM para reduzir o custo com largura de banda e prover acesso mais granular aos dados gráficos.

• É suficiente dizer: Quando os jogos em DX10 chegarem, eles estarão em um nível de qualidade que a próxima geração de consoles (X360, PS3) não poderá chegar.

• O que podemos esperar: Uma verdadeira mudança de shaders, e não tapa-buracos como o SM3 no já cansado Dx9, espero que todos entendam que em + 2 anos de SM3(Dx9.0c) e jogos de markenting, não vimos quase nada em jogos, mais sim um adendo á mais a spec das VGA's que portam tal "tecnologia", mais é culpa de quem? Nossa é que não é, investimos dinheiro e não obtivemos retorno, mais enfim, nossas VGA's atuais não vão rodar Dx10 de maneira alguma, nem emulado, já que a API foi reescrita com novas instruções(algumas delas reaproveitadas) que nada tem haver com o Dx9 que conhecemos atualmente.

Postado

Por favor tenha certeza antes de falar qualquer coisa...

Não é achismo e sim ainda não ha certeza que Crysis seja mesmo directx 10...dizem em muitos lugares que ele vai usar uma vga directx 10 somente pra ganhar desempenho...e que ele suportara também o directx 9c.

E quando é que vai sair o Crysis?final do ano dizem né?e o windows vista?só meio do ano que vem né?voce sabia que o directx 10 não sera compativel com o windows xp?junte tudo isso e pense bem se Crysis vai ser mesmo directx 10...

o dx 10 não é retrocompativel, mas alguem falou alguma coisa do crysis? exeistem inumeros jogos dx 9 q podem ser rodado no 8 ou no 7, com o crysis SERÁ o mesmo, segundo a gamespot, e q não impede d lançarem o jogo com dx 10, só q por enquanto pra ser rodado a dx 9

Postado

o dx 10 não é retrocompativel, mas alguem falou alguma coisa do crysis? exeistem inumeros jogos dx 9 q podem ser rodado no 8 ou no 7, com o crysis SERÁ o mesmo, segundo a gamespot, e q não impede d lançarem o jogo com dx 10, só q por enquanto pra ser rodado a dx 9

Pois é também tem essa o directx foi feito para aumentar a qualidade grafica dos jogos porém saibam que nem todas as placas serão compativeis com o 10 então rodarão o jogo no 9.

• 3 meses depois...
Postado

Saca só esta gente.

Os Shaders DirectX 10 não precisam ser unificados

Segundo a Microsoft, não importa se serão utilizados Shaders Unificados ou não. A única exigência é o suporte ao Shader Model 4.0 para que exista a compatibilidade com o DirectX 10, e isso é tudo.

Isto confirma a teoria da NVIDIA, segundo a qual esta tecnologia não seria necessária, ao menos por enquanto. E se a Microsoft não está se preocupando com isso, por que a NVIDIA deveria se preocupar? Esta empresa, verde que te quero verde, já decidiu resolver este problema de outra forma maneira, já que os seus Shaders Vertex, Pixel e Geometry são independentes e estão separados em duas partes, o que oferecerá maior performance (pelo menos é nisso que se acredita) :goff: nos jogos DirectX 9.

E essa é a ideia da NVIDIA com o seu iminente G80, e a Microsoft não fez nenhuma objeção. A NVIDIA será a primeira companhia a apresentar um produto DirectX 10, enquanto a ATI seguirá os seus passos um pouco mais tarde. Portanto, o G80 terá algumas preciosas semanas de vantagem.

DirectX 9.0L: um DirectX 10 para o Windows XP?

O site The Inquirer forneceu mais informações a respeito do DirectX 9.0L, que se anuncia como a próxima versão do API 3D da Microsoft para Windows XP. Apesar do temor de numerosos consumidores, parece que este DirectX 9.0L será equivalente ao DirectX 10 do Windows Vista para aqueles que pretendem continuar com o Windows XP SP2.

Os correspondentes afirmam que o DirectX 9.0L permite que usuários do Windows XP rodem jogos originalmente programados para o DirectX 10 e em contrapartida, é certo que estes não poderão rodar sob a atual versão 9.0c. Por exemplo, o jogo Crysis rodará no mínimo sob o DirectX 9.0L.

A questão está nas mãos das duas principais fabricantes de processadores gráficos, ATI e NVIDIA, que prevêem modelos compatíveis com DirectX 10 acessíveis apenas em meados de 2007, enquanto o Vista permanece com seu lançamento para o início do mesmo ano. Isso poderia deixar um vazio de vários meses para os jogadores e justifica, então, a existência do DirectX 9.0L para Windows XP compatível com o DirectX 10. Uma outra pergunta: será que Crysis rodará da mesma maneira no Windows XP como no Vista?

É está rolando muita coisa nesta internet.

T+

• Membro VIP
Postado

só digo uma coisa: E haja bolso pra tanta inovação e tecnologia! Tomara que nossas plaquinha dx 9.0c e nosso windows XP segurem os games por mais 1 ano pelo menos hehehe.

Postado

claro que segura, é só não jogar essas coisas absurdas de hoje em dia :joia:

WE, Fallout, Street Fighter, Comanche, Counter Strike, Battlefield, Age of Empires, Rise of Nations... resolvido...

aliás, digo mais, é MUITO difícil você ver um jogo de hoje em dia, tão divertido quanto os de antigamente, e também quantos jogos modernos são divertidos e quantos ANTIGOS eram divertidos, os gráficos fizeram as empresas esquecerem a diversão.

The Dig, Time Commando, Commandos, Wolfenstein, Mortal Kombat, Metal Slug...

E por aí vai

• Membro VIP
Postado

jogar joga, de acordo com os requisitos minimos ele roda na geforce6600 e nesses requisitos da pra confiar, pois o far cry pedia no minimo uma gf2 e rodava realmente na gf2 (Muito feio mas rodava). E pelo que eu entendi o windows vista só rodará em placas com suporte ao directx10???

Postado

jogar joga, de acordo com os requisitos minimos ele roda na geforce6600 e nesses requisitos da pra confiar, pois o far cry pedia no minimo uma gf2 e rodava realmente na gf2 (Muito feio mas rodava). E pelo que eu entendi o windows vista só rodará em placas com suporte ao directx10???

Acho que vista rodará até em onboard mas sem os efeitos do aero..até porque muitos notebooks com vga onboard estão saindo com o logo Vista Capable...

E mesmo que seja verdade vai vende 100 copias...hehe até porque muitas empresas ainda usam 98..

Grande abraço!

Postado

tudo que foi visto no Crysis é directx 9, o que prova DX9 pode ser explorado de uma melhor forma é apenas trabalhoso, na entrevista que eu vi os cara falaram que o trabalho dos caras que estão fazendo crysis vair ser modificar o codigo para ser compativel com DX10 isso se eles realmente quiserem lancar o jogo em DX10, o jogo pode ser lancado em DX9 e depois ser atualizado com DX10.

• Membro VIP
Postado

O Windows Vista rodará em placas Dx10 e em placas dx9 (sejam elas sm2.0 ou sm3.0).... O requisito mínimo para usar o Aero é uma placa dx9/sm2.0.... As placas dx9 sejam sm2.0 ou sm3.0 irão usar o Dx9.0L, que será uma versão do direct9.0c que temos agora para o Vista... O Dx10 será somente para as placas dx10, já que como se sabe ele não é retrocompativel....

Postado

exato, mas voce não precisa usar o vista com aero, voce pode desligar e eu creio que a maioria dos usuarios vão desligar o aero, mas que é bonito realmente é, pelos reviews as vezes é necessario ter mais de 1gb pra rodar o aero direito no RC2, no RC1 rodava com 512mb, sem falar de ter um bom processador, mas eu nem ligo muito pra isso eu gosto de ter um desktop estilo windo98 ou o xp classico sem frescuras.

e as placas dx9 no vista rodando com dx9.0L vão sim rodar os jogos DX10, não é retrocompativel, mas isso não quer dizer q as dx9 com dx9.0l ao vão rodar dx10, tudo parece que sim.

windows vista janelas em 3d:

67140_3dexperience.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...