Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia: Como resolvi os problemas da Radeon 6900Pro


tioruivo

Posts recomendados

Bem, para começar, vou contar a história inteira.

Possuo um Celeron D 2666 Prescot que veio com uma placa Phanton 3D da Pine. Alegremente, escolhi a ATI Radeon 9600Pro 128 PowerColor para substituir minha plaquinha que não estava dando bom rendimentos.

Quando instalei, comecei a ter três tipos de problemas no PC quando executava programas pesados como jogos, etc. :

1- Reinicialização sozinho ;

2- Travmentos (Tela Preta) ;

3- Baixo desempenho momentâneos.

Meu primeiro passo foi atualizar os drives para a versão mais recente do Catalyst. Não resolveu meu problema. Então passei a pesquisar aqui no fórum e comecei a ficar preocupado pela dita

"incompatibilidade Via x Radeon".

Assim, tomei as seguintes medidas para arrumar meu problema. Se alguém tiver os mesmo erros que eu tive, pode tentar seguir o guia:

1- Ligar o monitor diretamente no estabilizador e não na fonte.

2- Baixar o Everest e identificar exatamente o modelo e fabricante do meu processador.

3- Substituir os drives catalyst pela versão mais recente do Omega ( http://www.omegadrivers.net/ )

Antes de instalar os drives do Omega deve-se apagar todos os vestígios dos drives ATI no seu PC. Um guia da própria ATI ensina isso em https://support.ati.com/ics/support/default...dge&folderID=27

Lembrando que deve-se apagar as entradas de registro e arquivos temp. Mas o site ensina tudo direitinho.

Esse passo resolveu os meus problemas de reinicialização. Após isso o computador ainda tinha problemas de travamento (tela preta) e baixo desempenho quando full.

4- Verificação da temperatura do processador. Esse passo foi fundamental. Tive problemas com alguns programas de monitoração. Então usei os indicadores do próprio Everest. Na guia computador, existe uma linha chamada Sensor. Ali se encontram alguns dados de RPM do cooler, Temperatura da placa mãe e do processador. Meu processador em Idle estava a 57 graus. E quando rodava aplicativos pesados em 3D, chegava a quase 91 graus (segundo o log do Mother Board Monitor) causando o travamento do PC (ainda bem que não torrou). A velocidade do cooler era de 2800 RPM.

Assim não tive mais dúvidas. O problema não era incompatibilidade da ATI com a VIA. O problema era que a instalação da placa de vídeo, sobrecarregou o meu processador e o cooler não estava dando conta.

Passei em uma loja e comprei o Spark 7+ Xaser Edition. Muito barulhento em altas rotações mas muito eficaz também. Instalei em casa e a temperatura do processador em Idle a 5500 RPM passou para 37 graus ( :blink: ) . Incrível. Comecei a ligar vários dispositivos 3D para ver até onde ia essa solução. Quando em full, meu PC passou a estar com 59 graus com variações até 61 graus as vezes mas retornando.

Pois bem. Resolvido o problema da temperatura, fui testar meu aplicativo 3D que sempre dava pau. E o resultado final foi :

1- Nunca mais reiniciou ;

2- Nunca mais travou ;

3- O desempenho melhorou 100 % e agora finalmente, posso fazer meu overclock.

Por sinal, para quem chegar aqui e se identificar o problema, podem entrar aqui mesmo no fórum em Cooler e Dissipadores. Talvez só lapidando e passando uma pasta térmica de qualidade os resultados de seu PC alterem significativamente.

Concluindo, devo dizer que estou agora, totalmente satisfeito com minha placa mãe (com VIA), meu processador Celeron D (é uma belezinha) e minha plaquinha Radeon 6900 Pro. Posso dizer que não há incompatibilidade entre nenhum componente (pelo menos aqui em casa).

Quero dizer só mais uma coisa : Resolvi escrever esse guia como forma de agradecimento a vocês do fórum. Quando comecei a desmontar e montar computadores aqui em casa, eu não sabia de nada. Graças ao suporte do Clube do Hardware aprendi muito e passei a resolver meus próprios problemas. Sei que o guia é bem simples, mas tive muito trabalho para chegar até esse resultado final.

Espero que o pessoal que também esteja começando agora faça bom uso ! Valeu pessoal !!!

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ótimo cara, mas isso resolveu seu problema e pode solucionar alguns, foi ótimo!! porém tem o seguinte:

Travamentos, perda de desempenho e reinialização do micro pode ser a fonte.

temperatura do processador não influencia tanto, por exemplo, meu processador chega a 67 graus brincando (Mesmo com um cooler de athlon xp 3200+) e não á queda de desempenho no meu pc.

Esses ensinamentos de desistalação dos dirves é ótimo, mas um drivercleaner resolve o problema.

Se a pessoa quiser pode usar o catalyst mesmo e modifica-lo pelo ATI tray tools (As vezes fica mais potente que os omega).

Bom, pra te dar um exemplo olhe meu caso, minha radeon de repente começou a dar VPU recover direto e seu desempenho caiu muiito! Peguei ela, pus em outro pc e a mesma coisa, levei na assistencia e disseram que era a placa-mãe, troquei, e o problema persistiu. Até que eu resolvi botar ela num pc com fonte de 380w reais, e pra minha surpresa a placa pegou perfeitamente, ou seja, o problema era fonte, já que a minha só tem 235w reais. Já estou a providenciar uma fonte nova e uma placa de video tambem hehehe. (Vou pegar uma 9600pro, já que sobrou money da compra da fonte eu vendo a minha 9550 e compro uma 9600pro).

ótimo topico!! Parabens!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo cara, mas isso resolveu seu problema e pode solucionar alguns, foi ótimo!! porém tem o seguinte:

Travamentos, perda de desempenho e reinialização do micro pode ser a fonte.

temperatura do processador não influencia tanto, por exemplo, meu processador chega a 67 graus brincando (Mesmo com um cooler de athlon xp 3200+) e não á queda de desempenho no meu pc.

Esses ensinamentos de desistalação dos dirves é ótimo, mas um drivercleaner resolve o problema.

Se a pessoa quiser pode usar o catalyst mesmo e modifica-lo pelo ATI tray tools (As vezes fica mais potente que os omega).

Bom, pra te dar um exemplo olhe meu caso, minha radeon de repente começou a dar VPU recover direto e seu desempenho caiu muiito! Peguei ela, pus em outro pc e a mesma coisa, levei na assistencia e disseram que era a placa-mãe, troquei, e o problema persistiu. Até que eu resolvi botar ela num pc com fonte de 380w reais, e pra minha surpresa a placa pegou perfeitamente, ou seja, o problema era fonte, já que a minha só tem 235w reais. Já estou a providenciar uma fonte nova e uma placa de video tambem hehehe. (Vou pegar uma 9600pro, já que sobrou money da compra da fonte eu vendo a minha 9550 e compro uma 9600pro).

ótimo topico!! Parabens!!!!

onde eu baixo driver cleaner??

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pra completa esse tuto ai posso falar um outro problema q ainda não foi resolvido aqui comigo, ARTEFATOS NA PLACA DE VIDEO, ou seja, deformações nos jogos, cores deformadas, e outros defeitos bem visiveis, depois de verificar todas as possibilidades de problemas, percebi q ela foi danificada pelo meu proprio PC, não sei ainda c foi a fonte ou memoria bichada, mas q ela estava nova e começo a da pau isso e verdade, pois bem, esse tipo de problema não tem conserto, e eu dei sorte de ela estar na garantia ainda, quando isso acontecer com você tome muito cuidado, teste ela em varios PCs diferentes, use o ATItool para verificar artefatos, verifique se sua fonte "aguenta" a vga, como nosso amigo Fernando ai disse,

já que a minha só tem 235w reais
, vale relembrar q um PC não so precisa de processador, pm, vga e memoria boa, precisa também de uma boa fonte, você já ligou 2 xuveiros juntos ai na sua casa, da queda de energia, o mesmo acontece com o PC, pois bem, resumindo isso tudo, so quero alertar antes de postar q seu PC ta com problema veja antes se sua Fonte aguenta ele, ok???
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal pelo complemento ...

Realmente a fonte é uma preocupação ... Meu último passo, se caso não desse certo as modificações que eu fiz, seria trocar a fonte. Ainda bem que não precisei (economizei uns reais :D ).

De qualquer modo pretendo trocar a fonte logo. Uma fonte boa é garantia de vida mais longa ao pc ...

Obrigado pelo complemento ...

Obs. : bixowp5 - Você também pode baixar o driver cleaner no www.superdownloads.com.br ... É so procurar lá ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu sei quantos watts a minha fonte gera e quantos o meu pc demanda?

tipo, como saber quando a fonte já não dá conta do recado?

Vocês recomendam algum medidor de temperatura e rpm do cooler bom?

como eu sei quantos watts a minha fonte gera e quantos o meu pc demanda?

tipo, como saber quando a fonte já não dá conta do recado?

Vocês recomendam algum medidor de temperatura e rpm do cooler bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!