Ir ao conteúdo

HD Samsung SP0411N

MarcosSantiago

Posts recomendados

Postado

Pessoal é o seguinte: meu micro tinha dois hd´s, um de 20gb e outro de 40gb. O de 40gb que é um samsung SP0411N - Pango (Rev 6 - controladora) algumas vezes não era reconhecido na inicialização e era só desconectar o cabo flat e reconectar que eu religava e reconhecia. Só que hoje, travou no windows e ao reiniciar só era detectado o de 20gb. Tentei de várias formas fazer com que o de 40gb fosse reconhecido. Como master, como slave, na IDE0, na IDE1 e nada e pra piorar, na quarta tentativa, ao ligar o micro, e, pouco tempo, senti um cheiro de circuito queimando... desliguei o micro e vi que tinha queimado um chip da controladora do HD de 40GB... entrei em desespero pois estou perdendo 35gb de dados dos quais muitos são importantíssimos...

Lembrei que meu irmão tem um HD do mesmo modelo que o meu: Samsung SP0411N - Pango, só que com um pequeno detalhe, na placa controladora do HD dele tem Rev 7, e a minha é Rev 6. Mesmo assim tirei a controladora do HD dele e coloquei no meu, torcendo que reconhecesse o HD ao ligar para eu recuperar os dados, mas isso não aconteceu. Continuou a não ser reconhecido o HD... Será que perdi tudo?!?!? Será que não reconheceu pelo detalhe da Rev 6 e Rev 7 diferenciarem alguma coisa entre os dois que são do mesmo modelo? Será que levando num técnico que recupera HD´s ele consegurá fazer algo para me ajudar com os dados? Tenho fotos de familia, digitais de 3 anos pra cá e cometi a besteira de não fazer backup em cd´s e estou desesperado pensando em tê-las perdido, além de muitos outros dados....

Por favor me ajudem!!!! Obrigado.

Postado

MarcosSantiago

...desliguei o micro e vi que tinha queimado um chip da controladora do HD de 40GB... entrei em desespero...... Será que levando num técnico que recupera HD´s ele consegurá fazer algo para me ajudar com os dados?

Lógico que sim, Marcos!!! É só trocar o chip que está queimado!

B)

Postado

E tem como trocar esse chip facilmente? É tão pequeno e soldado na placa controladora?!? E o que eu falei sobre desparafusar a controladora e colocar outra de um mesmo modelo do HD, por que não funcionou? Será que tem algum outro problema interno, na parte dos discos? Ou o problema foi a diferença de revisão, onde a minha era Rev 6 e a do meu irmão Rev 7?

Mais uma dúvida, por que será que aconteceu isso? de queimar o chip? Seria problema do próprio HD, ou pode ser um fator externo, vindo da placa mãe, ou da fonte sei lá....? Depois disso, usando somente o outro HD de 20gb, estou notando que ele está trabalhando muito quente. isso é normal e eu não tinha percebido? ou não?

Mais uma vez, por favor me ajudem. Obrigado.

Postado

Pessoal é o seguinte: meu micro tinha dois hd´s, um de 20gb e outro de 40gb. O de 40gb que é um samsung SP0411N - Pango (Rev 6 - controladora) algumas vezes não era reconhecido na inicialização e era só desconectar o cabo flat e reconectar que eu religava e reconhecia.

Veja, meu caro Marcos, que seu HD já estava com problema. Talvez no conector.

E tem como trocar esse chip facilmente? É tão pequeno e soldado na placa controladora?!? E o que eu falei sobre desparafusar a controladora e colocar outra de um mesmo modelo do HD, por que não funcionou? Será que tem algum outro problema interno, na parte dos discos? Ou o problema foi a diferença de revisão, onde a minha era Rev 6 e a do meu irmão Rev 7?

Estou acreditando, mas não posso afirmar, que haja mesmo um problema interno. Quanto a trocar o chip, não é fácil! Mas uma Oficina de Manutenção de HD pode fazer isso!

Mais uma dúvida, por que será que aconteceu isso? de queimar o chip? Seria problema do próprio HD, ou pode ser um fator externo, vindo da placa mãe, ou da fonte sei lá....? Depois disso, usando somente o outro HD de 20gb, estou notando que ele está trabalhando muito quente. isso é normal e eu não tinha percebido? ou não?

Marcos, não sei, não!!! Essa Fonte aí deve estar com tensões alteradas. HD esquenta, mas não tanto a ponto de se notar, como você notou!

Não vou entrar em detalhes técnicos porque não sou tão expert assim!!! Espero que alguém, com mais experiência que eu, venha nos ajudar!!!

B)

Postado

Pessoal, estou testando o HD de 40Gb com defeito com outra placa lógica funcionando de outro SP0411N, só que Rev 7. O meu é Rev 6. Bom, quando ligo o micro, para reconhecer o HD, demora pra caramba e quando pego nele é como se o motor não estivesse funcionando, mas teclando Del, quando consigo entrar no Setup, com a auto detecção ele é rerconhecido, porém salvando as alterações e reiniciando ele demora pra carregar mais um bocado de tempo, aí percebo o motor girando, através da vibração, mas não chega a carregar o Windows, aí é como se ele não percebesse o HD de novo pois pede Boot, e no HD tem win XP instalado. Colocando como slave, aí não é reconhecido nem ele nem o master para rodar o boot.

E aí, é problema interno, no motor, nos cabeçotes de leitura?!? tem perigo dessa placa logica que estou testando queimar também? é osso!

Por favor me ajudem com mais informações... Valeu.

Postado

E aí pessoal, ninguém tem ideia do que eu posso fazer?

Lendo o tutorial do Clube do Hardware sobre a anatomia do HD, vi que o chip que queimou foi o driver dos motores. Vi também no tutorial Mitos sobre recuperação de dados, que a simples troca da placa lógica pode não resolver o problema devidos a dados que são gravados, parte na placa lógica e outra parte no HDA(dentro do HD) e por isso deve-se enviar o HD para um laboratório especializado em recuperação de dados de HD.

Será isso que aconteceu com o meu HD? vocês podem me indicar alguns desses especializados em recuperar dados de hd?

Obrigado.

Postado

Pessoal, estou testando o HD de 40Gb com defeito com outra placa lógica funcionando de outro SP0411N, só que Rev 7. O meu é Rev 6. Bom, quando ligo o micro, para reconhecer o HD, demora pra caramba e quando pego nele é como se o motor não estivesse funcionando, mas teclando Del, quando consigo entrar no Setup, com a auto detecção ele é rerconhecido, porém salvando as alterações e reiniciando ele demora pra carregar mais um bocado de tempo, aí percebo o motor girando, através da vibração, mas não chega a carregar o Windows, aí é como se ele não percebesse o HD de novo pois pede Boot, e no HD tem win XP instalado. Colocando como slave, aí não é reconhecido nem ele nem o master para rodar o boot.

E aí, é problema interno, no motor, nos cabeçotes de leitura?!? tem perigo dessa placa logica que estou testando queimar também? é osso!

Por favor me ajudem com mais informações... Valeu.

Olá amigo,

Vou explicar de uma forma mais simples para você entender os problemas que estão acontecendo com o seu HD beleza...

Primeiramente é fato que a sua placa lógica antiga queimou e esse chip queimado provavelmente não poderá ser substituido devido a você ter dito que sentiu um cheiro de queimado... normalmente quando um chip ou controlador de tensão queima ele simplesmente deixa de funcionar e somente medindo com equipamentos para isso conseguimos detectar o que exatamente queimou no seu caso ele não simplesmente queimou ele "fritou" e provavelmente acabou com as chances de recuperação da sua placa lógica pois apesar de ser possivel "consertar" isso seria uma "gambiarra" e um serviço que nós técnicos sérios de Hardware não fazemos.

O HD é reconhecido com a placa lógica com a versão diferente (rev.7) simplesmente porque é a própria placa lógica que tem uma eprom (chip com dados do HD gravados; cilindros, cabeças, setores, etc.) e é nesse chip que a BIOS busca os dados para reconhecer um HD, já saindo da BIOS o sistema procura o setor de boot do proprio HD e nesse momento ele não consegue ser reconhecido.

O problema dessa placa não funcionar no seu HD é que ela provavelmente tem uma versão de firmware diferente do seu HD (por isso que eles indicam a versão do HD na placa...) e é muito provavel que se você conseguir uma placa lógica identica a sua você consiga recuperar o seu HD.

Quanto ao seu HD que esta funcionando (20GB) estar esquentando muito... esse deve ter sido exatamente o problema que gerou a queima da sua placa lógica porque como esses HD´s deviam estar instalados muito proximos um do outro eles fazem um tipo de troca de calor que aumenta bastante a temperatura dos dois. Sugiro que você reavalie a ventilação interna do seu gabinete e providencie mais alguns coolers para aumentar a ventilação dele e verifique também se a sua fonte não esta com problemas pois esse é outro fator que provoca muitos problemas... mas como você disse que antes tinha sempre que tirar e colocar o flat cable para o seu HD ser reconhecido o mais provavel é que o conector de força não tenha ficado encaixado corretamente e isso queimou a sua placa (isso é o motivo de quase 40% das placas lógicas queimadas que vejo).

Espero ter ajudade e estou a disposição caso ainda tenha alguma duvida.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Postado

Beleza luciano3001

Obrigado pelas explicações. Como não conheço ninguém que tenha esse HD com Rev 6, vou levar a uma técnico aqui que disse que pode recuperar o hd somente trocando a placa logica, sem precisar mexer no HDA. Talvez ele tenha essa placa logica com mesma versão da minha. É provável que ele não me venda essa placa caso tenha... Mas se recuperar os dados, pra mim já é muita coisa.

Valeu. Se eu tive sucesso posto aqui os resultados.

• 3 meses depois...
Postado

Olá alguem já consegui recuperar algum HD SAMSUNG trocando a placa logica?

tenho tambem o modelo SP0411N e vou tentar recupera-lo, mas gostaria de conversar com alguem que teve sussesso na operação

e ai alguem já consegui arrumar HDs?

Postado

A placa lógica de um HD, só se troca quando já tiver feito todos os testes possíveis e se constatar que o problema é realmente a placa lógica.

Aí sim, troca-se por outra da mesma marca, modelo e capacidade para que o HD seja reconhecido na bios (setup) e volte a funcionar normalmente.

Como sabe que o problema do seu HD é a placa lógica?

Qual é o erro apresentado?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...