Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium e celeron


Joao Paulo Rodrigues

Posts recomendados

Ola galera

tenho uma duvida, um cliente quer comprar um micro q seja bom mas não seja caro.

expliquei q o q é bom não é barato, passei um orçamento de um P4, mas ela achou caro!

Aí fui atrás de um celeron, q roda a 2.53, 1mb de cache L2, fsb 533, a unica diferença para o P4 q eu vi é o clock, q é 2.66. ambos sockete 775.

Pelo q eu sabia a diferença de um pro outro é apenas o cache, mas nesse caso é o mesmo.

A cliente descartou os AMDs, ela não quer de qualquer jeito, tem q ser intel, até porque os AMDs estão um pouco mais caro ( uns 120,00).

o que quero saber é o seguinte, se eu comprar esse celeron, terei um desempenho semelhante ao de P4 2.4????? as chances de over nesse celeron são grandes como no P4??????????? sera q da pra fazer ele rodar nuns 2.7 ou 2.8 ghz com placa mãe PCchips????? e se over der certo, chegara ter um desempenho semelhante ao de um Sempron 3400+???

Espero q esclarençam minhas duvidas

até mais valeu.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, a diferençã de um p4 para celeron era exatamente essa, a memórira cache (neste caso),mas os p4 acima de 2,8Ghz tem, além de mais memoria cache, o barramento de 800Mhz e tecnologia HT, que aproveita partes ociosas do processador, emulando um segundo processador.

Esse Celeron, na verdade, acho q deve ter ums 256Kb de cache, tem algo errado nessas especificaç~eos aí...

falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se há algo de errado, mas esta anunciado na pagina de preços do meu fornecedor, q ele tem 1m de cache L2 e fsb de 533, só não tem o HT!

A principal duvida é sobre o overclock, quero saber se ele chega à uns 2.7 ou 2.8 ghz.

E mesmo se estiver errado, se o cache for de 256Kb, rodando a 2.7 ghz, ele consegue ter um desempenho semelhante ao de um P4 2.4????

agradeço a colaboração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se há algo de errado, mas esta anunciado na pagina de preços do meu fornecedor, q ele tem 1m de cache L2 e fsb de 533, só não tem o HT!

A principal duvida é sobre o overclock, quero saber se ele chega à uns 2.7 ou 2.8 ghz.

E mesmo se estiver errado, se o cache for de 256Kb, rodando a 2.7 ghz, ele consegue ter um desempenho semelhante ao de um P4 2.4????

agradeço a colaboração...

o desempenho deles e semelhante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, cara, a não ser que você esteja falando de um Celeron totalmente novo que não foi nem lançado, ou de um Celeron M Dothan (irmão caçula bastardo do Pentium M, aquele para Notebooks) overclockado, eu acho que você está sendo enganado por essas especificações.

Bom, então vamos analisar a situação:

Se você está sendo enganado e esse Celeron tem 256 Kb de cache, pode acreditar que seu desempenho não vai ser muito inferior ao de um P4. A diferença de cache só vai fazer diferença em aplicações que usem muito cache, como aplicações de inteiros, emuladores e aplicações para servidor. O que eu acho que realmente massacra o Celeron é o FSB baixo, que deve diminuir muito a performance dele em jogos e aplicações de I/O (coisas que envolvam um dado entrar na CPU e ser processado de forma contínua), como processamento de vídeo e áudio. Nesses caso esqueça o Celeron. A falta do HT também é um defeito *****. Mas como aparentemente você não vai vender uma estação de trbalho, nada disso via importar muito, e um Celeron D em over (o que vai amenizar o baixo FSB e o problema da cache) deve ganhar de um P4 quase 11% mais lento. O problema é que, se você pretende enfiá-lo numa placa Pcchips (que provavelmente acompanha memórias genéricas e fonte oscilante), eu pessoalmente não sei como você vai overclocar essa máquina. Mas, na verdade, tudo isso é pura teoria minha, já que eu nunca tive um Celeron ou uma PcChips, e é melhor você perguntar para alguém com um mínimo de experiência na linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modelos de Celeron 64 Bits:

Celeron D326 2,53 GHz Cache L2 256k FSB 533 MHz

Celeron D331 2,66 GHz Cache L2 256k FSB 533 MHz

Celeron D336 2,80 GHz Cache L2 256k FSB 533 MHz

Celeron D341 2,93 GHz Cache L2 256k FSB 533 MHz

Celeron D346 3,06 GHz Cache L2 256k FSB 533 MHz

Celeron D351 3,20 GHz Cache L2 256k FSB 533 MHz

Celeron D355 3,33 GHz Cache L2 256k FSB 533 MHz

Os que estão a venda atualmente são estes, todos com instruções 64 Bits habilitadas e com cache L2 256k.

Tenho o Celeron D331, excelente processador para o trabalho, mas recomento uma placa mãe ECS, que é um pouco melhor, tenho a ECS P4M800-M7, com 512Mb de memória, pois trabalhar com menos que isto fica complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte q vou usar é de 450wats (mas é genérica), as memórias são ótimas, vai ser uma DDR400 512mb da samsung. O problema fica mesmo na mb, mas acho q consigo overcloca ele, porque a placa suporta até 800mhz de FSB.

já me ajudaram bastante, valeu, mas ainda tenho uma pergunta.

Se conseguir fazer esse over até 2.7 ou 2.8, ele vai ser melhor q um Sempron 3000+???

Tenho quase certeza q vai, mas quero a opinião de vocês.

obrigado por enquanto!!!

fuuuuuuuuuiiiiiii!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do Celeron sempre ser uma versão capada do Pentium, eua cho que ele gerou bons frutos. Se não fosse esse conceito de processador "popular", provavelmente não teríamos Duron e Sempron para concorrer com o Celeron.

O primeiro Celeron, por exemplo, chegava a ganhar do Pentium II e do Pentium III Katmai em aplicações que exigiam um Cache L2 mais rápido. O Celeron Coppermine aqueceu o mercado de chips básicos, "intimando" a AMD a responder com algo parecido, o que resultou no Duron. De fato, o Celeron Coppermine possuia apenas a metade do Cache L2 do Pentium III e um FSB mais baixo (66MHz para versões anteriores ao 766MHz e 100MHz para superiores á 800MHz).

A real inovação veio com o Celeron Tualatin, que chegava a ser superior ao Pentium III Coppermine (Pelo Cache L2 de 256KB e arquitetura de 0,13um) e fera em overclock por causa do seu FSB de 100MHz.

Apesar de não ser o melhor prcessador do mundo, eu acho que merece bastante respeito e não esse preconceito que as pessoas têm com o nome Celeron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!