Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Voltagem de Athlon 64: influi em desempenho?


fabvon

Posts recomendados

Galera, tenho um Duron 750 e estou pra pegar uma Asus A8v, 2x512 corsair ddr400, uma placa de video msi 128 (não pretendo usar jogos, trabalho com Coreldraw) e processador athlon 64 3200 ou 3500 (Box). Vi que os de tensão menor tem um consumo de energia menor (67 W).

Essa tensão menor influencia no desempenho? E a diferença entre 87W (do de 1.5v) e esse de 67W dá muita diferença na conta de luz, alguém sabe como calcular os gastos disso? É porque tenho uma planilha de custos bem detalhada que apresento pra clientes. Se existir algum software que faça essa medição, de quanto o computador consome por hora, fico grato!

Valeu pessoal! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não influi no desempenho, mas pode influir na estabilidade do sistema. Recomendo á você ir abaixando o VCore de 0,025v por vez e fazer um teste de "burn" com o Prime95 durante duas horas. Se o sistema continuar estável, é porque a diminuição de VCore foi bem sucedida. Vá fazendo isso até você encontrar um limite na estabilidade. Se quiser diminuir mais que isso, abaixe a freqüência do processador pelo multiplicador, até chegar no nível desejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os de tensão 1,5V são fabricados no processo de 130nm, são mais antigos e esquentam mais,

Os de 1,4V são fabricados no processo de 90nm, são mais novos esquentam menos e se forem revisão Ex (E3, E4 ou E6) ainda contam com algumas melhorias que aumentam um pouco o desempenho,

Por isso opte sempre pelos Ex.

Em relação ao consumo de energia, não conheço programas que fazem isso, mas existem alguns instrumentos para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

amigo nos a64 venice e san diego da pra dar undervolt de 1.2 e mais certeza 1.3 ou seja você diminiui e temperatura por consequencia vai e a instabilidade fica normal, faça os testes e verá.. em 1.3 eu mantenho 1 over no mw a64 3000+ de 2.2 garantido.. e com cooler box e temp sussu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, o meu atingiu 1.15v com estabilidade. Faço isso por "frescura" minha ehehhehe

Consome menos ? Provavelmente sim, mas não sei o quanto.. e a não ser que você deixe o micro ligado 24 horas por dia isso vai influenciar tanto assim na sua conta..

Como disse o amigo EduardoS, use um multímetro.. meça o consumo com a vcore normal e depois com a mais baixa que você conseguir.. mas vai ser pouca coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Undervolt serve para baixar consumo e temperatura.

Para fazer overclock, principalmente os mais agressivos, é necessário o aumento da tensão!

Dessa forma consegue-se atingir clocks muito mais altos!

undervolt com overclock é uma combinação perigosa...

melhor não abusar em nenhum dos dois, ou seja, manter o undervolt e o overclock pequenos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!