Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Sempron 2800+


brkamikaze

Posts recomendados

Os processadores Sempron foram feitos para rodar com o FSB à 166 MHz, atingindo o seu desempenho máximo. Porém, eu estou sendo obrigado a reduzir essa velocidade para 133 MHz, pois rodando com a sua capacidade máxima, não consigo ficar 5 minutos sem tela azul/travamento no Windows ou Segmentation Faults no Linux.

Minha maior suspeita é de que seja a ventilação. O Cooler que está sobre o processador é um cooler esverdeado com uma etiqueta no centro da ventoinha dizendo "For Athlon 3000+"; então ele deveria dar conta do processador. Ele usa um dissipador de calor da cor cinza, provavelmente alumínio. A fonte do computador não está na posição ideal mas também não está numa posição ruim; pois está na horizontal no topo do gabinete. Ela possui algumas ranhuras em sua parte superior; o que também não é ruim; mas também não é o ideal segundo um tópico que li. Colocaria uma foto se possível, mas não tenho câmera.

Não tenho condições financeiras para trocar a fonte nem o gabinete (é ruim conseguir "paitrocinio"), mas queria ver se tem algo que posso fazer para auxiliar a ventilação com baixo custo, se esse for o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Partindo da premissa que seu problema é de temperatura, podemos

fazer algumas coisas para baixa-la:

Retirar o cooler do processador e verificar se ele tem a base de dissipador

de cobre, se tiver já é um bom sinal, depois vamos limpar bem a base do

dissipador e o núcleo do processador com alcool isopropilico, tudo limpo e

seco vamos aplicar uma leve camada de pasta térmica de boa qualidade,

como Akasa AK-450 ou similar e reinstalar o cooler no processador.

Agora vamos para outro fator determinante na temperatura que é uma boa

ventilação do gabinete, voce deve instalar pelo menos uma ventoinha na

parte frontal do interior do gabinete puxando ar fresco para dentro, outra

na parte posterior jogando o ar aquecido para fora do gabinete e, se puder,

outra na lateral jogando ar em cima do cooler do processador.

Também é importante uma boa arrumação dos cabos no interior do gabinete

para permitir um bom deslocamento do ar pelo interior do gabinete.

Isso deve melhorar a temperatura.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa placa você configura a frequência pelo Setup.

Eu coloquei deliberadamente 133 MHz pois 166 MHz estava causando problemas.

E quanto às ventoinhas extras e à pasta térmica, verei se consigo colocar, mas vai levar um tempo.

Os cabos da fonte estão todos organizados em feixe passando pelo lado do cooler e se separando na altura do Chipset (Um pouco abaixo e à direita do processador); de onde vão para a placa-mãe, os 3 HDs, o CD-ROM e a frente do gabinete (por causa do "led verde", que fica ao redor do botão power pra dar um visual "neon"). Há apenas um cabo não conectado que é semelhante a um conector "AT", só que com apenas 4 fios (pra q serve isso?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!