Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ajuda urgente temperatura!


paulitho

Posts recomendados

olá galera, bem é o seguinte usava esse mesmo p4 2.8 533 numa p5vd1-x e ele não passava de 40° isso quando jogando um jogo pesado. bem eu tive problemas com a placa e troquei por uma p5gd2-x , só que agora... bem quando ligo o pc e entro no setup, por exemplo, o cpu já esta em 53°. e o rpm do cooler esta em 1700. ai eu ligo o win, e a temperatura cai pra 50° e o cooler sobe pra 2400rpm. estou com muito medo, pois a maquina esta td certinho, mas nem da pra jogar porque a temperatura vai pra 60°. ao meu ver td esta no cooler q esta com essa rotação baixissima, issopode ser problema do cooler mesmo??? da placa?? da alimentação elétrica??? tem como alimentar o cooler de outra forma??? desde já agradeço a ajuda de vocês

meu pc:

asus p5gd2-x

p4 lga 775 2.8mhz fsb 533

corsair 533 512mb x2

hd samsung ide 160gb

combo lg

fonte genérica de 500w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

paulitho MS

Qual o cooler que voce está usando? É o cooler box, que vem com o processador?

Qual a rotação que o cooler funcionava na outra placa? voce tem nessa placa algum

programa para controlar a rotação dos fan e monitorar a temperatura?

Poste as resposta que vai ajudar muito.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estou usando o cooler box que veio com o processador, eu não lembro a rotação dele na outra placa, mas o que eu percebi é q a placa possui um controle próprio de rotação(pwm), quando ele esta ligado a rotação fica em torno de 1700rpm a 3000rpm, variando conforme a temperatura (45° à 60°), e quando este controle esta desligado a rotação fica entre 4000rpm e 4500rpm, gerando muito barulho e não diminuindo a temperatura. bem eu desconfio que seja a pasta térmica que eu não apliquei ao trocar o processador de placa, mas é complicado me basear apenas nisso, pois o chipset também fica em temperaturas altissimas!

aguardo ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tem como estar com sujeira, não tem nem um mes de uso!!!! mesmo assim já verifiquei, achava q o cooler estava estragado, mas quando desligo o gerenciamento da placa-mãe ele vai pra 4000~4500rpm, e com um barulho imenso, e mesmo assim a temperatura permanece a mesma. eu to desconfiado que o contato, ou melhor, a falta de uma pasta térmica esteja atrapalhando.

existe alguma possibilidade desse sensor de temperatura não estar correto??

tenho 1 cooler de gabinete, mas irei pormais um!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOM PRIMEIRAMENTE RETIRE O COOLER E LIMPE BEM A BASE DO DISSIPADOR E A BASE DO PROCESSADOR APLIQUE PASTA TÉRMICA DE QUALIDADE E NÃO A QUE VEM JUNTO COM ALGUMS cooler`S. DE preferência A PASTAS COMO ACTIVE SILVER OU A AK 450, FEITO ISSO SE NÃO TIVER COOLER ADICIONAIS NO GABINETE PROVIDENCIE JÁ UM NA TRASEIRA DE 80 MM JOGANDO FORA O AR QUENTE E UM NA FRENTE DO GABINETE DE " preferência " DE 120 MM JOGANDO AR FRESCO PRA DENTRO, VERIFIQUE TAMBEM A FONTE POIS ALGUMAS PLACAS REQUISITAM FONTES COM MIOR POTÊNCIA. BOM SE NÃO AJUDAR VOLTE A NOS CONSULTAR PARA VER SE AJUDAMOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom galera estava mexendo no setup, e fui na parte de system information, la existe a opção de habilitar o 'q-fan' ou não, abaixo dessa, existe mais algumas especificações, no caso, existe opção uma onde é especificado a partir de qual você escolhe a partir de qual temperatura o q fan vai reagir e aumentar a rotação, imaginem que esta opção estava em 67°!!!! quer dizer temperaturas abaixo disso o fan continua baixo!!! e a baixo existe outra opção onde você escolher com qual potência a fan ira rodar quando as temperaturas estiverem amenas, no caso escolhi 80%.

iniciei o windows e já estou percebendo diferença! a temperatura já chegou aos 45° , a fan esta em 2500rpm em média, vou comprar uma pasta térmica amanha e posto os resultados aqui!!!

não é q não esteja usando pasta térmica pessoal!!! acontece que esse cooler box do meu p4 veio com uma pasta grudada nele! eu apenas percebi q ela se deformou um pouco, e caiu um pouco, quando eu troquei de placa-mãe! mas eu acho q isso não faria meu processador aumentar em 15° a temperatura concordam???

eu tenho uma fan traseira 120mm injentando ar(preferi assim) tinha mais fan antes e exaustor também, mas isso no athlon xp, como troquei por um 64 não fazia sentido tê-los e nem mesmo com esse p4 na p5vd1-x, vou continuar realizando testes e posto aqui

valeu pela ajuda de todos

da pra acreditar! quer dizer que se o meu processador estiver, segundo os padrões da BIOS, abaixo de 67° ele não reagirá e trabalhará com 20% do seu potencial em tese!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom galera estava mexendo no setup, e fui na parte de system information, la existe a opção de habilitar o 'q-fan' ou não, abaixo dessa, existe mais algumas especificações, no caso, existe opção uma onde é especificado a partir de qual você escolhe a partir de qual temperatura o q fan vai reagir e aumentar a rotação, imaginem que esta opção estava em 67°!!!! quer dizer temperaturas abaixo disso o fan continua baixo!!! e a baixo existe outra opção onde você escolher com qual potência a fan ira rodar quando as temperaturas estiverem amenas, no caso escolhi 80%.

iniciei o windows e já estou percebendo diferença! a temperatura já chegou aos 45° , a fan esta em 2500rpm em média, vou comprar uma pasta térmica amanha e posto os resultados aqui!!!

não é q não esteja usando pasta térmica pessoal!!! acontece que esse cooler box do meu p4 veio com uma pasta grudada nele! eu apenas percebi q ela se deformou um pouco, e caiu um pouco, quando eu troquei de placa-mãe! mas eu acho q isso não faria meu processador aumentar em 15° a temperatura concordam???

eu tenho uma fan traseira 120mm injentando ar(preferi assim) tinha mais fan antes e exaustor também, mas isso no athlon xp, como troquei por um 64 não fazia sentido tê-los e nem mesmo com esse p4 na p5vd1-x, vou continuar realizando testes e posto aqui

valeu pela ajuda de todos

da pra acreditar! quer dizer que se o meu processador estiver, segundo os padrões da BIOS, abaixo de 67° ele não reagirá e trabalhará com 20% do seu potencial em tese!

Bem eu possuo um pc com configuraçoes semelhantes as suas e a temperatura do meu proc. em uso normal é de +- 37ºC e em full a 50ºC. Utilizo o cooler box da intel e ele fica na média de 2600 RPM e em full chega a 4400 RPM.

Na bios da minha p5sd2-x configurei o controle em automatico e setei a temp em 63°.....

Só que acho esse cooler da intel muito barulhento mesmo a 2600 rpm, alguem tambem tem essa impressao???

Estou para fazer um controlador de fan generico, para quando eu colocar o micro para download de madrugada eu poder durmir tranquilho sem aquele " brunvrun" no ouvidos...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que acho esse cooler da intel muito barulhento mesmo a 2600 rpm, alguem tambem tem essa impressao???

Estou para fazer um controlador de fan generico, para quando eu colocar o micro para download de madrugada eu poder durmir tranquilho sem aquele " brunvrun" no ouvidos...........

tambem acho, más é aceitavel.

não precisa de controlador para o cooler da cpu não, use o speedfan, aí vai o link para download: http://superdownloads.com.br/download/i14292.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem eu possuo um pc com configuraçoes semelhantes as suas e a temperatura do meu proc. em uso normal é de +- 37ºC e em full a 50ºC. Utilizo o cooler box da intel e ele fica na média de 2600 RPM e em full chega a 4400 RPM.

Na bios da minha p5sd2-x configurei o controle em automatico e setei a temp em 63°.....

Só que acho esse cooler da intel muito barulhento mesmo a 2600 rpm, alguem tambem tem essa impressao???

Estou para fazer um controlador de fan generico, para quando eu colocar o micro para download de madrugada eu poder durmir tranquilho sem aquele " brunvrun" no ouvidos...........

cara seu chipset é sys, eu to percebendo grandes problemas com temperatura nas placas asus e outras com os chipsets da intel(risus) então nem tem como comparar, o meu cooler a 2600 não é barulhento não... mas nada é comparado aos cooler's adaptados da dell por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é q não esteja usando pasta térmica pessoal!!! acontece que esse cooler box do meu p4 veio com uma pasta grudada nele! eu apenas percebi q ela se deformou um pouco, e caiu um pouco, quando eu troquei de placa-mãe! mas eu acho q isso não faria meu processador aumentar em 15° a temperatura concordam???

Então você aproveitou a pasta térmica antiga?

Olhe os fatores que eu notei que pode estar ocorrendo com você:

- Reaproveitamento da pasta térmica antiga, o ideal é trocar a pasta térmica.

- Uso de fonte genérica, é aconselhável você usar uma fonte de potência real das seguintes marcas: Vcom, Seventeam, Thermaltake, Enermax, OCZ, etc...

- Possível fanta de configuração no BIOS que pode estar limitando a velocidade do FAN.

Se você quiser saber mais sobre superaquecimento leia aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=415286

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta td bem... as teorias são lindas!!! hehehe!!! sinceramente a um mes brigando com minha temperatura, e agora com ela estável em +-50° eu acho q os presHOT's não sao os culpados mesmo, meus olhos doem de tanto q ando lendo a respeito, mas a maior relação das informações que percebo em quem tem problemas com temperaturas são os chipset's - INTEL, pois a um mes atras tinha uma placa com chip via e meu p4 preshot era estão frio quanto meu a64, quando troquei ela simplesmente estourou, risus, pois quando eu entro na bios, ela já esta altissima, isso é super diferente pra mim, e também na minha p5gd2-x, o chipset é mais quente q o processador, fica em pelo menos 49°, e quando eu abro e enconsto o dedo na ponte sul, ela esta torrando literalmente... troquei a pasta termica e percebi inalterações em idle, mas muito mais resposta térmica do cooler em full, coloquei três fan de gabiente seguindo todas as especificações, mas deixei somente duas, pois com três meu pc parecia um liquidificador de tanto barulho...

o desempenho continua bom, é bem melhor q da minha placa antiga(po5vd1-x) e por isso ainda estou contente, fico triste de não ter pego uma p5wd2, mas estava muito caro, e também vejo muita reclamação de temperatura nela! e também com a extinsão dos p4 foi bom mesmo ter pego essa bem baratin!!! estou na duvida se meu próximo vai ser am2, ou core 2 duo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EHuehuhueHUHEUHuE c não estava usanu pasta termica?u,U¬¬

é q tinha tirado esse processador da p5vd1-x e colocado nessa, mas não tinha passado mais pasta, ou tirado a anterior, foi justamente o que eu fiz agora, não percebi diferença sinceramente, mas.... em full percebi, vi em full o cooler se virando e dando um jeito de abaixar a temperatura q agora não passa dos 60°, antes estava chegando aos 70

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Opa amigos beleza to com o mesmo problema segue a configuração da maquina.

Fonte 350w real

vga 7600gst

p4 d820 2.8

hd 250gb sata

e 1gb ddr 533

e um cooler jogando ar frio pra dentro do gabinete na parte traseira.

antes eu estava com a placa mãe p5vdc-x so que o pci express dela e 4x então resolvi trocar por uma p5ld2-se

so que antes a temperatura do processador não passava dos 52º agora com essa placa nova ele fica em 62º em idle e se for em algo pesado chega nos 70º, seria problema do chipset o que pode ser? o cooler e o box que vem junto com o processador e quando eu fiz a troca da placa eu não modifiquei a pasta termica que já tinha pois e aquela tipo um adesivo, e quando efetuei a troca não tinha nem um mes de uso, então não sei qual o problema e em relção a temperatura ambiente e em torno de 25º..

valeu aí por qualquer ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!