Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionar luz pelo controle remoto


snakempm

Posts recomendados

Eu uso o Eagle 4.16r2, é um programa bom, só é difícil no começo saber onde estão os componentes em qual biblioteca.......

O q você quis dizer com transformador universal....

bom esse projeto da pagia anterior do controle remoto eu não consegui fazer nele porque não achei o tsop1738 ou equivalente

outra coisa no eagle eu achei o ic 4017 porém a pinagem 8 e 16 não estão presente o q devo fazer?

O q você quis dizer com transformador universal....

aqueles que entrada e 220/100 e saida ajustavel de 1,5~12v 1A

são aqueles que tem varios tipos de plug

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom quando não tem o CI q eu quero eu uso a biblioteca IC package e coloco o invólucro com o mesmo número de pinos do CI desejado.

Para q apareça os pinos 8 e 16 do 4017 você tem q clicar no Botão INVOKE, no lado esquerdo da tela, e depois clicar em cima do CI, ai aparecem dois traços, um correspondente ao pino 8 e o outro ao pino 16....

Com relação ao trafo estava pensando num mais simples, sem regulagem de número de espira de referência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom quando não tem o CI q eu quero eu uso a biblioteca IC package e coloco o invólucro com o mesmo número de pinos do CI desejado.

Para q apareça os pinos 8 e 16 do 4017 você tem q clicar no Botão INVOKE, no lado esquerdo da tela, e depois clicar em cima do CI, ai aparecem dois traços, um correspondente ao pino 8 e o outro ao pino 16....

Com relação ao trafo estava pensando num mais simples, sem regulagem de número de espira de referência.

e quanto ao ir reciver tsop 1738 como eu represento ele rsrs

grato pele informacao do pinos do 4017

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que eu montar este circuito, vou postar aqui os componentes e as imagens, se funcionar fisicamente, talvez amanhã se eu achar o Ci 4017, ou outro que sirva, pois vai ser tudo de sucata. Também estou pensando em montar o transmissor no menor tamanho possível e com pilhas recarregáveis, no meu caso vai ter um plug no controle que irá ser recarregado no próprio circuito receptor. "Vai ser um abajour com o controle remoto "fincado na base".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que eu montar este circuito, vou postar aqui os componentes e as imagens, se funcionar fisicamente, talvez amanhã se eu achar o Ci 4017, ou outro que sirva, pois vai ser tudo de sucata. Também estou pensando em montar o transmissor no menor tamanho possível e com pilhas recarregáveis, no meu caso vai ter um plug no controle que irá ser recarregado no próprio circuito receptor. "Vai ser um abajour com o controle remoto "fincado na base".

no esquema do controle remoto o ic 4017 as pinagem que não estão aparecendo e para deixar morto ? ou seja não e para ligar a nada?

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no esquema do controle remoto o ic 4017 as pinagem que não estão aparecendo e para deixar morto ? ou seja não e para ligar a nada?

grato

Sim, não liga a nada, vou postar um print aqui da minha simulação, não encontrei o Ci4017, vou tentar com outro...

---------------------------------------------------------

http://img339.imageshack.us/img339/5966/proteusgb0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não liga a nada, vou postar um print aqui da minha simulação, não encontrei o Ci4017, vou tentar com outro...

---------------------------------------------------------

http://img339.imageshack.us/img339/5966/proteusgb0.jpg

maneiro a simulacao

fui na cidade comprar os componente hoje porém não achei nenhum dos sensores IR

um dos caras de umas das lojas me deu um que era usado em televisores acabei comprando para ver se dar certo ou não não tem nada escrione nele não tem modelo ele ate e blindado ele esta dentro de uma caixina de metal(latao)

poderem não sei a pinagem pnp/ npn porém mando um print do teste que fiz com multimetro pelo que eu achei na net isso e sinal que seja pnp

post-63578-13884947422092_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

o circuito com a montagem com IR é muito interesante, mas preciso acionar uma sirene através de RF.

eu pensei da seguinte forma: colocar o circuito que aciona a sirene em paralelo com o interruptor da sirene.

dúvidas: tenho que colocar um relé após o circuito receptor de rádio para acionar a sirene?

a relé é alimentado por CA ou CC?

no caso de CA, eu teria que colocar outro retificador após o circuito receptor de rádio?

valeu pela atenção ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Olá, tenho 13 anos e gostaria muito de fazer algo parecido com isso, queria combinar isso com um artigo que li na revista Make da O'Reilly, alguem poderia simplificar para min, ou passar algum site para ter um conhecimento melhor?

@off

Estou com um blog, quem quiser escrever sobre eletronica manda um e-mail para [email protected] . Logo o meu blog vai ter um app para iphone.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

galera , tava lendo atentamente o topico e tive 3 duvidas

sou "beginner" em eletronica , mexo mais com informatica

1> esse relê 1 Relé 5V 100 mA pode ser usado tanto no 220v como 110v?

2> pode ser usado em fluorescentes ?

3> o projeto controla qqer eletrônico ? ex: radio, lampada, liquidificador , ou a wattagem diferente desses aparelhos faz com que nao funcione?

Obs> tb estou lendo sobre acionar essa lampada por celular , ou telefone

alguem ja estudou isso ? da pra aproveitar o projeto ?

vou postar o projeto que aciona dessa forma que eu disse

porém , peguei o projeto de outro site e ainda nao montei , estou amadurecendo a ideia

nesse caso , eu sequer imagino de onde tira esse sinal do celular , ja que o aparelho teria um celular GSM com um chip , ao ligar pra esse chip , a lampada acende e vice e versa

o projeto esta correto?

http://img190.imageshack.us/img190/5601/fig1bloqueadordeignicao.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Olá senhores...

Um boa opção simples e barata é montar esse dispositivo através de IR ao invés de RF.

Tem um circuito muito bom baseado no TSOP1738 que aciona a partir de qualquer controle remoto que você tenha em casa.

Espero ter ajudado...

O esquema do circuito:

Eu tenho um controle unversal da son, capaz de programas uns 18 aparelhos nele diferentes. Minha dúvida é o seguinte, eu posso montar um receptor, ou comprar pronto esses receptores e ligar na split de casa, nas lampadas, tv, dvd, em geral, em tudo eletrônico, e usar esse meu controle p controlar tudo? O controle vai localizar os códigos desses receptores e ser capaz de controlalos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá a todos! Como ficou este projeto? Funcionou mesmo? Quero montar um para mim. Alguém pode me enviar informações técnicas mais precisas e uma síntese do projeto? Aguardo resposta. (Falo do Controle IV).

jorgeletronico, você pode fornecer a documentação técnica do seu projeto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...

Opa! Estou nesse projeto tbém! Estou montando um circuito de IR para conectar no 8051. Já consegui fazer o Receptor acionar uma porta do 8051, graças ajuda do pessoal do forum.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-duvida-fototransistor/805692?t=805692

Agora preciso identificar o padrão de comunicação IR recebido. Estou penando nessa parte. Pesquisei bastante hoje e vi que a maioria dos controles remoto utiliza a frequencia de 38Mhz. É isso?

Na verdade estou com uma ideia meio maluca. O que acontece é que tenho aqui um controle remoto IR do XBox. Queria interpretar essas teclas e acionar dispositivos externos simples, como ligar lâmpadas, acionar equipamentos etc.

Minha ideia seria fazer a leitura dos comandos do controle remoto e apresentá-los para o computador PC em um programa em VB6 por exemplo. Nessa aplicação eu consigo imprimir na tela a informação que está chegando, e posso oferecer controles para o usuário programar as teclas daquele controle, seja lá qual ele for.

Isso é possível ou muda muito de um controle para o outro? Sobre qual o chip de controle desse IR do XBox, eu não consegui descobrir nas pesquisas...

Bom, vou tentar com 38Mhz ou o dobro pra tentar colocar uns checkpoints e verificar a veracidade do sinal.

Abraços,

Graccs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

alquem poderia me dizer se o esquema :http://forum.clubedohardware.com.br/...5&d=1158185350 funcionará para acender e apagar uma lampada 220v por qualque controle remoto de tv. Se não, com as modificaçoes a seguir retiradas da primeira pagina funcionará? Se sim, gostaria que postassem como ficaria o esquema.Grato desde já.

As modificaçoes retiradas da 1º pag são:

O 4017 jamais vai decodificar um sinal de controle remoto de TV. Este circuito é apenas um Biestável. Qualquer controle IR vai ativar o relê. O sensor está ligado direto na base do PNP e isto não pode ocorrer já que a saída do sensor é coletor aberto (NPN). Tem que ter resistor entre base e saída do sensor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu soschip!

Mais como eu gosto de desenhar e conferir tudo antes de pôr em prática, eu peguei o desenho original do projeto e fiz as modificações sujeridas por você no desenho que postou. Por favor, veja se está correto:

irv2ay6.jpg

Ou pelo link direto: http://img156.imageshack.us/img156/8827/irv2ay6.jpg

Obrigado pela atenção dispensada!

ola amigo tudo bem? então fiz o tal circuito porém nao achei o tsop, tenho 2 aqui um tem uma marcaçao 64Q4 nao consegui achar nada sobre ele

tenho um tambem aquele que tem revestimento de lata com um ''x'' na frente

com os dois nao funciona, tem alguma outra dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!