Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini-review: Asus M2NPV-VM


Riccardo Patrese

Posts recomendados

<span style="color:#FF0000">

Essa mini-review não será mais atualizada no FCDH. Se quiserem uma referência mais recente, consultem o texto no link a seguir:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=175796

Introdução

Não se pode dizer que o lançamento do soquete AM2 abalou as estruturas do mercado de processadores. Afinal de contas, os ganhos de desempenho em relação ao soquete 939 são mínimos, com alguns casos em que o desempenho é até pior. Entretanto, para aqueles que possuíam PCs muito velhos, o soquete AM2 gera ótimas oportunidades. Por um preço razoável, e que tende a diminuir com o tempo, é possível adquirir um PC rápido e dotado das tecnologias mais modernas do momento (PCI-E, som de alta definição, DDR 2, etc...). Além disso, a rota de upgrade está garantida pela afirmação da AMD de que os processadores AM3, vulgos K8L, serão compatíveis com as placas-mãe AM2 atuais depois de um update de BIOS.

Por tudo isso, quando minha namorada me consultou sobre um novo PC, sugeri uma configuração com o soquete AM2, já que seria o melhor custo/benefício atualmente em termos de desempenho e capacidade de upgrades futuros. Quando os Intel Conroe baixarem de preço, isso pode mudar, mas ela precisa rodar AutoCAD e 3D Studio em seu surrado K6-II 450, de modo que não dava pra esparar mais.

Para economizar um pouco, optamos por uma placa-mãe com vídeo on-board. Dentre as várias opções do mercado, destacou-se para mim a Asus M2NPV-VM. Vamos então às características da placa:

1138_l.jpg

Link do fabricante: http://www.asus.com/products4.aspx?l1=3&am...amp;modelmenu=1

Características

Padrão Micro ATX

Suporta a tecnologia AMD Live

Vídeo onboard com saídas VGA e DVI

Espelho PCI com saídas de vídeo para HDTV

Suporta as tecnologias C.P.R., CrashFree BIOS 2, EZ Flash 2, OC Profile e Q-Fan 2

Especificações

- Processador:

Suporta a tecnologia Cool 'n' Quiet

Suporte a Hyper Transport (HTT) de 1GHz

Suporta processadores Athlon 64 / FX / X2 e Sempron (socket AM2)

- Chipset:

Northbridge: Nvidia GeForce 6150

Southbridge: Nvidia nForce 430

- Vídeo:

Vídeo onboard provido pelo northbridge

Saída VGA e DVI-D

Clock GPU: 475MHz

Clock RAMDAC: 300MHz

Suporta HDTV 1080p / WMV9 e MPEG-2

Tecnologias suportadas: Directx 9, OpenGL 1.5, Shader 3.0, Purevideo, CineFX 3.0, Intellisample 3.0, UltraShadow II

- Memória:

Suporta memórias com ECC

Suporta Dual Channel DDR2

Suporta até 8GB de memória

4 slots DDR2 SDRAM (240 pinos)

Suporta memórias DDR2 533/667/800

- Slots de expansão:

2 x Slots PCI

1 x Slot PCI Express 1x

1 x Slot PCI Express 16x

- Armazenamento:

2 canais ATA133 suportam até 4 periféricos IDE/ATAPI/ATA

4 canais SATA 3Gbps nativos do chipset, com opção de RAID 0 / 1 / 0+1 / 5

- Áudio:

Canais: 6 (5.1)

Codec: ADI 1986A (alta definição)

- Rede:

Rede onboard Gigabit (10/100/1000Mb/s)

- USB:

Oito portas USB 2.0 (sendo 4 portas no painel traseiro)

- Firewire:

Duas portas Firewire (sendo 1 porta no painel traseiro)

- Conectores I/O Internos:

1 x Slot PCI Express 16x

1 x Slot PCI Express 1x

2 x Slots PCI

2 x USB 2.0

1 x Firewire

1 x CD-IN e 1

1 x Game PORT

1 x Conector TV-Out

1 x Front Panel Audio

1 x Conector de 4 pinos para ventoinhas

2 x Conectores de 3 pinos para ventoinhas

- Painel I/O Traseiro:

m2npv-vm_back.jpg

1 x PS/2 para teclado

1 x PS/2 para mouse

1 x Porta paralela

4 x USB 2.0

1 x Firewire

1 x Porta DVI (vídeo onboard)

1 x Porta VGA (vídeo onboard)

1 x Conector para rede (RJ-45)

Conectores do som onboard: Alto Falantes Frontais, Linha de Entrada, Microfone

- Dimensões:

Padrão: Micro ATX

Tamanho da placa: 24,5 x 24,5cm

- Energia:

- 1 x ATX24

- 1 x ATX12v (4 pinos)

Acessórios

2 cabos SATA

Espelho ATX IO

CD de instalação

Manual do usuário

Cabo para drive de disquete

Cabo ATA de 40 vias (ATA33)

Cabo ATA de 80 vias (ATA133)

Espelho PCI com conector Firewire x1

Cabo de energia SATA (com 2 conectores)

m2npv-vm_hdtv.jpg

Espelho PCI com conector Componente, S-Video, Composto (RCA) e HDTV Led

OBS: Informações tiradas do site da Waz (Link ).

Visão geral

O pacote de acessórios é bem completo, com destaque para o espelho video-out acima. É preciso observar uma coisa sobre ele, entretanto. Não é possível utilizar a saída de vídeo e o conector VGA ao mesmo tempo, como fazemos em placas de vídeo off-board. Ou se utiliza a saída de vídeo, ou se utiliza o monitor. A escolha entre um e outro é feita na BIOS e não no Forceware, o que pode assustar usuários inexperientes. Para quem utilizar LCDs através do conector DVI, nenhum problema, já que essa limitação não existe. Acho também que a Asus poderia ter incluído um espelho serial+gameport ao invés de um espelho com mais uma porta Firewire. Nunca vi ninguém usar uma porta firewire, que dirá então duas, ao passo que muita gente ainda possui joysticks de conexão gameport, particularmente manches. A falha não é das maiores porque a placa-mãe possui a conexão para esses espelhos, e eles não são caros.

Mais séria é a falta de conexões separadas para os canais de aúdio analógicos 5.1. Ao invés disso, para usar 5.1 temos que abrir mão do microfone e da line-in, já que os conectores são compartilhados. Da mesma forma, conexões S/P DIF são desejáveis em uma placa-mãe voltada para HTPCs, mas só são acessíveis através da compra de um espelho separado...

A montagem da placa não apresenta nenhuma surpresa para quem está habituado com a tarefa: as conexões estão em seus locais habituais e não geram bagunça além do normal dentro do gabinete. O conector SATA é do tipo novo, que dá mais firmeza ao encaixe. A reclamar somente a posição do conector ATX 12V (fazer o fio não passar por cima do processador exige alguma ginástica), mas ela é relativamente comum em todas as placas-mãe mais modernas.

O restante da configuração montada foi o seguinte:

Processador: Sempron 3000+ AM2 (1.6GHz, 256Kb de cache L2), cooler BOX.

Memórias: 2 x 512MB Super Talent DDR2 800 (5-5-4-12@2,1V)

HD: Seagate Barracuda 7200.9 SATA II de 80GB NCQ

Gravador de DVD LG H20-N

Fonte HighPower 430W reais ATX2.2 (Link na Noli)

Gabinete: V-COM AP-09

Impressões

O PC ligou normalmente na primeira tentativa, de modo que já entrei na BIOS. Em termos de opções para over, a placa-mãe é limitadíssima. Não há como alterar o VCORE e o multiplicador do HTT. O VDIMM só possui duas opções: Auto e 1,9V. É possível alterar o clock de referência (HTT) de 200 a 250, e só. A Asus possui alguns perfis de over automático que vão até 10% (HTT 220), mas se você os escolhe, a placa-mãe bloqueia a possibilidade de alterar qualquer setting ligado ao processador e às memórias... :(

Nas memos, é possível configurá-las como DDR 2 400/533/667/800, o que afeta os divisores do processador. Para saberem como funcionam os divisores nos AM2 e como isso pode afetar o clock da memória, consultem o artigo do Ipatinga no Fórum PCs. No caso do Sempron 3000+, a velocidade das memos pode ser 400, 533, 640 e 800. Por não termos multiplicadores quebrados no controlador de memória dos AM2 por enquanto, é impossível setar para exatamente DDR2 667. Os ajustes de timings de memória são fartos: Cas, tRCD, tRP, tRAS, tRC, CR (1 ou 2T), tRRD, tWR e tWTR. Mais tarde posto os intervalos de ajuste para todas essas variáveis.

Depois de configurar a BIOS, vi que não conseguia instalar o Windows de jeito nenhum. O PC simplesmente travava durante a checagem do CD (nem chegava ao estágio de copiar arquivos para o HD). Minha primeira suspeita foi a memória, mas depois de 2 horas de memtest nada de errado foi encontrado. Tentei dar boot pelo CD do Kurumin, e ele funcionou normalmente. Um hora de Prime e nada de errado. Por desencargo de consciência, rodei o Seatools (da Seagate), e o disco estava normal. Mistério, não? Pesquisei em fóruns internacionais e vi que a placa-mãe é extremamente chata com os timings das memos, e que isso causava travamentos na instalação do Windows. Para resolver, setei a BIOS do jeito mais relaxado possível: DDR2 400, latências 5-5-5-15 CR:2T@1,9V e finalmente funcionou. :)

Uma vez dentro do Windows, tudo transcorreu normalmente. Instalei os drivers mais atualizados (nem olho para o CD da placa-mãe), o Everest e comecei a fuçar para buscar settings de memória estáveis e rápidos. Consegui estabilidade e velocidade com DDR2 667 5-5-5-15 CR:1T @ 1,9V. Rodei o memtest por seis horas, PCMark04 e 3DMark05 umas quatro vezes cada, o Torture Test do Prime95 por um bom tempo (não marquei) e não tive nenhum sinal de instabilidade. Só na instalação do Windows mesmo é que deu encrenca... :rolleyes:

Em termos de desempenho, o sistema é muito rápido e responde prontamente aos comandos, mesmo em programas pesados como o Corel Draw. O acesso ao disco é ótimo, em uma melhora sensível em relação ao controlador SilliconImage que uso na minha Abit AN7 da assinatura. A qualidade de vídeo para DVDs é ótima, e deixa um pouco a desejar em relação aos DIVx. Não há diferenças sensíveis nesse aspecto em relação a minha 6600GT. OK, isso é subjetivo, mas pra mim as Radeon ainda ganham em qualidade de imagem para exibição de vídeos (tinha uma 9800Pro que morreu), mas não é nada que incomode. O som on-board é um show a parte, sensivelmente melhor que o SoundStorm@Realtek ALC658 da Abit AN7, ao menos nas saídas analógicas.

Em jogos... bem, o vídeo é onboard, então esqueça jogos 3D mais pesados. Dá para setar o vídeo com 32, 64 e 128MB pela BIOS. No caso aqui tratado, deixei com 64MB e tudo que for 2D roda muito macio. Os scores do PC no 3DMark05 e no PCMark04 são os seguintes:

3DMark05: 553 pontos (CPU test: 3397 pontos)

PCMark04: 2769 pontos*

HD Tach (Burst Speed, teste longo): 230,6MB/s

Os testes foram feitos com a placa-mãe setada para compartillhar 64MB para vídeo. O resto da configuração está descrita acima.

*O PCMark tem um teste específico que testa a placa de vídeo, o que faz com que se resultado final acima seja um pouco artificial para essa placa. Nos demais testes feitos, a máquina está mais ou menos na mesma velocidade do PC da minha assinatura, normalmente um pouco mais rápido. Além disso, o PCMark notadamente favorece processadores Intel, privilegiando clocks maiores.

Conclusão

A M2NPV-VM é uma ótima placa para o mercado ao qual se destina, ou seja: usuários de escritório e HTPCs. Seu desempenho e equipamentos são ótimos, “topo de linha” para uma placa com vídeo on-board. Para o overclocker, ela deixa um bocado a desejar, não por falta de qualidade dos componentes, mas pela BIOS limitadíssima que a Asus implementou. Acredito sinceramente que a Asus liberará mais ajustes em lançamentos posteriores, já que placas concorrentes apresentam essas possibilidades. Não é fácil setar a BIOS atual, e a placa exige alguma experiência do usuário para funcionar com estabilidade. Dito isso, recomendaria a placa-mãe para qualquer pessoa com as mesmas necessidades da minha namorada: estabilidade, vídeo e som on-board de qualidade, possibilidade de upgrades futuros e saída de TV.

Dicas

- Utilize memórias listadas no site da Asus como compatíveis, se não quiser ter o trabalho que eu tive. Se não gostar das opções, opte então por memórias cujo SPD seja em 1,8 ou 1,9V. Qualquer coisa acima disso vai te dar dor de cabeça com a BIOS atual...

Lista de memos certificadas pela Asus (contribuição do Firemax do FPCs):

http://www.asus.com/999/download/products/1138/1138_10.pdf

- Os K8 AM2 continuam como os S939: latências menores têm mais influência no desempenho do que clocks de memória maiores. Se for usar processadores single-core como o Sempron 3000+, opte por memórias DDR2 800 e aperte as latências. CR 1T melhora um bocado a agilidade do sistema.

- Esqueça os comandos “Auto” da BIOS. Eles não servem para nada e seu sistema ficará extremamente instável.

- Dentro do Windows, não instale o Firewall e os drivers IDE da NVIDIA. O Firewall continua bugado, e os drivers IDE que o Windows instala automaticamente são melhores.

- Ao que tudo indica, o NTune (software da NVIDIA para over dentro do Windows) tem dado mais resultados para over do que a BIOS, inclusive permitindo o ajuste do multiplicador do HTT. Tirei essa informação do forum da Asus (link abaixo), mas não testei. Se a minha namorada deixar eu fazer umas maldades no PC (hehehe :twisted: ), posto aqui os resultados.

Links importantes*:

BIOS mais atual: Versão 0303 (30/06/2006) (Link)

Drivers de Audio: SoundMax AD1986A Audio WHQL Driver V5.10.01.4151 (13/06/2006) (Link)

Drivers da placa-mãe: NForce410/430 8.26 (22/06/2006) (Link)

Drivers de vídeo: ForceWare 91.31 (23/06/2006) (Link)

Software para over: NTune 5.00.08.06 (Link)

OBS: Só funciona no Windows XP!

Manual da placa (em inglês): (Link)

Tópico no forum da Asus sobre as limitações de overclock da placa-mãe (em inglês): (Link)

*Links para drivers de Windows XP

É isso... Qualquer dúvida podem perguntar, eu respondo assim que puder. Um abraço a todos,

Riccardo Patrese</span>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<span style="font-family:Arial">Atualizado (14/08)

- Pequenas correções no texto.

- Inserida dica sobre drivers IDE e Firewall da NVIDIA.

- Inseridos resultados de benches.

- Comentário sobre a ausência de conectores analógicos separados para 5.1.

- Inseridos links para BIOS, drivers, NTune e manual da placa.

- Inserido link para Forum da Asus sobre as possibilidades de overclock da placa-mãe.</span>

muito legal o seu review.. muito show mesmo!!

Agora me restou uma dúvida.. esse PC vai rodar o Vista normalmente com o video on-board?

<span style="font-family:Arial">O Vista parece ser um :devil: para gastar memória, então devemos ter cuidado com o rodar "normalmente". A GPU 6150 on-board é perfeitamente capaz de rodar o Aero (interface gráfica do Vista), mas você teria que destinar pelo menos 128MB para ela. Se você tiver 512MB de RAM (ou menos), esqueça do Vista+Aero nessas condições. Com 1GB, tudo OK, mas pelo que li do Vista, o ideal seria ter 2GB de RAM, para poder dedicar os 128MB para o vídeo sem maiores problemas...</span>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rpz, to p/ comprar um am2 também, no caso, uma M2N-E .. mas morrendo de medo, to adiando o maximo possiveis, ha casaos em q n se consegue nem ligar o pc p/ entrar no setup..

parece q ha uma limitacao, pelo menos da m2n-e , a respeito de q o vcore das memorias tem q ser no maximo 1,95V .. senao n roda.. sabes de algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rpz, to p/ comprar um am2 também, no caso, uma M2N-E .. mas morrendo de medo, to adiando o maximo possiveis, ha casaos em q n se consegue nem ligar o pc p/ entrar no setup..

parece q ha uma limitacao, pelo menos da m2n-e , a respeito de q o vcore das memorias tem q ser no maximo 1,95V .. senao n roda.. sabes de algo?

<span style="font-family:Arial">Não sei da M2N-E, mas tirando a M2NPV-VM como parâmetro, procure memos com SPD@1,8V preferencialmente as listadas no site da Asus como compatíveis com a placa-mãe. Pelo que vi net afora, as placas-mãe que tem a possibilidade de setar VDIMM acima de 1,9V possuem melhor compatibilidade com memórias do que as demais... Espero que ajude!</span>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

cara to apanhando demais com essa placa.

Comprei meu pc em BSB com um cara de confiança e ele instalou tudo nos conformes e ele jogou war3 e funcionou tranquilo, porém depois que ele chegou aqui não funcionava mais, tentei reinstalar o jogo, jogar outros jogos e apenas saia o som, mas com tela semi-preta(caixas retangulares apareceram caoticamente).

pensei que pudesse ser os drivers, reinstalei todos os tipos possíveis e encontraveis, mas apenas consegui voltar a funcionar o som.

tentei testar apenas o video com o direct draw e 3D do "dxdiag" cai na mesma tela semi-preta.

conversei com amigos e eles me falaram que poderia ser apenas um erro de driver, mas como disse instalei todos possiveis, recorri ao forum tentei mudar a clock da minha memo que é 667 para 400 e continuo com o mesmo problema.

não consigo rodar nenhum tipo de jogo 3D.

Será que a placa queimou?

Se queimou, porque funciona em todos os aspectos menos aqueles que pedem

Memo em jogos?

configuração:

M2NPV-VM

Athlon 64 ~2,40 3800+

Memória DDR2 512x2 667 samsung

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estou pensando em comprar um Asus Vintage A2-AH2, que é uma M2NPV-VM em um gabinete da Asus... vou comprar no exterior, mas estou com dúvidas no resto da configuração:

SAPPHIRE 100101L Radeon X850XT PE 256MB GDDR3 ou XFX PVT73GUGD3 Geforce 7600GT 256MB GDDR3?

AMD Athlon 64 X2 4200+(65W) Windsor 2.2GHz

CORSAIR XMS2 2GB (2 x 1GB) 240-Pin DDR2 SDRAM DDR2 800 (PC2 6400)

O HD eu já tenho...

Está tudo correto?

Será que essa memória vai funcionar beleza? Quero dizer, é compatível com essa placa-mãe?

Se não, alguém pode me indicar alguma?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ontem saiu uma atualização nova para a bios dessa placa-mãe, queria saber se o problema da tensão da memo foi corrigido.

Versão 0504 2006/10/26 Actualização

S.O.

All

Descrição

M2NPV-VM Release BIOS 0504

Support new CPUs. Please refer to our website at: http://support.asus.com.tw/cpusupport/cpusupport.aspx

Support Frame Buffer Size to 256MB

Patch default DDR2 Voltage setting

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!