Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na escolha de uma máquina Athlon 64


Posts recomendados

Pessoal, estou montando um Athlon 64 939.

Já escolhi o chipset da placa mãe, que será o nVidia nForce 4 SLI. Não vou usar SLI, mas esse é o único com porta Fire Wire, que vou precisar. Estou entre 2 modelos: Asus A8N SLI ou Abit K8N-SLI. Uma dúvida me surgiu:

No manual da Abit tem todas as instruções para instalar memória. Resumindo, se for usar dual channel, só terei configuração DDR400 se eu usar apenas 2 bancos de memória. Se usar 4 memórias, a freqüência cai para 333.

No manual da Asus não diz nada a respeito das freqüências, como instalar memória, quais bancos utilizar, quantos lados a memória deve ter.. não diz nada.. A Asus está omitindo algo no manual, então quero saber se o esquema é o mesmo da Abit em relação a usar memória em Dual Channel.

Outra coisa:

Processador: 3700+ (com L2 de 1Mb) ou 3800+ (com L2 de 512Kb) ou X2 3800+ (com L2 de 2x 512Kb)? Qual tem melhor desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que voce usa o PC?

Tem certeza que vai usar os 4 modulos de memoria?

Configurar Dual Chennel não é problema.

Vou usar o micro para edição de vídeo não profissionalmente mas quero qualidade profissional, por isso quero a porta firewire, pois não pretendo investir mais numa placa da pinnacle por exemplo (que para edição de vídeo profissional seria melhor, pois tem alguns efeitos e transições em tempo real via hardware).

Costumava jopgar Worms, Cal Of Duty (1), medal of honor (1), NFS Underground (1 também)... com meu micro antigo. Daí vendi meu ex-PC, comprei um Mac e parei de jogar.. infelizmente tive que vender meu mac por causa de grana, e to montando esse PCsinho bem mais em conta que o Mac daí quero uma máquina que rode jogos também, e quero tentar jogar Doom III, que nunca joguei (só o Doom 1) e preciso estravasar um pouco.. Cal of duty 2 também, essas coisas mais novas..

A máquina que ando pensando é essa Asus ou Abit com chipset nVidia nForce 4 SLI, o SLI só vou pegar pois vem com FireWire (a série ultra não vem com essa porta). O processador acho que vai ser o 3500+, embora o 3700+, 3800+ e X2 3800+ ainda estão no páreo (talvez eu compre um processador melhor e uma placa de vídeo PCI de 8 megas comum por enquanto, pra fazer upgrade depois). A p´ropósito, já perguntei em algum lugar e ninguém respondeu. Qual tem melhor desempenho médio geral:

3500+ com clock 2.2Ghz / 512Kb L2

3700+ com clock 2.2Ghz / 1Mb L2

3800+ com clock 2.4Ghz / 512kb L2

X2 3800+ com clock 2.0Ghz / 2x 512Kb L2?

É óbvio que o 3500 perde para os outros, pois quando não tem menor clock, tem menor cache L2.

Mas entre o 3700+ e o 3800+? Um tem maior clock, outro maior cache.. qual tem maior vantagem no geral?

Por fim, em relação a memória... ia por 2 de 512 agora e 2 de 512 depois. Na abit é certo que não posso usar 4 bancos, que perco desempenho (de DDR 400 pra DDR 333). E na Asus, como funcionaria isso? Se alguem puder me ajudar... Aguardo respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu to com a kN8-SLI (939) da Abit e não me arrependo! tinha uma Asus K8N soquet(754) e so dava problema já e a segunda asus q tenho...não recomendo asus...prefiro minha Abit

Pega a Abit KN8-SLI(939) q tu não vai se arrepender

sobre o processador é claro q o X2 é muito melhor que os outros! se tu conseguir colocar no orçamento vai de

Processador X2 + Abit KN8-SLI

beleza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu to com a kN8-SLI (939) da Abit e não me arrependo! tinha uma Asus K8N soquet(754) e so dava problema já e a segunda asus q tenho...não recomendo asus...prefiro minha Abit

Pega a Abit KN8-SLI(939) q tu não vai se arrepender

sobre o processador é claro q o X2 é muito melhor que os outros! se tu conseguir colocar no orçamento vai de

Processador X2 + Abit KN8-SLI

beleza?

Eu também estou mais tendencioso a pegar essa Abit, mas algumas coisas me causaram estranhesa. Se você puder comentar:

1º- O Cool Pipe parece um ótimo sistema de refrigeração para chipset.. mas pelo que vi, ele passar bem perto do processador. Deu pra instalar o cooler do processador tranquilamente? O caninho não atrapalhou em nada não?

2º- A memória, você só vai usar 2 pentes né? Um upgrade de 1 Gb de ram (2x512) para 2Gb de ram seria mais indicado a troca dos 2 pentes de 512 por 2 pentes de 1Gb, certo? porque se colocar mais 2 de 512 a freqüência cai de 400 pra 333. Confesso que isso me deixou meio receoso em relação a essa placa

3º e por fim- Nunca vi nenhuma placa mãe com suporte SLI usar essa plaquinha "shadow" (no meu caso, que só vou usar uma VGA). Na verdade nunca vi nenhuma placa mãe com suporte SLI.. heheheh.. Por que essa placa mãe usa essa plaquinha shadow do 2º slot PCI-E? Isso não tira a performance geral da placa? Essa plaquinha shadow é um ponto positivo ou negativo? No meu caso que só vou usar 1 placa PCI-E, eu vou perder performance em relação se escolhesse uma placa sem suporte a PCI-E? (Vale lembrar que escolhi essa com suporte a SLI por oferece a porta firewire que vou usar)

Sobre o processador, disseram que só terei performance boa dele se for executar tarefas mais complexas, como renderização. Em outros casos o uso seria de apenas 1 dos núcleos. Esse X2 3800+ na verdade são 2 núcleos (processadores), cada um com clock de 2.0Ghz e 512 cache L2, ou seja, são 2 Athlon 64 3200+. Em atividades simples e jogos, o desempenho será o mesmo de um 3200+? Só usarei realmente o poder do X2 3800+ em renderizações pesadas de vídeo, ou em produção 3D?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!