Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
fla55

Dúvida inocente

Recommended Posts

A capacidade de armazenamento e de transferência de dados de um HD influi de alguma forma no desempenho dos jogos? Em caso positivo, como isso ocorre? Faço essa pergunta porque possuo um HD Samsung Ultra ATA/133 de 80 Gb e gostaria de saber se ele já é suficiente para rodar os jogos atuais ou se precisarei adquirir um HD com Serial ATA.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim a taxa de tranferência pode sim prejudicar a performance de um game, não em sua parte gráfica, mas sim na continuidade do Streaming de dados que ocorre nos games atuais, durante o andamento de jogo, novos dados são carregados na memória, e caso o hd seja lento demais para aconpanhar ou manter a fluência de dados podem acontecer os terríveis lags (aquelas travadinhas durante o jogo). No seu caso se sua placa mãe for capaz de trabalhar com o UDMA 6 (133Mbp/s) é o suficiente para que não aconteçam os lags.

Ps. lembre-se para que seu HD utilize o sistema UDMA 6 é necessário baixar o software no site da samsung.

Ps2. a taxa real fica na casa dos 115mbp/s que era o meu caso quando tinha um hd samsung de 80 numa Asus A7v8x-x e pode variar de performance dependendo da placa mãe, mas se ficar pelos nos 100mbp/s já está bom.

Ps3. Use o programa HDtach para verificar a perfomance do seu HD.

Compartilhar este post

Link para o post

Correto. Que marca de HD, então, seria mais recomendável para rodar os jogos sem problemas?

Compartilhar este post

Link para o post

Marca A ou B de HD não influencia em nada no desempenho de jogos, os fatores mais importantes são: processador, placa de vídeo e memória.

Em particular, eu prefiro os HDs da Seagate pelo fato da garantia e por saber de poucas pessoas que já tiveram problema com essa marca, não por causa do desempenho em jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Marca A ou B de HD não influencia em nada no desempenho de jogos, os fatores mais importantes são: processador, placa de vídeo e memória.

Em particular, eu prefiro os HDs da Seagate pelo fato da garantia e por saber de poucas pessoas que já tiveram problema com essa marca, não por causa do desempenho em jogos.

Entendi, Libra. Mas o que você me diz do comentário do GusGraf acima, que afirma que a marca do HD importa para que não ocorram lags nos jogos? P.S.: Possuo dois HDs: um Seagate Barracuda 7200 RPM e outro Samsung, também 7200 RPM. Na sua opinião, eu deveria optar por um SATA?

Compartilhar este post

Link para o post
Entendi, Libra. Mas o que você me diz do comentário do GusGraf acima, que afirma que a marca do HD importa para que não ocorram lags nos jogos? P.S.: Possuo dois HDs: um Seagate Barracuda 7200 RPM e outro Samsung, também 7200 RPM. Na sua opinião, eu deveria optar por um SATA?

O comentário dele tem procedência, mas ele não disse nada sobre marca e sim sobre taxa de transferência.

Lógico que se você usar um daqueles HDs pré-históricos para os jogos da atualidade, você terá uma série de problemas.

Não é o seu caso, esses dois HDs que você possui, estão de bom tamanho para jogos, desde que devidamente desfragmentado, livre de erros e configurado corretamente de acordo com as suas respectivas taxas de transferência (ATA 133).

Um HD SATA é sempre bem vindo, afinal é uma tecnologia mais atual e de melhor desempenho.

Não é necessário que você compre um HD SATA só por causa de LAGS em jogos, esses seus HDs dão conta do recado, como eu disse o mais importante é placa de vídeo, processador e memória.

Grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

O comentário dele tem procedência, mas ele não disse nada sobre marca e sim sobre taxa de transferência.

Lógico que se você usar um daqueles HDs pré-históricos para os jogos da atualidade, você terá uma série de problemas.

Não é o seu caso, esses dois HDs que você possui, estão de bom tamanho para jogos, desde que devidamente desfragmentado, livre de erros e configurado corretamente de acordo com as suas respectivas taxas de transferência (ATA 133).

Um HD SATA é sempre bem vindo, afinal é uma tecnologia mais atual e de melhor desempenho.

Não é necessário que você compre um HD SATA só por causa de LAGS em jogos, esses seus HDs dão conta do recado, como eu disse o mais importante é placa de vídeo, processador e memória.

Grande abraço.

Agradeço, Libra.

Saudações.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais