Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fiz Up-grade mais não melhorou a performance


Simon Greic Lino

Posts recomendados

Olá pessoal!! Eu fiz um up-grade no meu PC.

Ele era assim:

Placa-mãe Gigabyte GA-7VM400M-RZ, processador Athlon XP 2400+, 2 memórias de 256 megas (512 megas) de 333 Mhz, HD samsung 40 gigas, placa de vídeo Nvidia fx 5500 de 256 megas.

Passou a ser assim:

Placa-mãe Gigabyte GA-81865GME-775, Processador Pentium 4 HT 533 MHz (soquete 775) de 3,06 gigas, 1 memória 512 mega de 400 Mhz, porém trabalhando a 333 Mhz, HD samsung 40 gigas, placa de vídeo Nvidia fx 5500 de 256 megas.

Após trocar do kit, formatei o HD instalei os drives da placa-mãe, depois restaurei o beck-up.

Segundo um teste do CH (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/715) o Pentium 4 ganha do Athlon XP 3200. Segundo amigos é para ocorrer uma grande melhoria de performance com relação ao meu processador antigo. O que acontece é que eu não percebi nenhuma melhoria, aliás, para mim o Windows XP Professional está carregando mais demoradamente, se melhorar a qualidade gráfica do Half Life 2 que o jogo empaca como com o processador antigo. A tecnologia HT está ativada. Nos outros processos continua o mesmo. Vale lembrar que as condições estão as mesmas, nenhum processo em segundo plano, antivírus desativado, rede inativa, sem internet. Será que ainda não consegui tirar o máximo do processador? Será que falta eu fazer algo para melhorar a performance? Na minha opinião e de alguns amigos era para haver uma diferença grande (principalmente levando em consideração o clock dos processadores (2,0 x 3,06 gigas), mesmo sabendo que a tecnologia da AMD (segundo muitos) é mais competente, mais é um Athlon XP 2400+ e um Pentium 4 de 3,06 gigas. Digam qual a opinião de vocês. Troquei 6 por ½ dúzia como diz minha avó?

OS.: Não é meu intuito provocar discussão do tipo AMD x Intel. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua intenção era melhorar a performance em jogos, desculpe te dizer, mas seu upgrade foi em vão. Você devia ter trocado sua placa de vídeo por uma melhor e não seu processador, já que o Atlhon XP 2400 que você tinha já era suficiente para a maioria dos jogos.

Você só vai sentir melhora se for por exemplo, ripar um vídeo, ou usar programas mais pesados como Photoshop e Cad. Em uso normal e nos jogos não muda nada.

A sua memória também continua a mesma, coloque outro pente de 512MB, que vão funcionar em Dual Channel, mas o pricipal motivo é sua placa de vídeo que não dá conta de rodar jogos pesados com muitos detalhes graficos ligados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com Leão! esse pc da pra ser EDIÇAO DE VIDEO como o Leao falou que da pra usar o Photoshop e desses tal programas!

É, mas o Athlon Xp saiu de linha, tinha de mudar, mais so que você Simon Greic Lino de Souza, devia pesquisar mais um pouco, porque pra jogo, o Athlon 64 ou o Sempron da conta do recado , e a maioria do povo daqui do forum ta por dentro deste assunto! e não vale mais a pena Investir na AGP, agora é o unico jeito é ir de PCI-E, bem que voce podia permanecer no naquele mesmo PC, e falar aqui no forum, tal caso que você queria mudar de PC!

O HD é SATA/ATA/IDE/SATAII???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você não foi muito feliz na sua compra...

O Pentium 4 "bonzão" que você viu no teste é um modelo com 800MHz de FSB, o que você comprou são alguns novos P4 "Low-End" com FSB de apenas 533MHz (acho que "Celeron HT" é um nome mais apropriado...), e para finalizar, jogos é justamente a área que o Athlon tem a maior vantagem contra o P4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua intenção era melhorar a performance em jogos, desculpe te dizer, mas seu upgrade foi em vão. Você devia ter trocado sua placa de vídeo por uma melhor e não seu processador, já que o Atlhon XP 2400 que você tinha já era suficiente para a maioria dos jogos.

Você só vai sentir melhora se for por exemplo, ripar um vídeo, ou usar programas mais pesados como Photoshop e Cad. Em uso normal e nos jogos não muda nada.

A sua memória também continua a mesma, coloque outro pente de 512MB, que vão funcionar em Dual Channel, mas o pricipal motivo é sua placa de vídeo que não dá conta de rodar jogos pesados com muitos detalhes graficos ligados.

Então fala aí uma (ou algumas) opção AGP 8x para melhorar a peformance em jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A arquitetura AMD64 em jogos é muito superior.Mas o seu problema é a placa de video e a memoria.Precisa por dual channel e memorias de boa qualidade.O ideal era trocar tudo,por um A64 3500+,uma boa placa PCI express,um HD SATA2,1 ou 2 GB de memoria de baixa latencia e aí sentiria diferença em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A arquitetura AMD64 em jogos é muito superior.Mas o seu problema é a placa de video e a memoria.Precisa por dual channel e memorias de boa qualidade.O ideal era trocar tudo,por um A64 3500+,uma boa placa PCI express,um HD SATA2,1 ou 2 GB de memoria de baixa latencia e aí sentiria diferença em tudo.

E se eu trocar o processador por um Pentium D 2.66 ghz Dual Core 64 bit 533 Mhz 805 2x1MB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar um Athlon por um Pentium? Cê tá Doido? Foi na onda do povo em que Intel é melhor né... Cara compare seu Athlon com quem comprou Pentium na mesma época.... Sim, sou um Fã da AMD, mas sou objetivo, um Athlon é sempre mais vantajoso, é mais barato, as placas mae sao melhores, pelo mesmo preço, só tem vantagem.

Cara, tente vender seu micro o mais rápido possível... (enquanto ele vale alguma coisa) nem que você tenha que ficar sem PC por um tempinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nosso amigo JediMaster já respondeu sobre as placas de vídeo.

Se não tiver afim de gastar mais e não quer mexer na configuração atual por tempo razoável, coloque um 6800Xtreme que está na faixa de R$500,00 e é uma boa placa AGP.

Eu tenho uma 9600PRO que está dando conta do recado pra mim, mas só recomendo ela se estiver com o orçamento muito apertado e não puder esperar mais para comprar.

Se estiver afim de montar um micro digamos, novo, aí sim é hora de partir para um arquitetura mais moderna, com PCI-E e um Athlon64 ou um Dual Core como você disse, mas se estiver pensando em jogos, o acho que o Athlon64 é melhor e mais barato que o Dual Core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se eu trocar o processador por um Pentium D 2.66 ghz Dual Core 64 bit 533 Mhz 805 2x1MB

Colega, o seu processador não é o culpado no desempenho dos jogos, pode até ser, mas nesse caso você nem sentiria a diferença, estamos comparando um processador da micro-arquitetura K7 versus Intel NetBurst e não um processador K8 (AMD64) versus Intel NetBurst como foi citado pelo Augusto Caiani, portanto, a diferença entre seu ex - Athlon XP 2400+ e o Pentium 4 519 ou 524 (o seu processador) é a mínima possível, eu diria até um empate técnico entre os dois nos quesito dos jogos.

Trocar para um Pentium D 805, seria ainda pior, como já foi mencionado pelo EduardoS.

Continue com seu processador, invista em placa de vídeo! Essa peça que está sendo o calcanhar de áquiles de seu computador.

[]'s,

Bruno Inf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra você melhorar seu desempenho em jogos troque a VGA ate uma radeon 9600 já vai dar uma melhorada no desempenho mais pra dar uma boa melhorada pegue uma 6600 GT

eu sai de um P4 2.8 e agora to com o athlon da assinatura eu senti uma grande diferença de desempenho em jogos e no proprio windows para abrir um arquivo do world no Athlon e muito mais rápido e no pcmark 2004 eu fazia 3200 no P4 e no A64 3800 :-BEER

a64 :wub: eu amo esse Pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pegue uma placa de video nova ! e se você quer desempenho em jogos você pegue no minimo uma 6800xt ou 6800nu de preferência a 6800nu que já vem com 12 pipelines e não precisa ficar na sorte do riva turne para conseguir habilitalos! mais o ideal e uma 7660gt ai sim vai ficar uma grande maquina para jogos! pelo menos tenha 1gb de memoria ram. vlz!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerações Importantes. O Que acham?

Obrigado pelas informações. Elas são foram muito importantes. Agora outras informações interessantes:

*Melhoria de performance: Abertura do Windows (de inicio falei o contrario mais percebi grande melhora agora); carregamento (loading) de jogos e programas; cópia e gravação de DVD, música; edição de vídeo (Movie Maker); cópia de música (WM player); edição de áudio (Nero Wav Editor); navegação em pastas.

*Perca de performance: Até agora não encontrei.

*Continuou como antes: Performance nos jogos.

*Conclusão: Onde queria que melhorasse não melhorou, preciso mesmo é de uma VGA nova. Estou ciente que estou comparando processadores de clock e arquitetura diferente, se fosse um Athlon de de 3 giga com a mesma arquitetura do 2400+ meu PC voaria.

Outras considerações importantes: PC mais silencioso; a nova placa-mãe tem duas portas SATA (meu HD por inquanto é IDE); ela é Dual Chanel (por enquanto está Single Chanel).

Agora me dêem opiniões sobre esta VGA:

GeForce 6800 Xtreme 256MB

Marca: XFX

Padrão: AGP 8x/4x

Freqüência do Core: 350MHZ

Freqüência da Memória: 1000Mhz (gddr3)

Memory Bus: 128 bits

Pixel Pipelines: 8

Página do fabricante: http://www.xfxforce.com/web/product/listCo...rationId=550286

Já pesquisei no fórum e nos testes do CH só encontrei sobre a Ultra.

Não pretendo por enquanto trocar a placa-mãe e o processador.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerações Importantes. O Que acham?

Obrigado pelas informações. Elas são foram muito importantes. Agora outras informações interessantes:

*Melhoria de performance: Abertura do Windows (de inicio falei o contrario mais percebi grande melhora agora); carregamento (loading) de jogos e programas; cópia e gravação de DVD, música; edição de vídeo (Movie Maker); cópia de música (WM player); edição de áudio (Nero Wav Editor); navegação em pastas.

*Perca de performance: Até agora não encontrei.

*Continuou como antes: Performance nos jogos.

*Conclusão: Onde queria que melhorasse não melhorou, preciso mesmo é de uma VGA nova. Estou ciente que estou comparando processadores de clock e arquitetura diferente, se fosse um Athlon de de 3 giga com a mesma arquitetura do 2400+ meu PC voaria.

Outras considerações importantes: PC mais silencioso; a nova placa-mãe tem duas portas SATA (meu HD por inquanto é IDE); ela é Dual Chanel (por enquanto está Single Chanel).

Agora me dêem opiniões sobre esta VGA:

GeForce 6800 Xtreme 256MB

Marca: XFX

Padrão: AGP 8x/4x

Freqüência do Core: 350MHZ

Freqüência da Memória: 1000Mhz (gddr3)

Memory Bus: 128 bits

Pixel Pipelines: 8

Página do fabricante: http://www.xfxforce.com/web/product/listCo...rationId=550286

Já pesquisei no fórum e nos testes do CH só encontrei sobre a Ultra.

Não pretendo por enquanto trocar a placa-mãe e o processador.

Obrigado.

Acho que o principal engano seu é que na hora da compra você considerou mais o clock do que a arquitetura dos processadores. Tanto é assim que o A64 batia nos P4 mesmo com clock inferior. A propria Intel parou com esse erro dela de subir apenas o clock e começou investir em arquitetura dos processadores. O resultado pode ser visto...Core 2 Duo ganhando de A64...

Clock não é tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só uma observação aos AMD-fanáticos: o rapaz trocou um Athlon XP 2400+ e não um A64, por um Intel. E todos sabem que nessa época, as coisas eram bem equilibradas, mas depois que a intel quebrou a barreira dos 3Ghz, a AMD não conseguiu mais alcançar (com os Athlons XP).

Quanto a placa, é uma placa muito boa, vai melhorar muito seus jogos sem sombra de dúvida, mas fique atento com Fonte. Uma placa de vídeo dessas necessita de uma fonte "nervosa". Uns 400W (reais) já devem resolver o caso. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!