Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas para compra de HD SATA


mocg402

Posts recomendados

Vamos aos dados do PC atualmente

P4 3.0 HT

placa-mãe Msi 865PE Neo2-S

1 Gb (2x512) DDR 400

HD IDE 60Gb Maxtor (Primary Master)

DVD-Rom LG (Secondary Master)

Fonte SevemTeam 420BKV

Dados Complementares da placa-mãe

http://www.msi.com.tw/program/products/mai...ail.php?UID=433

On-Board IDE

• Serial ATA/150 controller integrated in ICH5/ICH5R.

- Up to 150MB/sec transfer speeds.

- Can connect up to two Serial ATA drives.

Logo quero manter a configuração acima e adicionar um HD novo, estou querendo colocar um SATA na faixa dos 160Gb. Mas como podem ver se trata de uma placa-mãe que apenas suporta SATA I, então ai vão as minhas duvidas...

- Só posso comprar HD SATA I?

- http://www.seagate.com/cda/products/discsa...081,722,00.html esse HD funcionaria?

- Quanto a NCQ e outras tecnologias?

- Vou poder manter ou colocar ate 4 dispositivos IDE nomalmente na maquina apos a colocacao do HD SATA?

- Estou a procura de disco da marca Maxtor alguem indica alguma boa loja para a compra?

- Recomendariam alguma outra marca menos Samsung?

- não possuo Drive de disquete na maquina e gostaria de colocar o novo HD como sendo principal (WinXP Sp2 Eng) teria algum problema no reconhecer o HD SATA na instalacao do SO? Poderia se for o caso carregar algum driver direto do HD IDE já em uso?

Grato Marcelo Costa (MOC)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba! Tu é rápido, não esperou nem as respostas e já comprou o HD.

Tomara que funcione.

Só posso comprar HD SATA I? Quanto a NCQ e outras tecnologias?

Não vou te afirmar com certeza, mas pelo que eu tenho lido em várias matérias, você até pode colocar um SATA II em uma MB que só suporta SATA 1.5 Gb/s (SATA I) como queira, porém ele vai funcionar como SATA 1.5 Gb/s e se esse SATA II tiver NCQ, você também não poderá desfrutar dessa tecnologia já que a sua MB não da suporte.

Vou poder manter ou colocar ate 4 dispositivos IDE nomalmente na maquina apos a colocacao do HD SATA?

SIM

Recomendariam alguma outra marca menos Samsung?

NÃO na minha opinião Seagate é a melhor marca e ainda te dá 5 anos de garantia.

não possuo Drive de disquete na maquina e gostaria de colocar o novo HD como sendo principal (WinXP Sp2 Eng) teria algum problema no reconhecer o HD SATA na instalacao do SO? Poderia se for o caso carregar algum driver direto do HD IDE já em uso?

Talvez você irá precisar do drive de disquete para instalação dos drivers da controladora SATA da placa mãe no momento da instalação do WinXP, pois eu não sei de relatos que o WinXP procure esses drivers em outro local que não seja o Drive de disquete (FLOPPY)

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu ai Libra mas só efetuei a compra porque achei em foruns gringos as informações!

Minha unica dúvida remanescente é o fato de precisar ou não de disquete pra reconhecer a nova unidade! (Coloco aqui depois como foi).

Comprei SATA II porque até o fim do ano Bye Bye 865PE! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai precisar de um drive de Diskette, compre seagate ou samsung. Corra dos maxtor, de boa. Quanto ao SATA pode ser I ou II, tanto faz. A placa usa o que ela pode, e você também pode limitar ela jumpeando o HD, o q ira fazer o sata II trabalhar a 150Mb/s.

NCQ é mais visto em HDs SATA II. Se possivel compre um com essa tecnologia.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falei no dia 17 ultimo ai vai o meu comentario da instalação do HD!

Funcionou ridiculamente fácil, pluguei o bixim na máquina entrei na bios setei como sendo o HD principal, coloquei o CD do XP Sp2 Eng Pro entrou normalmente na instalação (não apertei F6 - logo não precisei do drive de disquete) escolhi a unidade nova particionei formatei e instalei o XP já no novo disco.

Este modelo (ST3160812AS) não possui um jumper (para passar para SATA 150) como muitos já falaram em outros tópicos de outros HDs mas está funcionando 100% na minha placa mãe da assinatura com uma otima performace.

Mais uma vez obrigado a todos q me ajudaram nas duvidas q tinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!