Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

X1600XT ou X800GT?


carlostorm

Posts recomendados

Olá pessoal! Tô precisando tirar uma dúvida, pois penso em trocar a minha placa gráfica, a que tenho no computador é uma 9200SE. Agora quero pegar uma ATI mais nova, pois essa aqui já não dá pra jogar algumas coisas desde o começo desse ano. Pela verba que tenho acabei achando pelo mesmo preço as seguintes:

GECUBE ATI RADEON X1600 XT 256MB DDR2 PCI-E AVIVO DVI

GECUBE ATI RADEON X800GT EXTREME 256MB DDR2 PCI-E

Qual seria a melhor opção por favor?!

E no caso se for até pra gastar um pouquinho mais (quase +1/3 do preço das mencionadas acima), já compensaria talvez pegar logo uma ATI Radeon X1900GT 256 Mb Dual DVI/VIVO PCI Express???

Obrigado desde já pela ajuda!!! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô gostando muito da X1600XT. Pelo preço que ela custa, acho que não se encontra nada melhor em termos de desempenho e modernidade.

E para gastar um pouco mais, 1/3 como você falou, acho que você não pega nenhuma placa da série X1900 não. Mas pega uma 7600GT ou uma X1800GTO. Particularmente, prefiro uma X1800GTO.

E só 1 correção: eu não sei se isso faz alguma diferença, mas a X1600XT não é ddr2 e sim gddr3. Agora, se alguém souber, por favor me responda... tem alguma diferença de desempenho entre ddr2 ou gddr3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela tua opinião Danelon, eu já estava quase decidido em pegar uma X1600XT mesmo. O pessoal tem falado bem dela. Mas de fato, a X1800GTO demonstra uma superiodade significativa à X1600XT e a diferença de preço não parece ser muita.

Dei uma pesquisada e acabei achando um teste entre as duas num site francês, e a X1800GTO sai na frente longe:

http://www.tt-hardware.com/modules.php?nam...le&sid=9420

Pra ser sincero, acho que vou de X1800GTO agora hein!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ser sincero, acho que vou de X1800GTO agora hein!!! :D

acha???

não tem nem cogitação...

:P:P:P

E só 1 correção: eu não sei se isso faz alguma diferença, mas a X1600XT não é ddr2 e sim gddr3. Agora, se alguém souber, por favor me responda... tem alguma diferença de desempenho entre ddr2 ou gddr3?

tem diferença sim, lógico...

funciona mais ou menos assim:

DDRAM - Transfere 2 dados por pulso de clock;

DDR II - Transfere 4 dados por pulso de clock;

GDDR3 - Transfere 6 dados por pulso de clock;

Uma memória DDR de 400MHz, funciona na realidade a 200MHz x2 (pois transfere 2 dados por pulso de clock), já a DDR2 de 400MHz roda a 100MHz x4 (transfere 4 dados por pulso de clok). resumindo, consome menos, esquenta menos....

A GDDR 3 tem desempenho 50% superior ao da

GDDR 2, mas consome menos energia (2 W). Isso se deve a uma tensão mais

baixa, de 1,8 V, contra os 2,5 V da GDDR 2.

Retirado de outro fórum:

"De acordo com a Micron, a GDDR 3 oferece banda de 6,4 GB/s e tem clock entre

600 MHz e 800 MHz. A empresa diz, entretanto, que essa velocidade pode ser

ainda maior. Tanto a ATI, que participou diretamente do desenvolvimento do

produto, quanto a nVidia já estão testando as novas memórias. As memórias

GDDR 3 devem chegar ao mercado no último trimestre deste ano.

Então as GDDR3 são muito parecidas com as GDDR1, as diferenças são que as GDDR3 trabalham com uma tensão menor, enquanto as GDDR1 requerem 2,5V o uso mais novo das microplaquetas GDDR3 requerem 1,8V (mícron) ou 1,9V samsung. Essas melhoras fazem com que as memórias GDDR 3 possam trabalhar em frequência muito mais alta a samsung mostrou módulos que trabalham a 800MhZ ou 1600MHZ DDR. No futuro espera-se ver memórias com velocidades maiores. A única desvantagem das GDDR3 em relação as GDDR é que a GDDR3 tem latências muito mais elevadas, então elas seriam mais lentas que as GDDR na mesma freqência. Entretanto este inconveniente é facilmente superado pelas velocidades mais altas em que as microplaquetas podem operar."

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

DDRAM - Transfere 2 dados por pulso de clock;

DDR II - Transfere 4 dados por pulso de clock;

GDDR3 - Transfere 6 dados por pulso de clock;

cara você meio q viajou nessa afirmação

ambos os tipos de memoria DDR funcionam da mesmo maneira, transferem 2 pulsos por clock, mas a diferença é q as memorias mais novas consomem menos energia, conseguem clocks reais mais altos mas com latencias bem mais altas, e tem o custo de produção mais baixo

minha vga por exemplo, é GDDR3, a memoria tem clock real de 780mhz e clock efetivo de 1560mhz, então a base dos dois pulsos por clock é igual independente de ser DDR1, DDR2, DDR3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara você meio q viajou nessa afirmação

ambos os tipos de memoria DDR funcionam da mesmo maneira, transferem 2 pulsos por clock, mas a diferença é q as memorias mais novas consomem menos energia, conseguem clocks reais mais altos mas com latencias bem mais altas, e tem o custo de produção mais baixo

minha vga por exemplo, é GDDR3, a memoria tem clock real de 780mhz e clock efetivo de 1560mhz, então a base dos dois pulsos por clock é igual independente de ser DDR1, DDR2, DDR3

cara, pelo q estou informado é exatamente o contrário...

funcionam sim da mesma maneira, a diferença é justamente os dados por pulso de clock...

mas como dito anteriormente, uma ddr de 400mhz e uma ddr2 de 400mhz, não significa q a ddr2 tem mais desempenho... são 400mhz da mesma forma, nesse caso sim consome menos, esquenta menos... (caso de mesmo clock)... e gddr3 realmente como dito, permite clocks bem mais altos, além de esquentar menos e consumir menos, pela menor tensão...

se todas tem 2 de pulso de clock, a minha mx440 q está jogada aqui, tem clock real de 280 nas memos, deveria ser 590mhz de clock efetivo então, concorda???

mas NÃO é...

:P

http://forum.clubedohardware.com.br/index....154&hl=gddr

tem alguns outros tópicos falando sobre isso aí mas estou no trampo, nem tenho como ficar procurando...

mas posso estar errado também, isso é o q eu estou informado...

não sou REI da verdade...

por favor corrija minha afirmação se eu estiver completamente errado...

;)

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é superior sim. Mas tem que ser né? Ela é 256 bits e mais cara.

Mas se estiver com uma grana a mais, pega a X1800GTO. Dá uma pesquisada também na X1800XL que também pode ser uma boa.

Danelon, vou pegar a X1800 GTO, pois tá dentro da minha verba e acredito que estarei 100% satisfeito com ela. Dei uma pesquisada na X1800 XL, ela parece ser uns 10-15% mais potente do que a X1800 GTO, mas o preço dela é consideravelmente maior e fica mais difícil pra mim pegar.

Só uma última dúvida, não tem rolo de eu trocar a minha Radeon 9200SE por esta X1800 GTO né? Digo, posso tirar a placa 9200SE e remover o velho driver e então instalar esta nova na boa?! :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma última dúvida, não tem rolo de eu trocar a minha Radeon 9200SE por esta X1800 GTO né? Digo, posso tirar a placa 9200SE e remover o velho driver e então instalar esta nova na boa?!

Opa.....acho que você sabe, mas de qualquer forma, vou te lembrar. A X1800GTO é Pci express e a 9200 é AGP. Pra você trocar a placa de vídeo, você vai ter que trocar também a placa-mãe. A não ser que sua placa-mãe tenha slot AGP e PCI-X.

Se esse for o seu caso, é só tirar uma, colocar outra, remover completamente os drivers e reinstalar os drivers. Aí tudo funcionará numa boa.

Mas verifica seu sua placa-mãe tem slot PCI-X. porque até onde eu sei, não existe X1800GTO AGP não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara, pelo q estou informado é exatamente o contrário...

funcionam sim da mesma maneira, a diferença é justamente os dados por pulso de clock...

mas como dito anteriormente, uma ddr de 400mhz e uma ddr2 de 400mhz, não significa q a ddr2 tem mais desempenho... são 400mhz da mesma forma, nesse caso sim consome menos, esquenta menos... (caso de mesmo clock)... e gddr3 realmente como dito, permite clocks bem mais altos, além de esquentar menos e consumir menos, pela menor tensão...

se todas tem 2 de pulso de clock, a minha mx440 q está jogada aqui, tem clock real de 280 nas memos, deveria ser 590mhz de clock efetivo então, concorda???

mas NÃO é...

:P

http://forum.clubedohardware.com.br/index....154&hl=gddr

tem alguns outros tópicos falando sobre isso aí mas estou no trampo, nem tenho como ficar procurando...

mas posso estar errado também, isso é o q eu estou informado...

não sou REI da verdade...

por favor corrija minha afirmação se eu estiver completamente errado...

;)

[]`s

cara você esta enganado, todas as memorias DDR funcionam na mesmo base de 2 pulsos por clock, não confunda com pentium 4 q são 4 pulsos por clock

DDR = Double Data Rank

Double = Duplo = 2

ah, sua MX440 tem clock efetivo de 280mhz, mas o clock real é 140mhz

olha essa screen do everest da minha 7600GT, se fossem 6 pulsos por clock as DDR3, minha vga não estaria marcando 850mhz de clock real não é?

quanto seria 850x2? 1700mhz, exatamente o clock efetivo mostrado

post-27274-13884923745059_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ddr é 2 pulsos por clock, independente da geraçao. So que cada uma tem um clock limite( a ddr "1" chega a 200mhz, a ddr2 chega a 533 mhz, a ddr 3 a 800 mhz, e segundo alguns dizem, a ddr4 a 1600mhz). E sobre a comparaçao de uma ddr400xddr2400, o problema da ddr2 sao as latencias, que em uma ddr pode chegar a 2-2-2-5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que muda entre as "gerações" de DDR também são as técnicas de fabricação, que permitem mais informações, mais clocks e menos tensão e custo.

E as latências vão baixando com o tempo da tecnologia com o aprimoramento dos processos de fabricação.

Danelon lembrou a tempo, carlostorm, você tem que ter uma placa-mãe compatível com PCI-E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver q pegar uma AGP, precisará pegar a x800... só q não a GT, e sim a GTO, q oferece um desempenho consideravelmente superior. Mesmo a x800GTO será pior q a x1600XT. você encontrará a x1600PRO AGP, mas ela é pior q a x800GTO, logo todos os caminhos levam até a x800GTO. Uma escolha pra peitar a x1600XT é a 6800GS. É melhor q a x800GTO e pal a pal com a x1600XT. O ruim é q dificilmente você encontrará a 6800GS, e se encontrar os preços não vão ser animadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nem vale a pena investir em placas agp hoje. Geralmente elas custam muito mais caro do que as pci-x. Antes de ter essa placa-mãe aqui, quase comprei uma 6800GS pr R$750!

O melhor a fazer na minha opinião, é trocar a placa-mãe e comprar uma placa de vídeo mais fraca, porque investir em placa agp hoje não vale a pena. Depois, para vender, também é mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.....acho que você sabe, mas de qualquer forma, vou te lembrar. A X1800GTO é Pci express e a 9200 é AGP. Pra você trocar a placa de vídeo, você vai ter que trocar também a placa-mãe. A não ser que sua placa-mãe tenha slot AGP e PCI-X.

Se esse for o seu caso, é só tirar uma, colocar outra, remover completamente os drivers e reinstalar os drivers. Aí tudo funcionará numa boa.

Mas verifica seu sua placa-mãe tem slot PCI-X. porque até onde eu sei, não existe X1800GTO AGP não...

Valeu pela informação Danelon. Desculpe a demora na resposta, ams tive que viajar. Eu já imaginava que havia alguma diferença entre a AGP e a PCI, mas não sabia bem o que. Mas ok agora, dei uma olhada no manual da minha placa mãe, ela é uma ASRock P4S55FX e diz que tem AGP Slot (1.5V_AGP1) e PCI Slots (PCI1-5). Sendo assim, então tá beleza pra trocar pela X1800GTO né? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela informação Danelon. Desculpe a demora na resposta, ams tive que viajar. Eu já imaginava que havia alguma diferença entre a AGP e a PCI, mas não sabia bem o que. Mas ok agora, dei uma olhada no manual da minha placa mãe, ela é uma ASRock P4S55FX e diz que tem AGP Slot (1.5V_AGP1) e PCI Slots (PCI1-5). Sendo assim, então tá beleza pra trocar pela X1800GTO né?

carlostorm, sinto lhe informar, mas a sua placa não possui slot pci-express. Verifiquei isso. Os slots que ela possui, são os slots pci comumns (brancos).E esses não servem para placas de vídeo novas. Serve apenas para placas de vídeo muito antigas.

Ou seja, pra você pegar uma X1800 GTO, só trocando a placa-mãe...

Ou então, pegar uma placa mais fraca AGP mesmo. Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Damn! :(

Triste ouvir isso, mas muito obrigado pela tua atenção Danelon. Por agora nem sei bem o que fazer, pois pra trocar a placa-mãe já fica um pouco complicado pra mim, vou ter que ver alguém pra formatar a máquina e também nem sei se as outras coisas vão dar na boa. Mas não penso em pegar uma AGP não, não compensa. Em todo caso, por agora já sei melhor o que eu tenho que me preocupar em termos de placa-mãe e tenho em mente em ter uma X1800GTO mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!