Ir ao conteúdo

Diodo Zener de 1 watt para 2watts

mvrinaldi

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou montando um programador de pic e no projeto pede um diodo zener 8V2 de 2 watts. Acontece que não encontro em lugar nenhum um com 2 watts. Só encontrei de 1 watt.

Consigo resolver o problema colocando dois em série ou paralelo?

Obrigado

Marcos

Postado

Caro amigo Marcos,

Considerando apenas aspectos teóricos, você pode sim ligar dois diodos em paralelo de 1W e assim obter uma dissipação de 2W, mas observe que para isso, é necessário que a potência se distribua por igual nos dois diodos, o que é um pouco difícil na prática, pois exige dois diodos com características iguais. Existe uma regra que diz que devemos colocar diodos zener com no mínimo 2x a potência calculada para ele por segurança, ou seja, se calculamos que por ele passará 1W, jogamos um de 2W e assim por diante. Assim, acredito que se você ligar dois diodos de 1W em paralelo, o seu circuito vai funcionar sim, já que imagino que exista essa margem de segurança no seu projeto de gravador. Qualquer novidade, poste aqui! :-BEER

Postado

Caro amigo Marcos,

Considerando apenas aspectos teóricos, você pode sim ligar dois diodos em paralelo de 1W e assim obter uma dissipação de 2W, mas observe que para isso, é necessário que a potência se distribua por igual nos dois diodos, o que é um pouco difícil na prática, pois exige dois diodos com características iguais. Existe uma regra que diz que devemos colocar diodos zener com no mínimo 2x a potência calculada para ele por segurança, ou seja, se calculamos que por ele passará 1W, jogamos um de 2W e assim por diante. Assim, acredito que se você ligar dois diodos de 1W em paralelo, o seu circuito vai funcionar sim, já que imagino que exista essa margem de segurança no seu projeto de gravador. Qualquer novidade, poste aqui! :-BEER

Obrigado pela ajuda.

Segundo tua resposta, posso concluir que o melhor então seria colocar um de 5 W, em vez de ligar os dois em paralelo? Estou entendendo que não vou ter problema se colocar um diodo com potência maior. Não posso é colocar com potência menor.

Postado

Cara, qual projeto é esse ?

JMD? se for pode colocar o de 1W.

No meu coloquei e ate hoje não tive nenhum problema.

Postado

Senhores, me desculpem a ignorância, mas o circuito pede diodo zener de 8V2 x 0,5W = 1/2W (meio Watt). Não existe especificação para 2W!!!

Quando achei o tópico, fiquei curioso para saber PARA QUE se usar zener de 2W. Potência demais... coisa de aparelho da década de...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...