Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias em Síncronia com processador


Acidjed

Posts recomendados

Oi gente

Estou querendo montar um 64bits 3500+ AM2

Pelo que eu saiba o fsb dele é 2000mhz certo

Quais memórias usar para ficar em sincronia com o processador?

Tipo, tenho aqui um XP 3200+ FSB 400 com memórias DDR 400, ou seja, está rodando em síncronia, não perdendo nada de desempenho

Como fazer isto com o 64bits 3500+ AM2?

Que eu saiba tem memórias aí DDR2 800

Mas mesmo assim, se eu for usar elas não vai ficar em sincronia com o processador e vou perder desempenho não é?

Caso eu esteja errado por favor, me corrijam

Espero ajudaaaaa!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi gente

Estou querendo montar um 64bits 3500+ AM2

Pelo que eu saiba o fsb dele é 2000mhz certo

Quais memórias usar para ficar em sincronia com o processador?

Tipo, tenho aqui um XP 3200+ FSB 400 com memórias DDR 400, ou seja, está rodando em síncronia, não perdendo nada de desempenho

Como fazer isto com o 64bits 3500+ AM2?

Que eu saiba tem memórias aí DDR2 800

Mas mesmo assim, se eu for usar elas não vai ficar em sincronia com o processador e vou perder desempenho não é?

Caso eu esteja errado por favor, me corrijam

Espero ajudaaaaa!! :-BEER

Ola Acidjed td bem ?

Corrigindo umas coisas ok ?

AMD64 não tem FSB, tem HTT (Hyper Transport)

O HTT dele é 1000MHz, ou 5x200 que é o clock base das mamórias e quem determina o multiplicador do processador e do HTT.

Síncrona qualquer uma fica, nem que seja na marra e valores quebrados.

Nos AM2 se o multiplicador do processador (11x200 por exemplo, que é o do 3500) não sei bem porque não fica "redondo". Então as memórias vão trabalhar em clocks inferiores aos normais.

Pra entender isso melhor procure aqui no Clube do Hardware por testes com processadores AM2 que tem explicação ou o link pro artigo.

Pra não dar esse "underclock" nas memos você tem que pegar um 3200+ ou 3800+, que tem multiplicadores "pares" como 10 e 12.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Evandro!

So complementando sua otima explicacao, no caso do 3500 (ou outro proc com multiplicador impar), o que acontece é que o controlador de memoria nos AMD fica dentro do processador e não no northbridge da placa-mãe. Dessa maneira, o clock de operacao da memoria é derivado do contador interno do processador usando divisores. Portanto, quando você tiver multiplicadores impares (por exemplo 11, no caso do 3500+) e for dividir por 2 ou 4 (os divisores mais comuns), você teria um numero não inteiro (5.5), como o clock não pode ser arrendondado para cima, pois o clock ultrapassaria o limite oficial do barramento, ele é arredondado para baixo, o que pode fazer com uma memoria de 800MHz trabalhe a 760MHz (ou coisas do tipo). E a unica solucao que você teria para melhorar o clock da memoria é o overclock.

Isso não ocorre com os proc INTEL, pois o controlador de memoria fica na placa-mãe (northbridge) e não no proc, sendo assim o gerador de clock não é interno do processador, tornando independente esse clock dos multiplicadores da CPU.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola Evandro!

So complementando sua otima explicacao, no caso do 3500 (ou outro proc com multiplicador impar), o que acontece é que o controlador de memoria nos AMD fica dentro do processador e não no northbridge da placa-mãe. Dessa maneira, o clock de operacao da memoria é derivado do contador interno do processador usando divisores. Portanto, quando você tiver multiplicadores impares (por exemplo 11, no caso do 3500+) e for dividir por 2 ou 4 (os divisores mais comuns), você teria um numero não inteiro (5.5), como o clock não pode ser arrendondado para cima, pois o clock ultrapassaria o limite oficial do barramento, ele é arredondado para baixo, o que pode fazer com uma memoria de 800MHz trabalhe a 760MHz (ou coisas do tipo). E a unica solucao que você teria para melhorar o clock da memoria é o overclock.

Isso não ocorre com os proc INTEL, pois o controlador de memoria fica na placa-mãe (northbridge) e não no proc, sendo assim o gerador de clock não é interno do processador, tornando independente esse clock dos multiplicadores da CPU.

abraços

Cara eu achei minha explicação vaga.. mas obrigado, e obrigado pela sua complementação ótima.

Acho que esse "problema" dos AMD deve ser resolvido futuramente com alterações nos multiplicadores, deixando a CPU trabalhar a 5.5x por exemplo.. aí as memórias ficam nos clocks "corretos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!