Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Sata (C:) tratado como dispositivo removível e/ou CD-ROM


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!!

Tenho uma ASUS K8N que tem interface SATA I. Comprei um disco rígido Samsung SATA II 80GB. Está acontecendo algo meio incomum com esse disco: o Windows XP está tratando ele como se fosse um HD removível ou um CD-ROM. A história é um pouco confusa. Vou tentar explicar.

Eu lembro que as versões NT/2000 e XP do Windows requisitam drivers para controladoras SCSI ou RAID durante a instalação, e achei que uma controladora SATA se encaixaria nesta situação, até aí tudo bem. Eu dei uma de São Tomé. Inseri o CD da placa-mãe e criei o disquete com esses drivers, mas queria ver qual seria o erro em não inserir esse disquete e prosseguir a instalação. Acabou que eu fiz a instalação SEM o disquete e o Windows chegou redondinho no desktop. Então fiquei curioso e reinstalei mas desta vez USANDO o disquete. São dois drivers instalados no disquete: NForce Storage Controller e Nforce RAID controller. Instalei ambos e a instalaçãoTAMBÉM correu sem problemas, mas com uma diferença, o boot é MAIS rápido com estes drivers inclusos no disquete. Eu consultei o gerenciador de dispositivos com e sem o disquete; sem o disquete so dispositivos encontrados são PCI IDE Controller. Com o disquete são encontrados os dispositivos que são instalados com os drivers da placa-mãe quando eu os faço pelo Windows: NVIDIA nForce3 250 Parallel ATA Controller v2.6. E mais, com o uso do disquete na instalação no systray aparece o ícone de Ejetar Hardware, como se o disco fosse um drive USB, mas na verdade ele é o SATA, onde o sistema está instalado. E ainda: nas propriedades do HD aparece a guia "Execução automática" como se o HD fosse um CD-ROM. O chato disso é que agora toda vez que o sistema inicia há uma busca por músicas e vídeos, como se fosse uma espécie de AUTORUN de um CD-ROM.

Eu nem preciso perguntar o que aconteceria se eu "interrompesse o dispositivo". Como isso é possível? Como um disco rígido interno é tratado como se fosse um externo USB? Vocês acham melhor eu formatar e instalar mesmo SEM o disquete? Daria algum problema para a controladora da placa ou do próprio HD em operar assim? Help me please!!!

post-6209-13884926186631_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu posso te dizer é que a controladora sata dessa placa mãe tem suporte a dispositivos HotSwap (que permite que voce remova o dispositivo com o micro ligado).

Obs. Essa remoção deverá ser feita atravéis do ícone e não na força bruta, lógico que não será o seu caso, pois o seu HD está instalado internamente.

Os HDs SATA são nativamente HOT SWAP (me corrijam se eu estiver errado) e como a controladora sata da sua placa mãe suporta esses dispositivos (hot swap), daí a aparição do ícone (remover hardware com segurança).

Você pode simplesmente, ocultar esse ícone para que o mesmo não fique presente na barra de tarefas próximo ao relógio.

Ou usar o programa TraySaver, esse programa permite a você ocultar ícones.

Link para o programa

Veja esse tópico aqui

Veja esse outro aqui

Com relação a inicialização do AUTORUN, veja se consegue desabilitar pelo msconfig (caso tenha essa caixa lá e a mesma esteja marcada, aí é só desmarcar e reiniciar o micro.

Espero ter ajudado.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!