Ir ao conteúdo

CRT x LCD: alguns modelos e dúvidas

deszo

Posts recomendados

Postado

Com a ausência de monitores CRT da Sony, e diante das desvantagens do LCD pra quem mexe c/CG (não puder mudar resolucao, o principal, entre outros), o que sobra pra quem quer comprar um CRT de 19"?

- comprar um Sony usado?

- Samsung 997MB (já ouvi reclamações)?

- LG T930B?

- Philips 109B63?

- algum outro?

- não comprar nenhum?

ou...

- pegar +/- a mesma quantia e comprar um LCD nos EUA (a ser trazido por algum amigo) por até US$ 300? Algum destes:

- BenQ FP202W - TN, 24bits (?)

- Sceptre X20G Naga III - P-MVA

- Viewsonic VX2025WM - P-MVA

- Dell 2007WFP - anteriormente S-IPS, agora S-PVA

Preciso decidir qual deles eu pego, sem perigos de me arrepender.

Pontos cruciais pra mim:

1- fidelidade de cores e/ou possibilidade de calibraçao

2- imagem (sem distorçoes, tremedeira, perda de luminosidade nas bordas, geometria ok)

3- durabilidade

Pontos a se pensar no caso de escolher um CRT:

- preço baixo na revenda futura

- manutenção tendendo a ser complicada

- produto com possível qualidade inferior

Pontos a se pensar no caso de escolher um LCD e comprar nos EUA:

- garantia

- valor da manutenção (já que não será coberto pela garantia)

- qualidade geral da imagem

vocês podem me ajudar com isso?

Ah, na ordem, o que eu faço com o PC é 1- 3D, 2- Video (ver e editar), 3- Fotografia (retoque, ver), 4- web (usuário) e design gráfico

Postado

Prezado amigo,

O q você tem que avaliar é o seguinte:

Quando vamos comprar um CRT, olhamos o dot pitch (quanto menor, melhor), a resolucao maxima e o tamanho da tela.

Quando vamos comprar LCD, devemos, primeiro, verificar se ele serve para o seu uso e depois as seguintes caracteristicas:

Tempo de resposta (quanto menor, melhor)

Brilho e contraste (quanto maior, melhor)

Resoluçao nativa (trabalhar nesta resoluçao é o ideal)

Dot pitch (quanto menor, melhor)

Tamanho da tela

É mais difícil comprar LCD do que o CRT, concorda?

Dentre os modelos e marcas q você citou, veja as caracteristicas de cada um e o seu preço. Veja qual vale mais a pena! Te mandei um MP falando sobre um CRT.... aguardo resposta.

Postado

Um CRT usado sony não seria má ideia se for por um preço bom.

Mas os lcd´s melhores alguns já vem com um backlight que segundo li completa a gama de cores, tirando a desvantagem do lcd exibir uma gama de cores menor que o crt.

O lcd não tem as deformações de lente dos tela plana crt, nem flickering. Mas você terá que usar a resolução nativa para ter a melhor imagem.

Abraços!

Postado
Postado Originalmente por paiva.daniel+--><div class='quotetop'>QUOTE(paiva.daniel)</div>
É mais difícil comprar LCD do que o CRT, concorda?

Dentre os modelos e marcas q você citou, veja as caracteristicas de cada um e o seu preço. Veja qual vale mais a pena! Te mandei um MP falando sobre um CRT.... aguardo resposta.

Daniel, eu vi a sua msg, se eu for comprar um CRT prefiro comprar usado. A não ser que eu ache um Sony em muuuito bom estado e com pouquíssimo tempo de uso.

E sim é mais difícil comprar um LCD do que um CRT pelo simples fato de que não existem mais CRTs top a venda. Só medianos.

paiva.daniel

Pelo que andei vendo, o maximo de cores q o LCD exibe é 16.7 milhoes... e alguns monitores exibem "apenas" 16.2 milhoes. Mas 500 mil é coisa pra caramba né?! hehehe!

Não são 500mil daniel, são 1.2milhões. Esse número - 16.2mi - é fake, é alcançado por interpolação.

São 6bits por canal, 64 tons de cinza, dá 262mil cores. 16.2 é um numero pra inflar, parecer bom.

Em monitores de 8bits por canal, há 256 tons de cinza, ai você chega a 16.7mi. Pra fazer um degradé, é uma diferença enorme.

Postado Originalmente por fredxyz

Mas os lcd´s melhores alguns já vem com um backlight que segundo li completa a gama de cores, tirando a desvantagem do lcd exibir uma gama de cores menor que o crt.

O que eu andei vendo em reviews (e num LCD que peguei emprestado) é o que o backlight muda a cor mas pra pior, o caso do backlight leak. Aliás esse negócio de backlight leak é um saco, fica um luz nas bordas (e em alguns modelos, não só perto das bordas). O LCD por natureza já tem problemas desse vazamento de luz (é isso que faz com que o preto não seja preto, pois sempre vaza um pouco de luz e o preto fica "cintilante")., em alguns monitores tem é mais do que o suportável.

Só não quero torrar meu dinheiro à toa numa coisa que depois eu me arrependa...

Gosto muito mais de CRT. É mais confiável e ponto final. O problema é que já li muitas reclamações sobre os modelos a venda aqui, eu mesmo já fiz as minhas. E pra comprar LCD nas condições que eu quero comprar, precisa de coragem. COmprar sem garantia, e pra piorar, um desses modelos, o da Sceptre, eu estava vendo comments de usuários na Newegg e muitos reclamam que veio com defeito no conector DVI, que tiveram que mandar pra fabrica e etc., se isso acontece comigo, ferrou, fico com o monitor zuado aqui, e tento achar um cara que arrume sem que eu tenha que arriar as calças...

Postado

Deszo,

Quando falei 500 mil, era pra falar da diferença: 16.7mi - 16.2 mi = 500 mil. E este numero de cores não é só na escala de cinza... não entendi nada do q você disse... esse numero de cores é somando TODAS as cores possiveis q o monitor pode exibir...

Postado

Daniel, a soma de todas as cores que um monitor de 6bits por canal pode produzir é 260mil e uns quebrados...

16,2 milhoes é alcançado via dithering, interpolacao, tipo não sao as cores reais

Tem material sobre isso em www.tftcentral.uk e em outros sites por ai

A imagem no monitor é formada por 3 cores basicas, vermelho, azul e verde - em inglês, RGB. Cada cor dessas é um canal, e quando em separado dos outros, cada canal é uma escala de cinza.

1bit dá 2 etapas de cinza (preto e branco)

6bits dá 64 etapas de cinza

8bits dá 256 etapas de cinza

multiplicando um numero pelo outro você chega aos valores mencionados:

64x64x64=262.144

256x256x256=16.777.216

O número de cores que anunciam - 16.2mi - é uma aproximação matemática via software, interpolação.

porque os paineis TN eram até pouco tempo os mais rápidos?

porque a medida de velocidade que usam é GTG - gray to gray, mede-se a passagem de um tom de cinza pra outro, e o esforço eletrônico dessa operação é muito menor que pra passar do preto até o branco passando por tons de cinza. Como há menos tons de cinza, são mais rápidos. Ainda, a transição de uma cor pra outra é um pouco mais complicada, e se você ver em sites gringos tem uma flutuação muito grande de velocidade nos monitores TN.

Postado

Deszo,

E porque os LCDs não podem ser 8 BITS? Inclusive eu vi em algum site que o monitor que eu comprei (Soyo DYLM1996) suporta até 16.77 milhoes de cores. Na sua explicação, seria 256x256x256, concorda?

Postado

olha, o que eu sei é q fazem de 6bits pois é mais barato, porém, deve ter alguma limitacao tecnologica, pois recenemten comecaram a aparecer TNs com 8bits.

Veja, TN é um tipo de painel, há outros. TN é o mais barato, e mais rápido, acabou ficando o mais popular.

Outros tipos - S-IPS, MVA, PVA, P-MVA, S-PVA, normalmente têm 8bits de cor por canal e uma serie de pontos onde a imagem é melhor - cores, angulo de visao, preto, etc., só q custam bem mais que os TN. Em alguns poucos casos a diferença de preço não é brutal (mas existe) como é o caso dos 3 monitores LCD que eu mencionei que penso em comprar e o Dell. O Benq é TN e custa US$ 270 nos EUA, o Sceptre é P-MVA e custa os mesmos US$ 270, o Viewsonic P-MVA custa US$ 310, e o Dell S-IPS custa US$ 363, todos 20" widescreen. Em outros tamanhos/formatos de tela, a diferença de preço aumenta muito, ex: Samsung 204B (20", 5:4 TN) custa US$ 320, o 204T (20", 5:4, S-PVA) custa US$ 550 O 204B tem 16,2mi de cores e o 204T tem 16,7mi, além de nivel de preto e angulos de visao (alem da fidelidade das cores) melhor, porém, tempo de resposta menor que o 204B.

O lance é q pra mim interessa mais a qualidade de imagem do que a velocidade, prefiro 1000x mais um monitor com 24bits e 16ms do que um 18bits e 1ms...

Postado

Acabei comprando o meu monitor, finalmente.

Não comprei o que eu queria, mas comprei algo, e não fico sem monitor. Pelo menos, gastei menos do que eu queria.

Eu ia comprar um LCD, nos EUA, a ser trazido por um amigo. Fomos ver com as companhias aéreas, e não dá pra ser trazido como bagagem de mão (pelo tamanho), apenas poderia ser despachado como bagagem normal. Isso inviabilizou, pois, a possibilidade de eu abrir a caixa do LCD e encontrar vários pedaços de monitor é quase 100% - como eu moro em Guarulhos, conheço várias pessoas que trabalham no aeroporto (inclusive o meu amigo que ia trazer o monitor, trabalha numa empresa que presta serviços a companhias aéreas e conhece bem a rotina de carregar e descarregar a bagagem, a galera joga as coisas mesmo e não tão nem ai pro quem tem dentro dos pacotes, pode ter adesivos ou até um neon escrito "frágil"). Enfim, não ia rolar mesmo de comprar nos EUA.

E como o único LCD da lista que eu compraria tá fora demais do meu orçamento... e não quero LCDs de 17" sub-1000 reais e sem DVI, então...

... comprei um T930B da LG, estou esperando ser entregue, e torço pra que não tenha problemas e funcione. Peguei ele aqui http://www.suricate.com.br/product_info.php?products_id=973 por 470 reais (fica a dica pra quem mais quiser comprá-lo).

Sinceramente fiquei um pouco decepcionado em não poder comprar o LCD que eu queria nos EUA, e tenho alguns receios quanto à qualidade do monitor, no entanto, gastei menos dinheiro, que poderá ser usado em outra coisa.

Bem é isso. Valeu pela ajuda pessoal!

Postado

É... vou ter que concordar com nosso amigo ai de cima... apesar de algumas vantagens que o CRT tem sobre os LCDs, acho que CRT vai se tornar passado... da mesma forma que as TVs comuns serao passado e as de plasma e LCD tomarão lugar.

Postado

Colegas, usar e gostar/não gostar é questão de costume :P

Na minha opinião pessoal, os CRTs vão morrer em definitivo quando os SEDs/OLEDs se popularizarem. Ou antes até, conforme forem sendo paralizadas as linhas de produção.

Pra uma série de profissionais (ou mesmo não profissionais, mas exigentes), ainda vale mais a pena usar um CRT. Não é todo mundo que tem dinheiro pra comprar um LCD profissional; pelo menos aqui no Brasil na maioria dos casos é inviável. LCDs médios têm uma série de inconvenientes pra uso profisional, não chega a inviabilizar o trabalho, mas complica, em alguns casos mais, em outros menos.

Pro usuário comum, a vida é bem mais fácil.

Postado

Opiniao pessoal, eu não compraria nunca um LCD de 19, só compraria se fosse wide, e ainda assim só se não tivesse outra opcao. A razao é q a resolucao que um LCD 19" 5:4 alcança é a mesma de um LCD 17". só que olha só, o LCD 19 tem 19", que é a mesma area de um CRT de 20", só que, normalmente você usa o CRT de 20 em 1600x1200 e fica muito bom, tamanho ideal. Ah tem também a questao do tamanho dos pixels e do dot pitch, que nos LCDs de 19" é um item deficitario quando comparados aos de 17" - que tem uma area menor mas a mesma quantidade de pixels.

Mas... essa é a minha opiniao.

No caso da Dell eles vendem um monitor excelente que é o 2007WFP, 20" widescreen, S-IPS, cheio de recursos (PIP, HDCP, entrada s-video e componente, pedestal que gira 90º, etc), e tem também o 2007FP (20" 4:3, 1600x1200, S-IPS), que é mais caro e não é wide mas é muito bom também. Abaixo disso em 17" e 19", eles tinham uns monitores um pouco mais antigos de 25ms com paineis S-PVA e IPS (não lembro exatamente quais modelos) otimos pra DTP mas meio ruins pra video e games.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...