Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como ligar HD IDE Slave e HD SATA master


Posts recomendados

Olá galera do forum....

estou com um pequeno desafio..tenho 2 HD`s, 1 HD IDE e outro HD SATA, meu sistema operacional está instalado no HD SATA e agora quero que o HD IDE faça o papel de Slave, porém, estou com dificuldades par que isso seja possível. Por favor como faço para realizar com sucesso essa operação.

Bom eu até consegui, mas eu tive que entrar na BIOS e desligar o HD IDE e quando inicializou o windows ele mesmo reconheceu o HD IDE, ou seja, o teste realizado pelo POST não é feito porque eu desabilitei o HD IDE na BIOS, porque quando deixo habilitado o HD IDE inicializa como master, já tentei alterar algumas configurações na BIOS, porém, sem sucesso.

Pode parecer engraçado, mas eu mesmo estou respondendo minha pergunta.

bom...eu não tinha notado que na bios da placa mãe asus na opção de boot, onde é possível alterar a sequencia de BOOT, tem tb uma opção com o nome disk hardware boot, ou seja, tem uma opção que você escolhe qual o HD que você define como First boot ou second boot......então ao escolher o HD desejado o mesmo aparece como opção no boot sequence....ponto e ponto. caso solucionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o post, tenho um problema parecido...

tenho um SATA e um IDE. Minha sequencia de boot esta correta, na bios esta o sata como primeiro boot e ide como segundo.

Meu problema e na instalacao do windows.

Tendo os 02 hd formatados e particao primaria somente no sata, particao extendida utilizando totalmente o ide.

inicio a instalacao pelo boot do cd do windows;

quando peço para instalar, o windows pede para que seja criado alguns arquivos no hd ide, mas como ele esta com particao extendida informa um erro.

para resolver este problema tenho que desativar o ide na bios... ai instala maravilha. depois e so reativa-lo na bios.

instalo um dualboot ( 02 win no sata em particoes diferentres), fazendo o mesmo processo.

Depois disso não ha mais problema.

Quero saber porque isto acontece e se tem como solucionar o problema.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite, amigos.

Meu problema é um pouco parecido, só que mais complexo, ao meu ver...

Tenho um IDE Samsung SP0802N, de 80Gb. Nele, Windows e vários aplicativos que uso no dia-a-dia. Porém, com o passar do tempo, este passou a dar-me sustos. Acho que está chegando seu fim.

Então, comprei um SATA Samsung HD081GJ. Quero usar o SATA como Master e o IDE como Slave.

Fiz cópia de tudo do IDE para o SATA, através do Norton Ghost 2003. Se não me engano, até o SO foi copiado. Aliás, é isso que eu quero: usar o SATA como meu antigo HD IDE, da mesma forma que usava.

Pois bem: mudei o Jumper dos HDs (Master para SATA e Slave para IDE), mas na BIOS não consigo mudar. Sempre fica assim:

Primary IDE Master - SP0802N (IDE antigo)

Primary IDE Slave - [None]

Secondary IDE Master - DVD-RW

Secondary IDE Slave - DVD-R

Third IDE Master - HD081GJ (SATA novo)

Fourth IDE Master - [None]

Creio que deveria estar assim:

Primary IDE Master - HD081GJ (SATA novo)

Primary IDE Slave - SP0802N (IDE antigo)

Secondary IDE Master - DVD-RW

Secondary IDE Slave - DVD-R

Third IDE Master - [None]

Fourth IDE Master - [None]

O que eu quero é HD SATA Master e HD IDE Slave. Minha Placa-Mãe é Asus K8N.

Agradeço aos amigos pela gentileza e peço desculpas pelo incômodo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coimbra, Jumper de SATA para master? onde voce ouviu isso? DISCOS SATA NÂO TEM ESSE NEGOCIO DE MASTER/SLAVE !!!

Master/slave só existe para HD's IDE, porque numa porta IDE voce pode conectar até 2 dispositivos, aí um tem que ser master e o outro IDE para que sejam ambos reconhecidos.

SATA só pode ser conectado um em cada porta SATA, o jumper que voce acha que configurou para master é para limitar a velocidade do HD ao padrão SATA-1, só isso. Isso deveria vir escrito no manual do HD, aquele papelzinho que ninguém lê....

Leia o significado do que escreveu: "..PRIMARY IDE MASTER..", é o HD ligado na IDE primária como master, voce pode até fazer uam reza forte que nunca um HD SATA vai aparecer como "PRIMARY IDE MASTER", porque ele estará ligado numa porta SATA e não na IDE.

O que voce quer é que o HD SATA seja o principal (que tenha o sistema operacional que dê o boot). Isso não significa que ele tenah que ser o master na ide principal, pelos motivos já falados.

Vai na bIOS e configura a sequencia de boot para que o primeiro dispositivo seja o HD SATA e não o IDE. Lembre-se, não confunda "PRIMARY IDE MASTER" com HD principal. Um HD ligado na IDE PRIMARIA como MASTER pode ser o HD principal, como pode não ser...o que define um HD ser "principal" é que ele tem o sistema operacional que é carregado no boot.

voce pode ter 2 HD's cada um com um sistema operacional, então dependendo de qual carregará o sitema operacional um pode ser o principal não hora como em outra pode não ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, Rickg.

Sobre a situação do SATA, eu havia descoberto depois de criar o tópico.

Estou a solucionar meu "problema". A minha dúvida agora é como configurar direito o Ghost. O que eu quero é fazer com que o Ghost copie tudo para o novo HD, inclusive o SO. Eu posso até instalar o SO e os drivers da minha Placa-Mãe no novo HD, mas alguns programas não poderei dispensar. Terei de pegá-los no IDE.

Alguma dica?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo o Norton Ghost....o unico que recomendo é o ghost via DOS, mas esse não serve paar HD's SATA, porque aí teria que carregar os drivers SATA.

No caso, como voce deseja fazer uma clonagem de um HD que tem o sistema operacional para outro vazio, pegue o programa DriveImage XML no site www.superdownloads.com.br

Fiz clonagens com ele inclusive para hd's SATA e eles deram boot direitinho.

Já no caso do ghsot usando de dentro do windows XP fiz clonagens de hd's com sistema operacional e eles não davam boot depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

mantronix, como esse HD SATA já está formatado (pois para ter sistema operacional instalado tem que ser formatado primeiro), a princípio bast aconectar ele numa porta SATA que ele será detectado epla BIOS e pelo sistema operacional do HD principal.

Com relação à palavar "SLAVE" ela é válida para HD's que são ligados em portas IDE. Não existe HD SATA "MASTER ou SLAVE"....

O seu HD SATA será um HD secundário, pois o principal é o que contém o sistema operacional e que dá o boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • 10 meses depois...

depois de uma queda de energia, meu primary ide master trocou sozinho

estou tentando mudar pela bios e nao consigo.. HELP

ta assim = ide master= hd de 40gb

slave = nada

sata 1 = o driver de cd

e sata 2 o HD de 320 gb... oO help .. do nada.. trocou sozinho :S

ps :nos 2 hd tem o windows 7 .. agora fica ligando direto nesse de 40gb.. e o outro virou so pra por arquivos,, e o que eu tenho ta la ... nao consigo mudar D=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!