Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou postando de novo, pois acho que fiz alguma coisa errada e não apareceu no fórum.

Sou aprendiz de iniciante e busco a ajuda de alguém. Sei que pra vocês será moleza, coisa básica, mas pra mim...

É o seguinte: um dos piores problemas do motociclista é chegar em casa à noite, na chuva e no frio, ter que parar a moto, tirar as luvas e fuçar os bolsos até achar o controle remoto para abrir o portão. Moto não tem console nem porta-luvas, então dá pra imaginar como ficam os bolsos da jaqueta...

O melhor e mais seguro seria ir chegando, o portão abrindo, entrar e fechar imediatamente. Para isso foi sugerido em um fórum de motos fazer uma adaptação muito criativa: ligar o controle remoto (CR) no farol. No farol? Isso mesmo, no farol. Mas, como? Vou explicar.

Na moto, no meu caso uma Falcon, o farol fica sempre aceso (exigência do código de trânsito) e não tem botão liga-desliga, apenas o botão que troca de farol alto (FA) para farol baixo (FB) e vice-versa. Sendo assim, esse botão fica sempre fixo, ou no FA ou no FB.

Ocorre que na hora exata da troca, existe um momento muito rápido em que os dois acendem, tanto o FA, como o FB. A ideia é aproveitar esse breve momento dos dois acesos e fazer o CR “pulsar” o sinal. Chegou perto de casa, basta piscar o farol e o portão se abre. Piscou de novo, se fecha.

Foi sugerido o seguinte:

1. Retirar a bateria do CR (que é de 12V como na moto) e no seu lugar ligar ao pólo (+) do FB e ao pólo (-) da moto.

2. Utilizando um relê auxiliar de 12V (automotivo – N/A), liga-se a bobina no pólo (+) do FA e no pólo (-) da moto. Os dois contatos do relê serão ligado nos dois contatos do botão do CR.

3. Situação1 (FB aceso) – Neste caso o controle fica alimentado constantemente. Trocou p/o FA ou apenas piscou, o relê é alimentado pelo FA, fechando, assim, o contado do botão do CR, acionando o portão.

4. Situação2 (FA aceso) – Neste caso o relê é que fica alimentado constantemente, fechando, assim, o contado do botão do CR. Trocou p/o FB ou apenas piscou, o CR é alimentado pelo FB, acionando o portão.

O problema é exatamente na situação em que o FA está aceso. Enquanto durar está situação, o relê ficará ligado direto, acabando por esquentar, podendo, inclusive, causar danos ao mesmo, à fiação e até incêndio, se ligado por muito tempo.

Minha ideia principal seria descartar o relê, pois o CR consome muito pouco, e no seu lugar ligar um circuito que, quando alimentado por duas fontes de corrente positiva e uma negativa, deixaria passar corrente, ou então fechar um outro circuito (relê eletrônico) ligado ao botão do CR.

Como fazer isso?

Abraços a todos, agradecendo desde já quem puder me ajudar nesse projeto, que poderá ser aproveitado e utilizado também em carros.

Postado

Realmente é uma ideia muito criativa adaptar o controle remoto do portão desta forma :palmas:

Vou desenvolver um circuito (ou pelo menos tentar) e posto aqui. Isto se alguém não postar antes, pois, sem exageros, você colocou seu problema no lugar certo. Aqui este problema não dura muito sem solução não :D

Mas, eu não sabia deste perigo do relé queimar se ficar ligado direto. Pensava que ele poderia ficar ligado por tempo indeterminado.

Examinando o circuito de um controle remoto de portão que tenho aqui, bolei o circuito abaixo, o qual, teoricamente irá funcionar, mas, não posso dar certeza absoluta.

A chave que é acionada quando pressionamos o botão do controle remoto tem quatro terminais, sendo que somente dois são usados. Um deles está ligado ao negativo da bateria e o outro ao circuito. Quando pressionamos o botão o circuito é aterrado (ligado ao negativo da bateria).

No meu esquema, o transistor está fazendo o papel da chave. Se houver tensão positiva no terminal FA, o transistor conduz, aterrando o coletor.

A polarização do coletor é feita pelo próprio circuito do controle remoto.

post-339955-13884943394385_thumb.jpg

Postado

Ótimo. Muito bom. Gostei, Claudomirorl, mas só um detalhe: quando o FA estiver aceso o transistor não ficará conduzindo direto, como se estivéssemos com o botão do CR apertado indefinidamente, até apagá-lo?

Obs: o botão funciona exatamente como disse.

Claudomirorl,

Desconsidere o post anterior. Esqueci que quando o FA estiver aceso o FB estará apagado, ou seja, não conduzindo.

Vou montar e posto aqui para dizer como ficou, ok?

Abraços e muito obrigado.

Postado

Primeiro que tudo espero que esse circuito funcione.

claudomirorl não me interprete mal PF.

Mas a dúvida está no tempo que vai activar o CR , isto através de relé.

Por outro lado pode ter o mesmo problema na alimentaçao aplicada ao CR , que tempo ?

Isto se bem entendi correctamente.

Eu faria de forma diferente .

A ideia seria usar um 555 no modo monoastável e disparado implulso de FA ou FB através de

condensador .

O 555 ima vez disparado pode gerar um impulso com o tempo que se desejar e desta forma aplicar a alimentação e o contactos de activar o CR

Desta forma o tempo em que se aplica a a alimentação ao CR e o disparo do CR pode ser controlado.

Estou a chamar atenção disto pois o comando da minha garagem é "lento" . Não medi o tempo como compreendem, mas para actuar tenho que precionar o botão por algum tempo.

Mas claro esperemos pelos testes do travassos.

Postado

É um prazer poder ajudar amigo travassos.

Estou curioso para saber o resultado.

Aqui uma sugestão de placa de circuito impresso:

http://www.esnips.com/nsdoc/57d08297-67f5-...5d-efc00dfd4008

Tranquilo amigo Zurca1599

Quanto mais pessoas postarem suas opiniões, mais perto da solução se chega. :joia:

Pensei que o circuito com o relé já tenha sido testado por alguém, quanto ao tempo de acionamento.

De qualquer forma, vale a pena testar este circuito, por ser bem simples. Se não der certo, pode-se partir para o uso do timer.

• 2 semanas depois...
Postado

Claudomirorl,

Realmente você acertou. Foi uma solução simples para um problema que parecia complexo.

Está funcionando uma maravilha. Não sei se você é motociclista, mas, se for, sabe o problema que é carregar mais um equipamento na moto, mesmo que pequeno, e fazê-lo funcionar portando casaco, capacete e, principalmente, luvas.

É brincadeira? É nada. Sabe um dos maiores micos que passamos? É colocar o capacete e travar a cinta, colocar o óculos escuro ou de grau, vestir e fechar a jaqueta, vestir a luva, subir na moto e não achar a chave. Onde está? No pescoço, é claro. Tira luva, tira óculos, destrava a cinta, tira capacete, abre jaqueta e... aí sim poder tirar a chave. É mole?

O esquema está sendo útil para mim e deverá ser útil para muitos, assim, te pergunto, posso divulgá-lo a ideia para outros?

Abraços, de novo, muito obrigado.

Postado

Desculpe a demora em responder. Estive uns dias afastado. :unsure:

Que bom que funcionou :palmas:

Pode compartilhar esta ideia à vontade. :joia:

A nossa recompensa é o prazer em ajudar os outros.

:-BEER

Não sou motociclista, mas posso imaginar a situação :D

Tamos aí. Valeu

• 5 meses depois...
Postado

Amigo, legal essa ideia, como você fez para esconder na moto a plaquinha do controle remoto? se é que entendi direito o que foi sugerido por Claudomirori!

Claudomirorl,

Realmente você acertou. Foi uma solução simples para um problema que parecia complexo.

Está funcionando uma maravilha. Não sei se você é motociclista, mas, se for, sabe o problema que é carregar mais um equipamento na moto, mesmo que pequeno, e fazê-lo funcionar portando casaco, capacete e, principalmente, luvas.

É brincadeira? É nada. Sabe um dos maiores micos que passamos? É colocar o capacete e travar a cinta, colocar o óculos escuro ou de grau, vestir e fechar a jaqueta, vestir a luva, subir na moto e não achar a chave. Onde está? No pescoço, é claro. Tira luva, tira óculos, destrava a cinta, tira capacete, abre jaqueta e... aí sim poder tirar a chave. É mole?

O esquema está sendo útil para mim e deverá ser útil para muitos, assim, te pergunto, posso divulgá-lo a ideia para outros?

• 2 anos depois...
Postado

OI TRAVASSOS

você poderia me auxiliar nesse caso, pois tenho um moto, tbem sofro o mesmo problema que você.

agradeço muito se me ajudar, afinal todos nesse forum está aqui pra se ajudarem.

muito obrigado

reinaldo

Claudomirorl,

Postado

pessoal acho que sai mais barato compra o controle propria para dar sinal de luz alta.

porque um vez fiz a adaptção e coloquei o controle dentro do farol e passei dois fios junto com o chicote que sai do farol para as chavez da seta e luz, mais o mesmo fica ruim porque impedi a iradiaçao do controle.

Aqui no interior de rondonia paguei 20,00 reais pelo controle que funciona bem longe, creio eu que ai onde vocês moram deve custa uns 10,00 reais.

• 1 ano depois...
Postado

Olá pessoal,

Gostaria de postar aqui meu enorme agradecimento ao Travassos, pela ideia do controle remoto adaptado na moto, e ao Claudorimorl, pelo desenho do circuito.

Eu mesmo sou aspirante a aprendiz de iniciante (não faz muito tempo que descobri para que serve um transistor), mas depois da claríssima explicação da ideia e do problema pelo Travassos e da brilhante solução pelo Claudorimorl, resolvei eu mesmo tentar adaptar o controle remoto na minha Honda CB300R. Sempre tive o mesmo problema de acessar o controle remoto enquanto piloto a moto... e todas as minhas soluções anteriores eram sub-ótimas. Um primo meu adaptou uma botoeira abaixo do banco, e conseguiu instalar o controle remoto em um compartimento elétrico da CG150, mas a ideia não tinha me animado muito ainda... a ideia de usar os faróis para acionar o controle foi que me inspirou ontem.

Minha primeira providência foi testar se na CB300, durante a troca dos faróis, de fato existia um momento em que havia corrente tanto no farol alto como no baixo. Conforme o Travessos relatou, isto também acontece na CB300. Porém, mais interessante ainda, descobri que se eu acionasse o interruptor de passagem ambos os faróis acendiam simultaneamente. Era só o que eu precisava para alimentar e chavear o controle remoto.

O controle do portão Rossi é um pouco diferente do que descreve o claudiomirol. O acionamento do controle se dá ao fechar curto entre o polo positivo e um dos terminais de um pequeno circuito integrado do controle. Entretanto, a solução com o transistor foi exatamente a mesma, e o circuito que eu montei foi bem parecido ao desenhado pelo claudiomirorl.

Também foi bem fácil encontrar um ponto de fixação do controle remoto na parte da frente da moto, já que a carenagem ao redor do farol da CB300 oferece um espaço perfeito para esconder e proteger o controle remoto.

Bom... então é isto gente... acho que a mensagem final é: se você é motociclista, tem portão eletrônico, e tem ideia de como funciona um transistor, este projeto é realmente factível (acho que gastei por volta de umas 3 horas).

Abraço a todos!

• 2 meses depois...
Postado

Acredito que em motos com o Lampejo de passagem tb funcione, basta fazer um jumper no botão acionador e ligar o positivo do FA no positivo do CR e o negativo da bateria no negativo do CR.

Vou testar e retorno.

Claudomirorl,

• 3 meses depois...
Postado

Gostei do esquema, e gostaria de fazer na minha moto, mas sou leigo no assunto e gostaria de um esquema mais detalhado possivel. obrigado

• 6 meses depois...
Postado

amigos boa tarde, quero colocar isso na minha moto.

agora vão as perguntas:

1 - como saber qual dos pinos do botão do controle que eu irei soldar?

2 - esse esquema tambem ser no farol do carro?

Obrigado

Postado
amigos boa tarde, quero colocar isso na minha moto.

agora vão as perguntas:

1 - como saber qual dos pinos do botão do controle que eu irei soldar?

2 - esse esquema tambem ser no farol do carro?

Obrigado

fiz na minha moto cg150 2010 e nao deu certo, percebi que quando acendia o farol alto, o controle esquentava muito.

• 7 meses depois...
Postado

Bom galera... dei uma boa pesquisada na internet.. ML.. essas coisas... e nao achei nada parecido com o que gostaria... a minha ideia nao é colocar na moto.. mas achar uma maneira de nao ficar carregando o controle.. e nao esquecer... gosto da chave canivete... estou querendo pegar uma universal e fazer a copia pra moto... porém nao tem alarme.. e pensei em utilizar o espaço do alarme e por a placa logica do controle do portao... a chave estaria lá.. e é só apertar o botao com ela na moto mesmo para abrir o mesmo... acho mais pratico... a questoa é.. alguem ja fez??? tem como? devido a ser um pouco menor.. nao sei direito como funciona mas vi uns controles bem pequenos... ficaria contente em conseguir fazer da forma que quero x)

desde ja agradeço.. Obrigado

• 1 ano depois...
Postado

Boa tarde, sou novo aqui no fórum e também estou tentando fazer o mesmo esquema só que para uma honda 150, tentei do modo mais comum, só que adaptei no farol alto FA só que na hora que dou o pulso para trocar do farol baixo FB para o farol alto FA ele não abre, pois por dúvida medi a tensão e ela ta registrando 06 a 07 volts, e desconfio que ela não está chegando a tensão necessária para abrir o portão que é de 12 volts, me deram uma sugestão e coloquei o regulador de tensão para caso se tenha um aumento de tensão minha placa do controle não queimar, adicionei ela ao CR e nada aconteceu, então peço a alguem que me passa o circuito fácil de se usar e entender para poder adaptar no farol, eu com esse regulador de tensão e um relé auxiliar de 12 Volts junto a placa será que daria certo?

Postado

@Israelfa Por que não aproveita esses 6 a 7 volts que disse e usa pra alimentar um relê de 6 volts ? Não sei se são fáceis de achar, mas eu tinha uma renca aqui, inclusive usei em um projeto meu .. 

No comum do relé ligue o VCC ( 6 a 7v) e no contato NA do relé, que é o que vai acionar quando colocar Farol Alto, coloque um 7805 e conecte a saída dele no controle .. Se o controle opera em 5v ( creio eu que sim ) não tem erro.

Só não esqueça de colocar um diodo em paralelo com o relê também !! 

Abraço.

• 4 anos depois...
Postado

Boa noite pessoal, tudo bem? Estou precisando de uma ajuda, pois no meu caso são dois portões em

um mesmo controle remoto. Apertando um dos botões do controle remoto, abro o portão de entrada e apertando o segundo botão do mesmo controle abro o portão da saída da garagem. Estou querendo ligar um deles no Farol Alto e o outro na buzina. Minha dúvida é onde soldar corretamente na placa do controle. Por favor, ficarem muito grato por qualquer ajuda. Abraço 

Postado
20 minutos atrás, aaccjr disse:

Estou querendo ligar um deles no Farol Alto e o outro na buzina. Minha dúvida é onde soldar corretamente na placa do controle.

Os acionamentos independentes em cada botão do controle são feitos pelo terminal negativo da bateria, enquanto que os equipamentos do automóvel são feitos pelo positivo.

Então precisa de um circuito a perte para inverter o sinal, algo como dois transistores NPN no lugar dos botões.

• Membro VIP
Postado

Tudo e você?

Outra alternativa é usar um acoplador ótico tipo

circuito-integrado-opto-acoplador-optico

Um pra cada, claro. Farol e buzina no  A & C (com resistor chute 2K2) e (em paralelo com) botões no C & E. Se não funcionar, troque C pelo E. Ainda não?, então A pelo C.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pela ajuda @Mestre88 e @Isadora Ferraz. A semana foi bem corrida, por isso minha demora para responder. Ainda não consegui testar, mas assim que eu tiver novidades, posto aqui para avisar vocês. Grande abraço...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...