Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou postando de novo, pois acho que fiz alguma coisa errada e não apareceu no fórum.

Sou aprendiz de iniciante e busco a ajuda de alguém. Sei que pra vocês será moleza, coisa básica, mas pra mim...

É o seguinte: um dos piores problemas do motociclista é chegar em casa à noite, na chuva e no frio, ter que parar a moto, tirar as luvas e fuçar os bolsos até achar o controle remoto para abrir o portão. Moto não tem console nem porta-luvas, então dá pra imaginar como ficam os bolsos da jaqueta...

O melhor e mais seguro seria ir chegando, o portão abrindo, entrar e fechar imediatamente. Para isso foi sugerido em um fórum de motos fazer uma adaptação muito criativa: ligar o controle remoto (CR) no farol. No farol? Isso mesmo, no farol. Mas, como? Vou explicar.

Na moto, no meu caso uma Falcon, o farol fica sempre aceso (exigência do código de trânsito) e não tem botão liga-desliga, apenas o botão que troca de farol alto (FA) para farol baixo (FB) e vice-versa. Sendo assim, esse botão fica sempre fixo, ou no FA ou no FB.

Ocorre que na hora exata da troca, existe um momento muito rápido em que os dois acendem, tanto o FA, como o FB. A ideia é aproveitar esse breve momento dos dois acesos e fazer o CR “pulsar” o sinal. Chegou perto de casa, basta piscar o farol e o portão se abre. Piscou de novo, se fecha.

Foi sugerido o seguinte:

1. Retirar a bateria do CR (que é de 12V como na moto) e no seu lugar ligar ao pólo (+) do FB e ao pólo (-) da moto.

2. Utilizando um relê auxiliar de 12V (automotivo – N/A), liga-se a bobina no pólo (+) do FA e no pólo (-) da moto. Os dois contatos do relê serão ligado nos dois contatos do botão do CR.

3. Situação1 (FB aceso) – Neste caso o controle fica alimentado constantemente. Trocou p/o FA ou apenas piscou, o relê é alimentado pelo FA, fechando, assim, o contado do botão do CR, acionando o portão.