Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium D 805 2.66 c/ superaquecimento em jogos! O que faço?


brunorios

Posts recomendados

E aí galera beleza???

Tenho um pentium d 805 2.66ghz, 512mb de RAM DDR2, placa de vídeo Radeon X600 PRO...

meu processador costuma ficar em 48• em atividades normais... mas ontem quando fui jogar com a placa 3d pela primeira vez, Doom3, depois de uns 20min o cooler começou a fazer um barulho estranho, como um motor acelerando, aí saí do jogo e a temperatura do processador e do hd calculada pelo everest estava em torno de 60/62•...

vi uma tabela de temperaturas maximas em processadores na net e percebi que o meu estava quase fritando, o maximo da tabela era 63•...

e aí o que devo fazer?

instalar coolers? exaustores?

tem algum programa pra saber a temperatura da placa de vídeo ou não preciso preocupar com ela??

valeu galera!!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desencana.

Teu processador não vai pifar por esquentar, e é normal o cooler girar mais rápido para aumentar a vazão de ar no dissipador (e consequentemente aumentar a dissipação de calor).

Os Pentium D, principalmente os da série 8xx, são verdadeiras fornalhas.

você não precisa investir em nada a mais do que um cooler box Intel (muito provavelmente o seu deve ser, então, fique com ele), mesmo porque até os Cooler da Zalman tem certa dificuldade em esfriá-los, e uma boa ventilação do gabinete.

Interna e externamente.

Use duas ventoinhas, uma soprando ar frio para dentro do gabinete e outra traseira extraindo o ar quente.

Um duto lateral, que leva ar externo direto para o cooler do processador também ajuda.

Deixe o gabinete em um local onde haja bastante circulação de ar. Eu sempre uso os meus em cima de mesas, nunca em "espaços reservadox" de racks e ets por que sempre prejudicam a circulação de ar.

Quanto á placa de vídeo, se houver uma boa circulação de ar interna ao gabinete, não se preocupe com ela.

Se houver um cooler perto dos hds (o que ventila o gabinete, frontal, normalmente fica próximo aos HDs), a temperatura dele também abaixaria um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pelos esclarecimentos, mas não devo mesmo me preocupar com esses 63• da tabela? hehe...

meu gabinete tem o duto lateral, e o processador tem o cooler box...

em relação às ventoinhas, como devo escolher? o que é importante verificar? o tamanho? a rotação por minuto? a capacidade de fluxo de ar?

aqueles exaustores que encaixam nas baias traseiras sao bons? tipo ESSE...

obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho, tem um problema, o barulho.

Quanto mais rápidas, maior o barulho.

A AKASA tem uma ventoinha de 8cm (dessas de fonte) que tem um fluxo muito bom e nãoproduzem muito ruído.

Uma na frente (soprando ar para dentro do gabinete) e outra atrás (soprando o ar para fora) já resolvem muito do problema.

Se no seu gabinete couberem as ventoinhas de 12cm, elas são melhor opção, giram mais devagar mas como são maiores tem um CFM (vazão de ar) muito semelhante.

Tem um problema dos pentium D e o cooler Intel velho. A pasta térmica de fábrica é bem ruinzinha.

Elas só melhoraram agora com os Core 2 Duo. O que parece sacanagem pois eles esquentam muito menos.

Nos tutoriais do site, você tem um que explica como aplicar a pasta térmica.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126

Tem um pasta térmica que é bem cara, a Artic Silver 4, compra um bisnaga e reaplique a pasta térmica.

Velho, se tudo isso não resolver você vai ter que se acostumar.

63 graus é uma temperatura alta, mas por incrível que pareça não é alarmante para um Pentium D 805.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!