Ir ao conteúdo

Devo misturar DDR400 com DDR266 no meu caso?

chneves

Posts recomendados

Postado

Pessoal, Olá a todos!!!

Tenho a seguinte configuração:

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=146512

Ou seja um Athlon XP 1700+, Placa Mãe ASUS A7V8X-X, com 512MB DDR400, acredito que a memória não esteja trabalhando a pleno vapor, mas sou meio leigo no assunto, e gostaria da ajuda de vocês.

Nessa máquina estou com um pente de 512 PC3200 (MarkVision), e tenho outros dois pentes PC2100 (Um MarkVision e um Corsair), cada um de 256MB.

Como tenho 3 slost de memória na minha placa, gostaria de saber se vale a pena eu "espetar" esses dois pentes que tenho sobrando na máquina, será que terei algum ganho ou terei "travamentos"???

Detalhe, ao colocar memória Kingston nessa máquina, ela trabalhava poucos minutos e travava com tela azul.

Obrigado pela ajuda de todos,

Carlos Henrique

Postado

:bandeira: Bom você usa um atlhon xp 1700+ o clock externo dele é de 133x2 (266) 2100MB/s a sua memória como você disse é DDR400 3200MB/s, mas em sua configuração que você colocou, ela está funcionando a DDR333 2700MB/s ate então tudo bem, mas você ate pode misturar sim memória de diferente freqüências mas, a maior sempre terá que respeitar a menor, mesmo assim pode dar algum problema .e também quando você mistura as memórias de latência diferente também pode dar algum tipo de problema.

Eu não recomendo esse tipo de instalação, mas tente testar cada memória para ver se tem alguma com problema como você disse você quer usar 3 memórias.

Na questão de velocidade não se preocupe o seu processador teoricamente só acessa a memória a 2100MB/s mesmo se a sua placa aceite memória DDR400 ou DDR333 ela será reconhecida perfeitamente como DDR400 ou DDR333, mas o processador teoricamente só vai acessar 2100MB/s.

Postado

Obrigado pessoal...

Vou testar com os outros pentes, agora mais uma dúvida.

Já que o meu processador só trabalha a 2100, eu não tenho vantagem no momento com 3200, dessa forma eu teria mais vantagem em ter 1GB de memo, considerando que não dê incompatilidade?

Quanto a Latência, devem estar configuradas iguais para todos os pentes?

Obrigado mais uma vez

Postado

Essa taxa 2100 é em megabytes por segundo que seu processador transfere com a memória.

Por exemplo, seu processador só consegue acessa a memória no caso a 2,1 gigabytes por segundo. Vi que você já entendeo essa parte. Realmente com este processador é vantagem você ter 1GB sendo configurado como DDR266, na questão da latência tem que ficar todas iguais, veja no setup se você achar essa configuração(memoryou alguma coisa assim) tente por em (AUTO) e os ajustes da memória de Hhz também em AUTO

OBS:. Se você trocar o seu processador por um de barramento externo maior ai seria vantagem deixar a 512MB DDR400 porque seu processador passaria a acessar a memória com taxa teórica maior que seria teoricamente 3200MB/s

:palmas: Espero esta ajudando

Postado

Pessoal, primeiro obrigado pelas dicas. Valeu mesmo a todos.

Fiz o seguinte, coloquei os 3 pentes, usei um tempo e notei que começou dar pau, de tela azul.

Ai retirei o pente da Corsair e deixei os 2 Markvision e até o momento está rodando estável.

Infelizmente não tinha feito testes de desempenho, mas pretendo fazer e depois eu posto aqui.

Antes:

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=146512

Depois:

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=146778

O que notei foi que o Ratio FSB:DRAM ficou 1:1 agora, antes estava FSB+33, mas não sei o que isso significa, nem qual a melhor opção.

a Frequência também estava em 166 e agora está em 133.

No mais eu removi o meu arquivo de paginação (Memória Virtual, que estava com 768Mb)

Quanto a Latência, vi que continuou a mesma que estava anteriormente, no setup está para SPD. Será que eu devo tentar mexer?

Obrigado a todos mais uma vez.

Postado
:rolleyes: Veja bem antes ela estava 166 x2 = 333 (2700MB/s),mas agora esta memória terá que respeita a mais lenta que no seu caso é a 133 x2 =266 (2100MB/s) quanto a latência ou como você disse (SPD) se você quiser mexer você pode sim mas e bom você colocar em auto, a não ser se você queira fazer alguns testes
Postado

Wilquison, valeu mais uma vez, mas até ai eu entendi, o que eu quis dizer é que não sei se vale mais apenas 512Mb a 333 ou 768Mb a 266...

Pois costume mexer com aplicativos tipo PhotoShop, CorelDraw, Adobe Premier, etc.

Então eu preciso de memória e tb de velocidade, sei que o ideal seria trocar minha placa mãe e processador e colocar 1Gb ou mais em Dual Channel, mas por enquanto ($$$) não dá não...rsrsrs

A não ser que Papai Noel resolva me visitar... hohoho

Obrigado novamente...

• Moderador
Postado
Wilquison, valeu mais uma vez, mas até ai eu entendi, o que eu quis dizer é que não sei se vale mais apenas 512Mb a 333 ou 768Mb a 266...

Pois costume mexer com aplicativos tipo PhotoShop, CorelDraw, Adobe Premier, etc.

Então eu preciso de memória e tb de velocidade, sei que o ideal seria trocar minha placa mãe e processador e colocar 1Gb ou mais em Dual Channel, mas por enquanto ($$$) não dá não...rsrsrs

A não ser que Papai Noel resolva me visitar... hohoho

Obrigado novamente...

Como você tem um XP1700+ FSB266, use os 768Mb que tem. Rodarão em 266MHz, a mesma velocidade do processador. Se trocá-lo por um de FSB333, aí sim tire o pente de 256Mb DDR266.

Postado

Como você tem um XP1700+ FSB266, use os 768Mb que tem. Rodarão em 266MHz, a mesma velocidade do processador. Se trocá-lo por um de FSB333, aí sim tire o pente de 256Mb DDR266.

Certo Nascar, entendido, vou manter assim por enquanto então...

E quando eu trocar o processador, ai eu coloco DDR400 em Dual Channel.

Valeu pela ajuda mesmo!!!

Postado

Udcjefo, minha placa não suporta Dual não, só Single mesmo...

Bom pessoal, ficou assim mesmo, 2 pentes um de 512 e um de 256Mb, rodando como DDR 266 (PC2100).

Até agora está estável, mas não notei ainda diferença nas tarefas básicas.

Quanto as tarefas pesadas (Corel, PhotoShop, etc) ainda não testei nada.

Obrigado a todos pela ajuda.

Abraços,

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!