Ir ao conteúdo

ajuda com interruptor eletrônico com o 555

hgccsp

Posts recomendados

Postado

Galera, beleza?

to precisando d uma ajuda pra montar uns interruptores eletronicos com o 555.

Nesse primeiro esquema, quando eu conecto a alimentaçao o 555 esquenta tanto q se eu deixar ligado ele queima, revisei todo o circuito e montei ele direitinho.

como o esquema anterior não funcionava, procurei outro na net, mas esse aqui tá esquentanto muito o transistor Q1, não sei o que faço. em nenhum dos dois o sinal é enviado pro relé.

Valeu pela ajuda desd já!! :-BEER

post-64546-13884934994102_thumb.jpg

post-64546-13884934996764_thumb.jpg

Postado

Tem de ver a corrente que a bobine do relé consome ou se a bobine esta em curto.

O que lhe está a acontecer é que a corrente que é necessária para actuar o relé é muito elevada

para o 555 no primeiro circuito e para o transistor no segundo.

Verifique se o relé esta a funcionar ok ligando directamente aos 0 e 12V.

Se estiver ok vai ter de usar um transistor de maior potência e se necessário usar dissipador.

Postado

o rele esta funcionando normal. testei ele antes mesmo de postar o topico.

as peças estão esquentando sem nem mesmo o rele estar conectado, eu meço a saido do CI e do transistor e não tm nenhuma ddp ali.

Postado

O 1º esquema me parece correto.

Tem que ter alguma coisa errada aí. Verifique novamente.

Qual o modelo que você está usando? Você montou em protoboard?

Algumas versões do CI 555 que não suportam acionar diretamente um relê.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!