Ir ao conteúdo

"Taxa de amostragem" e "Profundidade de bits". Significam?!

Viníciusnit

Posts recomendados

Postado

Pessoal, após pesquisar muito e com a ajuda de vocês, ainda mais do Dj Rayke, comprei a minha nova placa de som. Optei pela Audigy SE por ter conseguido achar na caixa e, portanto, absolutamente completa, com boa garantia e bom preço, em comparação às outras lojas aqui no Rio. Aproveitei também pra comprar caixas de som novas e melhores.

Pois bem, eu gostaria de saber como eu posso notar nitidamente alguma diferença entre as opções de "Taxa de amostragem" e de "Profundidade de bits", pois, agora, no meu Painel de Controle, há uma opção chamada "Controle de Dispositivo". Lá eu posso escolher as seguintes opções:

Taxa de amostragem:

48 kHz

96 kHz

Profundidade de bits:

16 Bits

24 Bits

Eu imagino que, obviamente, os maiores valores são os que oferecem melhor qualidade, correto?! Pois bem, eu testei nos menores e nos mais altos, só que não consigo notar diferença ouvindo música e no uso cotidiano.

Por isso que eu venho aqui até vocês, experientes na área, pra perguntar o que significa cada uma dessas opções e no que elas influenciam mais.

Podem me explicar?

Agradeço desde já!

===========================================

Editando:

Aproveitando a minha falta de sono, parei pra ler alguns sites com informações técnicas sobre as tecnologias de áudio e tudo mais, inclusive até em um site de uma faculdade. Pelo vocabulário, achei um pouco complicado de ser entendido, ainda mais por ser leigo no assunto.

Então, pois bem, essas duas funções são para a execução de áudio, correto? Não se refere exclusivamente para a entrada de áudio, não é?

E, tipo, em músicas eu só poderei notar diferença nítida se essas estiverem com taxas de amostragem e com profundidade de bits propriamente elevados?

Nossa, que confusão eu tô fazendo...

===========================================

Editando mais uma vez:

Exemplos de sites que eu vi e li:

http://www.infowester.com/placasonido.php

http://telecom.inescn.pt/research/audio/ci...samento_som.htm

http://www.guiadohardware.net/faq/multimed...amostragem.html

http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/.../a_digital.html

Esse último foi bem complicado, porém um pouco mais compreensível.

• Administrador
Postado

Viníciusnit,

A taxa de amostragem e a profundidade de bits influenciam diretamente na qualidade de áudio, principalmente no quesito de captura de áudio, e não no quesito emissão de sinal, como você imagina...

Executando a captura de áudio a 24 bts na sua taxa de profundidade e a 96 Khz na taxa de amostragem, você terá uma captura melhor, e com menos ruídos, dependendo da placa e da forma que está se capturando o aúdio, até com ruídos nenhum... Depende de ambiente e tal...

Isso quer dizer que elas não influencia no quesito sinal de saída?

Influenciam sim, mas a ouvidos nús, apenas ouvindo, o sinal emitido, não é perceptível essa diferença, se você utilizar ela em áudio profissional, você consegue identificar a diferença, comparando-a com outra placa de som, já que através do próprio equalizador do equipamento você consegue observar a diferença de sinais...

Dj Rayke

Postado

Perfeitamente compreendido!

E há muita diferença de consumo de processamento do sistema ao usar em 24 Bits e 96 kHz? Acho que no Windows Vista diz que há melhoria, mas que o consumo do processador pode ser maior.

E já que não é perceptível aos ouvidos nus, como você disse, seria mais vantajoso colocar na configuração inferior mesmo? Eu ganharia mais desempenho?

Ou a perda de processamento é absolutamente nula?

Abraços! Obrigado de novo por mais uma ajuda!

Feliz ano novo!

• Administrador
Postado
E há muita diferença de consumo de processamento do sistema ao usar em 24 Bits e 96 kHz? Acho que no Windows Vista diz que há melhoria, mas que o consumo do processador pode ser maior.

Mesmo o consumo do processador sendo maior, isso, é uma característica de sistema operacional, e de hardware, não chega a ser tanto, ou preocupativo... os processadores hoje em dia suprem esse consumo com sobras...

E já que não é perceptível aos ouvidos nus, como você disse, seria mais vantajoso colocar na configuração inferior mesmo? Eu ganharia mais desempenho?

Colocar uma configuração inferior para que? O que se relata aí, não realmente o quesito desempenho, por ser mínimo, e sim, qualidade, você pode optar sim, por um conjunto de configuração inferior, mas tenha em mente, que a qualidade também será inferior...

Ou a perda de processamento é absolutamente nula?

Nula, não, se há uma perca, ela é uma perca, independente de ser pouca ou muita, mas os processadores hoje, são muito rápidos, é uma perca de desempenho muito mínima, equiparada a uma remasterização de DVD, ou a um processamento de jogos, é coisa quase mínima mesmo...

Dj Rayke

• Membro VIP
Postado

CASO RESOLVIDO!

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso o mesmo deverá procurar um Moderador da área e solicitar o desbloqueio!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!