Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pra que serve?


razu

Posts recomendados

Eles não servem, eles são:

Cache é uma área onde os dados mais acessados são armazenados para serem lidos o mais rapidamente possível Cpus tem cache, os hds também.

A memória cache para a CPU funciona como uma memória auxiliar de acesso ultra rápido, como a memória RAM tem um acesso relativamente lerdo, tudo o que é mais usado fica temporariamente armazenado no cache de forma a minimizar as perdas de desempenho por acesso a memória.

Em alguns processadores a quantidade de cache ele é crucial para o desempenho poius ele ajuda a minimizar o efeito negativo das altas latencias das memórias. O pentium 4 é um dos processadores que se beneficiam muito de um cache l2 mais alto.

É só você ver o desempenho medíocre de um celeron de mesmo clock de um p4, quando você compara os dois.

Núcleo ou Core - É o processador em sí. Uma pastilha retangular de silício (ou outro semicondutor) com milHões de transistores (também chamado de die).

Um dual core tem dois núcleos de processamento em um mesmo processador, em single core tem um, uma quad core tem dois.

Alguns processadores como o Athlon X2 e o Core 2 Duo são dual cores reais, pois tem os dois núcleos em uma mesmpa pastilha, em um mesmo die.

Um Pentium D 9xx é um double core, ele tem duas pastilhas (dois dies) no mesmo processador. (embora falem muito do smithfield, o die é único)

FSB - Front Side Bus é um barramento de dados bidirecional que carrega para a CPU todas as informações do resto da placa mãe (pic-e, agp, ram, PCI, os HDs, etc) e regula as freqüências de operação de todos os periféricos do micro.

Por exmplo, quando se fala que um Core 2 Duo tem 1066 de FSB o que se quer dizer /e que o FSB dele roda a 266mhz tranmitindo quatro dados por pulso de clock. A freqüência desse processador é dada pelo FSB vezes um multiplicador X. Um Core 2 Duo E6300 tem um multiplicador de 7x (7x266=1860mhz).

As memórias rodam na freqüência do FSB, por exemplo, uma memória DDR2-533 opera a 266mhz.

Como o FSB é o responsável pelo fluxo de dados entre o processador e a memória, quanto mais alto maior o desempenho geral do sistema.

Um processador que rode a 2,66ghz com FSB 133 (20x133) tem um desempenho inferior ao de um processador de mesma velocidade mas de fsb 266 (10x266).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!