Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Dual Core Optimizer


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom, já é de conhecimento há um bom tempo que a AMD tem um software que promete otimizar seus processadores Dual Cores e eu até passei a fazer uso assim que foi lançado (versão 1.0.0.16, se não me engano), mas hoje resolvi entrar no site da AMD e vi que já tinha lá uma versão mais nova, apesar do site não conter a informação da versão, mas fui pela data e tamanho do arquivo.

Pra ilustrar melhor o que vou colocar abaixo, segue a historinha básica:

Ainda hoje, antes de entrar no site da AMD, estava fazendo uns testes de uso do processador, mais especificamente com um emulador de CPS-2, o Final Burn Alpha V.2.95.23, que logicamente não é otimizado para processadores multi-core.

Nos meus testes, observei que o uso do CPU 0 era sempre bem maior que o do CPU 1, sendo que em nenhum momento o valor do CPU 0 ficou inferior ao do seu "colega de trabalho".

Agora a pouco baixei a tal nova versão do Dual Core Optimizer, que após ser descarregada constatei ser a versão 1.1.1 (9 Nov 2006), que foi a primeira a receber certificação WHQL da Microsoft.

Instalei a tal versão e ela automaticamente manda pro espaço a anterior antes de prosseguir e após tudo concluído, como de praxe na instalação deste tipo de driver/aplicativo, tive que reiniciar o computador.

Resolvi então refazer o teste que havia feito pela manhã, com o mesmo emulador e usando o mesmo jogo (Street Fighter Zero 2 Alpha), se bem que o jogo não tem importância nesse caso, mas vamos ao que importa, que são os números verificados:

dualusage1ms3.png

Reparem na imagem acima, que o uso dos núcleos é o mesmo, o que já ficou totalmente diferente do teste realizado com a versão anterior do tal Optimizer que eu usava no micro.

dualusage2bt4.png

Aqui a situação está como era o padrão antes, mas ainda assim bem diferente, já que o uso do CPU 1 está acima dos 25%. Pra ser sincero, eu nem lembro de ter visto chegar aos 20% antes, ficava mais ou menos assim: CPU 0 a 45~65% e CPU 1 a 5~15%. Abaixo vem a imagem principal:

dualusage3vg3.png

Foi esses últimos valores que me surpreenderam, o CPU 1 enfim conseguiu "ganhar" na porcentagem de uso, algo que, como eu já coloquei, nunca tinha visto ocorrer antes.

Ah, Sombra, se ficou mais balanceado então melhorou não é? Poderiam me perguntar.

Só se foram os números, porque o desempenho... quanta diferença, está infinitamente pior, pelo menos no emulador, não testei em outros aplicativos.

Pra efeito de constatação do que eu estou colocando sobre o fraco desempenho, reparem no valor do FPS em cada imagem colocada, sendo que para manter a fluência real do jogo em arcade sem fazer uso de frameskip, o valor padrão tem que ser 60. Antes de instalar a nova versão, a taxa de FPS ficava sempre a 59~60, mantendo a normalidade do jogo.

Após a atualização, reparem pelas imagens que fica oscilando e como eu não faço uso do frameskip, durante a partida o jogo fica inconstante, de normal a bruscamente desacelerado.

Talvez com jogos ou aplicativos 3D seja diferente, mas o fato dele deixar o desempenho de outros programas em geral pior, já é um fator negativo contra o uso dele, se isso se estender a outros aplicativos, é claro.

Nota: o emulador tem várias opções de uso de vídeo e eu o configurei para o modo DirectDraw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessantíssima a sua análise. Muita bem feita!

A principio, o uso desses drivers de otimização era somente de cunho benéfico, mas com o teste do emulador CPS-2 (Aliás, é uma plataforma que eu admiro bastante.) e sua experiência com o desempenho, pode-se notar a mudança de comportamento.

Acho que talvez o CPS-2 não esteja propriamente otimizado com o driver da AMD. Pode ter havido um conflito entre as instruções "otimizadoras" da AMD e as otimizações do próprio emulador, resultado nessa perda perceptível de desempenho.

Isso mostra que não podemos instalar programas de otimização desenfreadamente.

Se puder testar outros aplicativos que usa com freqüência (Ou mesmo emuladores de outras plataformas.), seria excelente!

E gostaria também que esse tópico fosse destacado, já que os drivers são os elos que existem entre software e hardware e é muito importante saber disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tão rapidamente eu colocaria a culpa em qualquer um dos envolvidos (hardware, driver, software)

seria interessante uma análise específica em aplicativos de benchmark e talvez uma observada no que aconteceu com a memória ram

eu faço bastante uso de emuladores em geral (praticamente todas as plataformas) e em muitos casos não consigo compreender o que acontece (ex: um certo emulador aqui consegue mais fps bruto em frameskip máximo quando usa memória RAM pra renderizar o vídeo, mesmo eu tendo um 7600GT)

seria interessante ver algo mais simples (ou não tão complexo quanto um emulador) como um teste de superpi 32M e o comportamento do processador durante o teste... e com o andar da análise talvez seja explicável o que aconteceu com o emulador, já que como um sistema de jogos 2D emulado, o teste de 32M do superpi mantém uma carga constante de processamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Caros,

acabo de mudar de um athlon 64 4000 (939) para um X2 4800 e tentei instalar o optimizer dual-core, porém não sei porque, a instalação não se conclui, começa e depois fica um tempão executando sem a barra de progressão sair do lugar.

É preciso alguma ação prévia para instalar este drive?

Não encontrei nenhum release notes a respeito!

Obrigado.

Abraço, Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!