Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

COMO LIGAR UM CONTADOR 74163


ianick

Posts recomendados

oi pessoal..!!

é assim: eu estou a fazer um projecto para a escola que é um Alarme, onde o seu temporizador conte 15 Segundos, e como em binario 15 sao 4bits encontrei o contador Sincrono 74163. So que o problema e k eu já procureio em muitos datasheets mas n encontro nenhum onde me diga para k serve kada pino e onde o posso ligar... algum me pode ajudar pf??

Abraços

;):)

post-116908-13884935800535_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você ligar conforme a figura abaixo ele funciona como contador:

1-Contagem livre de tal forma que:

A frequência na saída QA (pino14) é igual a frequência de entrada CLOCK (pino2) dividido por 2

A frequência na saída QB (pino13) é igual a frequência de entrada CLOCK (pino2) dividido por 4

A frequência na saída QC (pino12) é igual a frequência de entrada CLOCK (pino2) dividido por 8

A frequência na saída quando (pino11) é igual a frequência de entrada CLOCK (pino2) dividido por 16

2-Se as entradas ENP(pino7), ENT(pino10), LD(pino9), CLR(pino1) estiverem conectadas para nível lógico1, conforme o desenho o contador conta livremente.

3-A contagem ocorre toda a vez que o CLOCK(pino2), muda de nível lógico 0 para nível lógico 1

4-As entradas A(pino3), B(pino4), C(pino5), D(pino6), que no seu desenho está como P0,P1,P2 e P3, são usadas para carregar valores nas saídas QA(pino14), QB(pino13), QC(pino12) e quando(pino11), nesta ordem.

5-Se a entrada LD(pino9) for levada a nível lógico 0, as entradas de A a D serão carregadas para as saídas , este pino de carga tem prioridade sobre o CLOCK(pino2), assim se o contadoe estiver contando, no momento que este pino for ativado em 0V, a contagem pára e as saídas irão apresentar o valor de recarga das entradas.

6-Se a entrada CLR(pino1)for levada a nível lógico 0, as saídas serão resetadas (todas vão a nível lógico 0), este pino de entrada tem prioridade sobre o pino de recarga LD e também sobre o CLOCK, assim se o contador estiver contando e levarmos o pino LD para nível 0 vai acontecer conforme descrito no ítem5, se imediatamente levarmos o pino CLR a nível 0, todas as saídas serão imediatamente resetadas.

7-E por último temos o pino RCO Ripple Carry Msb(pino15), este é um pino de saída que vai a nível lógico1 quando a contagem de saída atinge o o valor 15.

O pino de entrada ENT(10) deve estar em nível lógico1.

Este pino (RCO), tem a função de servir como Clock para um próximo estágio (Outo CI) quando o contador estiver contando acima de 16.

post-78018-13884936040803_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!