Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
ainda em relação aos processadores p/ futuros up grades, já lie em sites e outros foruns que estes processadores celeron M4XX, são compativeis com core sole e core duo, mas parecem que não os são com core 2 duo.

Celeron M 4xx, Core Solo e Core Duo usam a mesma pinagem e a mesma arquitetura (Yonah, 65 nm), por isso são compatíveis... Mas não leve só isso em consideração: o chipset DEVE ser compatível com processador!!! Mas ao que parece, o Core Duo não roda no CCE, por causa do chipset dele...

Postado

Bom!

Fiz a encomenda do meu pente de 1GB hoje... Vou pagar 320 reais, é genérica é claro, mas vem com garantia da loja de 6 meses.

Logo, logo estarei com 1280MB de RAM, e pretendo instalar o Vista nele pra ver como ele se comporta.

:bandeira:

Postado

Celeron M 4xx, Core Solo e Core Duo usam a mesma pinagem e a mesma arquitetura (Yonah, 65 nm), por isso são compatíveis... Mas não leve só isso em consideração: o chipset DEVE ser compatível com processador!!! Mas ao que parece, o Core Duo não roda no CCE, por causa do chipset dele...

Desculpe-me a ignorância como leigo no assunto, e também creio que as montadoras queiram que voce troque de placa-mãe para trocar o processador, mas se a intel não diz que é compativel, será que roda mesmo? Eu sei que eles tem a mesma arquitetura, por isso acredito que deva rodar mesmo (porque eles querem que voce compre + e + coisas, sempre), aprendi +/- sobre isso no forum do V21, onde isto já foi questionado e o processadores são, em termos, iguais. Mas só testando mesmo para ver se funciona. Se alguém troca, por um motivo qualquer, avisem nos dos resultados. Claro que o conjunto da obra seria melhor, pois não adianta tem um motor de porsche num fusquinha ou o motor de ferrari num Fiat 147 né.

Gostei do D35 - que por sinal, ainda esta com 1 mil reais de desconto nas lojas colombo no RS e alguns outros estados da região sul, custando apenas 1999 em 12 sem juros pelo site - pois segundo o site da Uniwill aceita todos os core, inclusi core 2 duo, mas não sei não. Como citou o caro colega Fronteira Final (você é de POA?) muitas coisas influenciam isto.

Muita divergencia a respeito. Alguns dizem que os core 2 duo são de pinagem diferentes, pois nos processadores de pc são difrentes dos irmaos core duo e solo. Mas comentam, também, que os core 2 duo para notebook são difrentes, e que são identicos ao core solo ou duo, sendo, em termos, iguais aos outros, podendo, então, serem também usados onde havia um celeron M 4xx, ou um core. Mas como diriam alguns, VAI SABER!!

Postado

Bem, confesso que também andei nesta pagina da intel a algum tempo e fiquei bastante confuso.

Em programas como o everest no meu note detectou que o chipset seria o 945 e a ponte sul o 940 (ou o contrario), a proposito, um programa de identificação da propria intel detectou como 940/945 e outros como 945 family. Que atualização seria esta que o amigo falou acima?

Bios? A proposito, bios de notebook pode ser atualizada via soft? se sim onde se encontram os arquivos .bin e .rom para down? encontrei no site da poenix um utilitario que inclusive detecta o chipset como 940/945 mas tenho que pagar pra fazer o down da bios. não entendi nda.

Andei vendo um notebook da DELL com a mesma placa-mãe onde o video vai até 256. Será que isso não estaria travado na bios? Trabalho com desktops e vejo muito criarem duas placas maes, por exemplo a 663g e 863AG onde uma suporta até 128 de video e outra ate 64, nas especificacoes diz que o chipset é diferente (963 x 963L) mas na verdade é papo furado, sao a mesma placa e se você colocar a bios da 963AG funciona com ate 128 no video, suporta memorias ddr 400 e tudo.

não sei se entenderam onde quis chegar com a comparação...

Andei pesquisando e li que alguns processadores de note vem soldados na placa (creio q não seja o caso) ou então que a bios é especifica para aquele modelo de processador, visto que, não existe nenhuma configuração nela, nem de fsb nem de multiplicador.

Meu ministerio é o dos desktops, por isso deixo essas duvidas pro povo que sabe.

Postado

interessante everton ramos, entendi onde voce quer chegar, ou seja, se usarmos a bios do 945, mesmo ele sendo um 940, talves ele use 160 de video, como no d35 que usa o chipset 945, e o cce que usa o 940, dispoe 128 só. já cai nessa duvida algumas vezes. Ainda mais, que os processadores também funcionam assim,algumas vezes você atualizando a bios seu processador da um over sozinho. e outra coisa que bate, é que a bios de notebook é zerada, não tem nada. talvez uma nova, mudem muita coisa. Mas so testando. Vamos enviar 1 e-mail pra intel e perguntar onde pode-se encontrar a bios da 945 e da 940, usamos um programa comum desses de instalar bios e faremos o teste. Só o futuro e o pioneiro nisso nos dirá se vai melhorar ou não.

Postado

Seria loucura colocarmos uma bios desenvolvida pra um chipset em uma placa com outro chipset. PORÉM, eu tenho quase certeza que o 940 e o 945 são o mesmo chipset. Pode ver nas especificações de tamanho e tudo são identicas. Não existe praticamente diferença entre eles. A não ser a limitação teorica de 533Mhz no barramento e 128mb de video. O que é a bios que trava.

Rodem o everest e tirem suas conclusoes, mas olhem bem, tem um local que aparece 940 e outro que aparece 945 ??? E esse video GMA950 é integrado em ambos chipsets?

Como mencionei nesta 963G suporta memoria e processador de 333Mhz e video de 64, coloquei a bios da 963AG e aceitou e rodou a memoria a 400Mhz, e o video foi a 128 e teve ganho de desempenho especifico. Os chipsets eram diferentes porém da mesma familia. E isso que esta placa que mencionei é uma PC-Chips, considerada pior fabricante.

Então se pensarmos bem, uma fabricante que economiza a ponto de degradar a qualidade dos produtos vende um micro "melhor" travado por bios pra sair com um preço inferior. Imaginem uma empresa como a Intel.

Outro detalhe importante é que simplesmente não existe a fabricante da placa-mãe. Diz o vendedor que é da intel, porém programas como o sandra, everest, aida simplesmente ficam em branco no campo "manufature" e aquele logotipo que aparece quando ligamos não é o que a intel usaria em uma placa-mãe feita por ela. É um bem generico. A intel tem seu logotipo azul (Intel Inside). Falando nisso, será que é possivel trocar aquela tela de post (aquela toda preta escrito apenas intel) como é possivel nos desktops?

Grande abraço

Postado

Ricardo Barreira:

Exatamente, não digo que o 940 vá desempenhar a funçao de um 945, mas sim que o 940 seja o 945.

Da mesma forma que os processadores sempron's SÃO atlhon's apenas com uma nomenclatura (nome x potencia pr) diferente. São jogadas de marketing.

Andei lendo que o processador Celeron M linha 4xx é um Core Solo com menos memoria e a tecnologia de economia de energia desativada. Em testes a diferença de desempenho foi de apenas 8%. Partindo deste ponto de vista, o CORE DUO é um celeron M (4xx) com dois núcleos, tecnologia de economia ativa e mais memoria e clock. Mas a arquitetura em si, que é o que mais importa em um processador é a mesma.

Gostei muito deste processador, pena que é um 32bits... Em 64 seria um belo conjunto.

Postado

as placas de video sao igual e integradas sim.

entendi everton, olhe só, no site do submarino:

Processador: Intel Dual Core T2250 1.73GHz

Barramento 533/667MHz

Cache: 2 MB

Chipset: Intel 945GM + ICHM7

Tamanho da tela: TFT 15.4" Wide Screen WXGA TFT 1280 x 800 pixels

Gravador de DVD: Sim (8x)

Leitor de DVD: Sim (8x)

Gravador de CD: Sim (10x CD-R)

Leitor de CD: Sim (24x)

Floppy: Não

Memória RAM: 512 DDR2 533MHz SDRAM - expansível até 2GB

Barramento da Memória: 533Mhz SDRam

HD: 60GB (5400RPM)

Placa de som: Intel High Definition Audio Azalia 5.1 analog output

Placa de vídeo: Intel Graphics Media Accelarator 950

Memória de vídeo: 64 MB até 256 MB (compartilhada depende setup na Bios)

Positivo D35 (uniwill)

site da uniwil que fabrica os d35 pra positivo

http://www.uniwill.com/products/mobility/m...hp?HL=3&M=3

Processador: Celeron M 410 1.46GHz

Chipset: Intel 945GM + ICHM7

Tamanho da tela: 13" WXGA TFT - Widescreen

Gravador de DVD: Não

Leitor de DVD: Sim 8x

Gravador de CD: Sim 10x

Leitor de CD: Sim 24x

Floppy: Não

Memória RAM: 256MB DDR2 (expansível até 2 GB)

HD: 40GB Serial ATA

Placa de som: Integrada

Placa de vídeo: Chipset Intel DVMT até 128mb PS no meu tem 160mb o maximo.

e para os cce, que eu vi num post aqui, é o driver dela que sao diferentes. o do d35 é mais novo. até pus um screen.

Repare que a placa-mãe é a mesma do d35, e a plca de video tambem, 950, pois, a do d35 compratilha até 128 (no caso do meu, até 160, segundo o programa da intel). só que este compartilha 260mb e é pelo setup da bios, e no d35 3 no cce, que usam o mesmo video da intel, ele é automatico. o que eu quero dizer é que, acho que estamos no caminho certo, pois, como pode a mesma placa fazer coisas diferentes, ( este notebook é da microboard, abaixo colocarei o link do produto), ou seja, como pode no D35 ele dispor 128 e neste ai, que tem core duo ser de 256mb, e ter setup de bios e nos outros automatico. Acredito também que seja a mesma placa sim, como voce disse, mas só tentando para ver. Vou comprar um CCE, e minha namorada tem o D35, depois vou aprender como fazer o upgrade da bios e pegar a bios do D35 e colocar no CCE para ver o que vai dar. ou tentar achar a bios deste microboard e usar no D35, pois é o mesmo. Espero ter ajudado, e esta ficando criativo o papo, pois não é sempre que agnt ganha o dobro de memoria de video, só atualizando bios. T+

subamrino produto

http://www.submarino.com.br/software_produ...&CellType=2

achei o fabricante dos notebooks da microboard. ai esta o link, agora vou procurar pelo modelo, 8258i. vamos ver o que tem de bom lá, no site da microboard tem a bios pra baixar. e ele é igual, em tudo ao d35, pelo menos na placa-mãe, é claro, pois [e o que nos importa no momento.

http://www.mitac-mtc.com.tw/English/products/notebook.aspx#

agora sim, depois de editar umas 5 vezes este post parei. respondam o que acham a respeito do assunto

Postado

amigo, para sanar as duvidas sobre o chipset do CCE, vou deixar o link de um programinha da Intel que identifica o real chipset da maquina.

http://downloadcenter.intel.com/scripts-df...61〈=por

sao 160kb só.

façam o test nos CCEs que eu farei no D35.

Depois de tardinha posto os resultado. Estou ansioso, pois quero descobrir agora como faço para compartilhar mais video. :)

li o manuale do microboard com a mesma placa-mãe, e achei onde ele é fabricado e tudo. mas não acho nada a respeito dele, especificações de fabrica a não ser no site que a microboard disponibiliza para fazer downloads de bios e drivers.

http://www.microboard.com.br/download.htm

Postado

imagem do programa da intel para identificar o chipset, no cce.

chipsetok2.th.jpg

No site da intel, observei que os driver para vga e chipset 940 e 945 são os mesmos.

o Everest mostra que o chipset do cce é i940GML e ICH7-M.

Ate+

Jonas

Postado

obriado amigo, agora de uma olhada no screen do D35.

é igual ao cce, quer dizer que devem ser limitações da bios mesmo, pois elas tem aquele DVTM, que é o prog que dinamiza a memoria de acordo com o que precisa. Mas o meu d35 aloca até 160mb. por que será que é diferente do CCE, ou é só o meu D35??

post-133977-13884942157238_thumb.jpg

Postado

Para esclarecimento, o que consta no site da intel para cada chipset:

945GM

Intel® Core™2 Duo processor,

Intel® Core™ Duo processor,

Intel® Core™ Duo processor Low Voltage (LV),

Intel® Core™ Duo processor Ultra Low Voltage (ULV),

Intel® Core™ Solo processor,

Intel® Core™ Solo processor Ultra Low Voltage (ULV),

Intel® Celeron® M processor,

Intel® Celeron® M processor Ultra Low Voltage (ULV)

945GMS

Intel® Core™ Solo processor Low Voltage (LV),

945PM

Intel® Core™2 Duo processor,

Intel® Core™ Duo processor,

Intel® Core™ Duo processor Low Voltage (LV),

Intel® Core™ Duo processor Ultra Low Voltage (ULV),

Intel® Core™ Solo processor,

940GML

943GML

Agora resta saber se atualização da bios faz alguma diferença.

Se o nosso amigo que abriu o cce para tirar foto fizesse o favor de retirar o dissipador do chipset para conferir qual é o modelo do chipset do cce acabaria com as dúvidas.

ate+

Jonas

Postado

Estamos no caminho certo sim...

Veja bem, se o programa da propria intel detecta o chipset como 945/940 é porque ele não consegue distingüi-lo. No programa da Phoenix que é o que usamos pra atualizar a bios ele reconhece como 945/940 tb, o q significa que eles sao iguais.

Se existisse uma diferença relevante entre os chipsets o programa da intel conseguiria fornecer uma informação objetiva.

Outro detalhe quanto ao everest. Deem uma fuçada nele que vocês verão que em algum lugar fala do 945, acho que em South Bridge.

Nos resta ver se fisicamente as placas do D35 e do CCE sao identicas.

Grande abraço

Postado

ontem a noite, Quinta comprei meu CCE, iria fechar no D35, mas não aceitam Aura nas Colombos, embora o folheto do cartão aura diga que aceita, mas tudo bem, estou feliz com o CCE.

não sei se vocês entenderam o ponto onde queremos chegar. Como pode o notebook Microboard (fabricado pela MITAC) usa a mesma placa, mesmo chipset, mesmo south bridge e north bridge, ser diferente. Ela dispoe de até 256 mb de Video, e não é Pelo DVTM, ou seja, não aloca sozinha a ram para a memoria, é configurada pela BIOS, fazendo aquele velho processo que todos já estão carecas de fazer e de tentar achar nos CCE's e no D35. Acreditamos ser a BIOS que é difrente, e com certeza deve ser. Agora me pergunto e a vos também, sou leigo e não entendo, mas tenho um bom raciocinio logico para isto.

Se é tudo igual, chipset (945/940), south bridge ( se não me engano é GMA950- video), north brigh ( é o ICH 7 - que o hub) agora como podem rodar diferentes? Sendo tudo igual, o qu epode acontecer se eu usar a bios, digamos do Microboard? será que vai funcionar? e se não funcionar, tem como retornar a usar a original (desde que eu faça um back up) sem dar maiores problemas, ou vai danificar alguma coisa ou não poderei retornar ao estado anterior?

Ajudem-nos, os tecnicos que vizitam e que são usuarios deste belo Forum.

Postado

cá entre nós ... eu ODEIO a marca cce ... digo o nome ... acho muito brega hehehehe .... devido a isso ... eu tb tirei o adesivo das especificações .... no monitor onde tem CCE INFO ... eu apaguei esse CCE INFO com acetona e algodão .... agora ele tá liso ... sem marca na tampa eu colei um adesivo em cima do logo ...

prefiro assim .... fica mais bonito na minha opiniao ...

obs: não se preocupem .... esse tipo de "modificacao" não invalida a garantia .... apenas não violem os lacres ...

queria saber se voce usou somente acetona e algodao para retirar o logo cce info , pois fui fazer o mesmo e manchou o lugar de branco, que sera que fiz de errado!!!!!

Postado

Tive alguns problemas com meu drive de cdrom , relatados neste forum anteriormente , ontem resolvi formatar meu note devido a varias tentativas e testes de programas realizados que deixaram o desempenho comprometido; e pra minha surpresa ao formatar a maquina o cdrom voltou a funcionar tudo normalmente, então resolvi repensar algumas coisas, e queria comenta-las aqui e com a ajuda de vocês do forum tirar algumas duvidas;

O cdrom comecou dar problema depois que eu fiz o upgrade de memoria ( acrescentei um pente de 512MB)

Sera que seria correto reinstalar o windows ou reconfigura-lo depois do upgrade ou o proprio se adapta sozinho

Me desculpem se estiver falando besteiras , porque em desktops eu não senti essa diferenca ao fazer upgrades mas no notebook , quando acrescentei memoria ele ficou bem melhor mas não tanto quanto agora, depois da formatacao......

Postado

falei com um tecnico a respeito das bios, ele me disse que pode-se tentar, mas se não der certo. "A DEUS" placa-mãe. Acho melhor ficar-mos por aqui. Mas se eu descobrir um jeito de retornar ao estado anterior, eu tento. Descobri que os Microboard para atualizar a bios é só gravar a bios nova num cd, modificar o modo de boot no setup da bios e reiniciar. Parece que depois reinicia, e instalar outra coisa, e dai depois reinicia e esta pronto, a nova bios atualizada. Vi no site da microboard mesmo. Mas não sei como funciona e se da pra voltar ao estado anterior.

Postado

Sinceramente, acho que você tão pondo o carro na frente dos bois!

Esse note não tem nem um ano de comercialização, e ainda não teve nenhuma Bios lançada pelo fabricante para substituir a original.

Tudo bem que os chipset podem ser os mesmos, as uma bios não controla só isso no computador. Apesar do caráter inovador de procurar soluções para driblar as limitações do produto, acho uma imprudência tentar colocar uma Bios de outra placa mãe no CCE.

É só minha opinião. Quando comprei o note, eu já sabia que ele não iria funcionar como um Dell ou HP de ultima geração... To satisfeito com ele.

Aos que tem nervos de aço para tentar esse tipo de modificação, Boa Sorte!!!

:joia:

Postado

Meus Deus!

Alguns equívocos aqui no fórum....

1. Não usem qualquer tipo de solvente sobre o note, em nenhuma parte! Nem álcool, acetona, querosene etc. Eu também sugiro não usar nenhum tipo de solução para "rejuvenescer" como SILICONE pois o mesmo pode, e realmente o faz, deixar as partes plásticas esbranquecidas! Qualquer produto químico vai reagir com os compostos de plástico e ou tinta. Faça apenas como diz no manual.

2. Nunca, em hipótese alguma faça upgrade de BIOS se não souber o que estiver fazendo! Qualquer incidente e o note não ligará e terá que ser levado a uma autorizada. Se o bios for soldado na placa-mãe (acredito que seja) só trocando a placa-mãe toda!

3. BIOS - Basic Input and Output System (gerenciamento de entrada e saída) controla várias funções vitais na placa-mãe, como: o Boot, o processador, as memorias, o hd etc. Implantar uma bios de outra placa-mãe é SUICÍDIO! Mesmo sendo, aparentemente os mesmos componentes, isso não deve ser feito. Upgrade de bios, apenas se disponibilizado pelo FABRICANTE DA PLACA-MÃE, não pelo fabricante do PCB ou da própria bios (Award, Phenix ...) etc.

Outro assunto importante é aparente mau funcionamento do drive de CD/DVD. O que eu notei foi que o mesmo dá erro de leitura se esquentar muito. Como o note já esquenta naturalmente bastante, com o uso do cd, o drive superaquece... Em cerca de 30 ou 40 min de uso e não dá pra ler mais nada de cd nenhum!

Se abrir o drive, retirar o cd e esperar ele refriar por uns minutos ele volta a funcionar normalmente.

Explicação: com o calor há dilatação dos componentes do drive, descalibrando a unidade óptica e acarrentando erro de leitura. O drive, entretanto, não tem defeito (penso eu).

Sobre minhas considerações sobre o note da CCE e a questão de erro de leitura do cd eu já enviei e-mail para o suporte deles.

Minha sugestão é que todos daqui do fórum façam o mesmo! Mesmo que seja apenas pra elogiar, enviem emails. O note tem características muito boas, gosto muito dele.

Até mais.

Postado

Esse note não tem nem um ano de comercialização, e ainda não teve nenhuma Bios lançada pelo fabricante para substituir a original.

Tudo bem que os chipset podem ser os mesmos, as uma bios não controla só isso no computador. Apesar do caráter inovador de procurar soluções para driblar as limitações do produto, acho uma imprudência tentar colocar uma Bios de outra placa mãe no CCE.

É só minha opinião. Quando comprei o note, eu já sabia que ele não iria funcionar como um Dell ou HP de ultima geração... To satisfeito com ele.

Amigo você disse tudo, o pessoal quer comprar um note limitado e fazer milagres, parem com isso, para quem não é tec. de informática ou eletrônica fiquem sabendo que a bios mesmo sendo de uma placa igual tem características diferentes e tensões diferentes. Veja só um exemplo, a memória de video do positivo e controlada via setup já a do CCE a bios controla automáticamente os mb de video, então alguns dispositivos na placa mãe do note são diferentes apesar de a bios ser teoricamente igual nos dois modelos, sendo assim ela no fundo é igual no nome mas não nas caracteristicas e tensões que ela passa para aquela determinada placa mãe.

Amigo você disse tudo, o pessoal quer comprar um note limitado e fazer milagres, parem com isso, para quem não é tec. de informática ou eletrônica fiquem sabendo que a bios mesmo sendo de uma placa igual tem características diferentes e tensões diferentes. Veja só um exemplo, a memória de video do positivo e controlada via setup já a do CCE a bios controla automáticamente os mb de video, então alguns dispositivos na placa mãe do note são diferentes apesar de a bios ser teoricamente igual nos dois modelos, sendo assim ela no fundo é igual no nome mas não nas caracteristicas e tensões que ela passa para aquela determinada placa mãe.

Postado

Galera beleza?

Ajustei meu note através do NHC pra cpu trabalhar com clock interno de 330MHz (25%), quando alimentado pela bateria.

Assim quando fico curtindo ele no wireless lá no quintal e com o cooler da clone instalado a bateria agüenta pouco mais de 1h.

beleza, achei que não fosse aguentar tanto por causa dos 3 coolers funcionando do suporte da clone.

T+

Land.

Postado

Meus Deus!

Alguns equívocos aqui no fórum....

1. Não usem qualquer tipo de solvente sobre o note, em nenhuma parte! Nem álcool, acetona, querosene etc. Eu também sugiro não usar nenhum tipo de solução para "rejuvenescer" como SILICONE pois o mesmo pode, e realmente o faz, deixar as partes plásticas esbranquecidas! Qualquer produto químico vai reagir com os compostos de plástico e ou tinta. Faça apenas como diz no manual.

usar acetona não é um equivoco .... tirei o logo numa boa ... sem as tais das manchas brancas .... alias fiz isso porque já tinha feito em um lg flatron black q eu tinha e quis apagar o nome .... novamente nada de manchas brancas ... deve ser a acetona q o cara ai relatou q não presta ...

Outro detalhe importante é que simplesmente não existe a fabricante da placa-mãe. Diz o vendedor que é da intel, porém programas como o sandra, everest, aida simplesmente ficam em branco no campo "manufature" e aquele logotipo que aparece quando ligamos não é o que a intel usaria em uma placa-mãe feita por ela. É um bem generico. A intel tem seu logotipo azul (Intel Inside). Falando nisso, será que é possivel trocar aquela tela de post (aquela toda preta escrito apenas intel) como é possivel nos desktops?

Grande abraço

esse logo é intel e é legitimo sim ... esse logo q você se refere deve ser dos antigos ... esse logo q aparece no cce é o mesmo q aparece no carro da equipe de F1 q a intel patrocina ...

não se vendem coisas piratas em grandes magazines que emitem notas fiscais e pagam impostos ...

a placa-mãe não é intel .... os chipset ... north e south q sao ....

COMO DESATIVAR O MOUSEEEEEEEEE

ninguém descobriu isso ainda? quero desativar o mouse dele porque to usando um mouse usb .... como façoooooo?

Postado

o logo intel q aparece quando liga, na verdade toda aquela tela q aparece com a barra cinza, boot e o logo da intel aparem igualmente no Toshiba core duo. então acredito q aparecam em todos novos da intel.

Postado

ninguém descobriu isso ainda? quero desativar o mouse dele porque to usando um mouse usb .... como façoooooo?

amigo, alguém já postou aqui o manual em PDF do cce, e se não engano-me foi neste manual que li, sobre como desativar o mouse touch pad e o teclado. Mas caso não seja, voce já tentou ir em Meu computador/hardware/gerenciar dispositovos e desativalo ??

abraço.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...