Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como ligar um cooler na tomada?


Posts recomendados

então pessoal,estou com um fio velho e um cooler 80mm e queria ligar ele na tomada... sera que da???

Dá! Mas para isso tens que criar um circuito...

1 fonte de alimentação para reduzir a tensão da tomada.

Fica aqui o circuito, se tiveres duvidas pergunta:

Componentes

TR1: um transformador 230V E16TR4, multisorties

FUS1: Suporte para fusível, mais fusível 20mA

Ponte: 1 ponte rectificadora de 5,08mm

C1: 2200microF 16V radial

C2: 470 nF

C3: 470 nF

D1: 1N4007

CI1: 7812 regulador de 12V

Placa de circuito impresso 100x50mm

Espero ter ajudado :-BEER

post-129824-13884938190859_thumb.jpg

post-129824-13884938191437_thumb.jpg

post-129824-13884938192076_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não tenho a minima noção do que vocês disseram auhahua,mas seguinte,eu estou usando uma hd externo aqui 24h p/dia,e ele ta muito quente,eu fiz um tipo de "gabinete pra ele,e queria colocar o cooler,isso ajudaria muito(muito mesmo),mas eu tenho que ligar ele na tomada..

agora quanto custa pra fazer isso???

como faço isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não da pra ligar no pc,já que o hd é externo,eu levo pra todo canto =p

e ele fica longe do pc também.

Ahhh! tudo bem...então podes fazer assim:

Há uns transformadores naquelas lojas de preços baixos (eu sou de Portugal, não sei como é ai), esses transformadores têm varias voltagens seleccionáveis, compras um e depois é só fazeres as ligações, depois isso eu explico-te se não souberes...

É +/- isto....espero ter ajudado.

post-129824-13884938243222_thumb.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não tenho a minima noção do que vocês disseram auhahua,mas seguinte,eu estou usando uma hd externo aqui 24h p/dia,e ele ta muito quente,eu fiz um tipo de "gabinete pra ele,e queria colocar o cooler,isso ajudaria muito(muito mesmo),mas eu tenho que ligar ele na tomada..

agora quanto custa pra fazer isso???

como faço isso?

O seguinte, para ligar um cooler você precisa de 12V em corrente contínua (CC ou DC em inglês) e na tomada você tem 110V ou 220V em corrente alternada (AC). Imagino que não tenha muita ideia da diferença.

para ilustrar mais ou menos é o seguinte:

016_01.gif

Na corrente alternada a tensão("tensão") varia 60 vezes por segundo(daí os 60Hz da rede no brasil) ficando positiva e negativa toda hora.

Já na corrente alternada não, a tensão é sempre constante:

016_02.gif

A fonte do computador pega esses 110V ou 220V e transforma em 0V, +5V e +12V CC, sem contar com algumas outras "voltagens" que vão pra placa mãe.

O mais fácil seria você abrir o PC e colocar um fio saindo com 12V saindo pra esse cooler. Mas não é indicado pois qualquer interferência que você fizer pode danificar a fonte a assim o PC todo tb. Além de acabar com a gaiola de faradey que a carcaça acaba propiciando.

Daí você terá que fazer um circuito simples que primeiro reduz essa tensão usando um transformador próprio pra isso. Algo do tipo 110/220AC->15AC. Depois você deve retificar isso com diodo e capacitor, ficando em aprox 14DC. e aí ligar um regulador de tensão que é um CI que mantém a tensão em 12V DC. Nisso você pode ligar o cooler.

Se é barato? Se você mesmo fizer não deve sair por mais de 30reais supondo que as lojas locais sejam caras.

Mas para montar, você terá que no mínimo saber soldar e ter um ferro de solda e estanho.

Se não quiser ter trabalho tem três opções:

1- ligar em 8 pilhas comuns(pode ser AAA, AA, ou das grandes mesmo). Pra isso é só comprar os suportes pras pilhas e ligá-los em série.

2- Comprar uma fonte de 12V qualquer.

3- arranjar uma fonte de PC velha que funcione e usar ela pra ligar só o cooler.

Qualquer coisa pergunte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmm essa de 8 pilhas deve ser fácil. e aquelas baterias retangulares??? poderia ser tambem? em loja de eletrônica vende esses suportes pra pilhas??

quanto ta uma fonte de 12v???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525...-mini-cmera-_JM

achei uma micro fonte,daria pra ligar nela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara essa ideia das pilhas é ridícula, imagina você já tem um HD externo pra poder levar pra todo lugar e aí vai levar várias pilhas junto? Considerando que você vai ter que levar 8 pilhas pra conseguir os 12 Voltz e ainda vai tenque torcar ou recarregá-las, cara pega o carregador de celular velho aí, se for Nokia não precisa nem estraga o cabo, aí pega e liga na tomada e aí no fio que sai dele tu tenque testa qual é o positivo + e o negatico isso porque o cooler só vai funcionar de uma forma, isso é simples, só ligar os dois fios do cooler no carregador e ver, se rodou então está certo senão é só inverter que vai funcionar. Nos Nokia é só coloca o fio vermelho do cooler dentro do buraco do carregador :D (Não interpretem mal) e o preto do lado de fora pronto.

OBS: O carregador não dá a tensão de 12 voltz mas mesmo assim ele gira normal, só que um pouco mais lento, mas mesmo com essa tensão menor o cooler não será danificado.

Fernando Yokota essa fontezinha aí iria ser ideal :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmm essa de 8 pilhas deve ser fácil. e aquelas baterias retangulares??? poderia ser tambem? em loja de eletrônica vende esses suportes pra pilhas??

quanto ta uma fonte de 12v???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-525...-mini-cmera-_JM

achei uma micro fonte,daria pra ligar nela?

Amigo, o cooler que você quer ventilar o hd possui dois fios ,um vermellho e outro preto ,ligue ele nesse seu carregador de celular e veja se a ventilação é satisfatória,como eles são esternos o cooler não precisa trabalhar na rotação maxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu vou ligar??

seguinte meu cooler é o comum,de 4 pinos, vou por em ordem

1pino- vermelho

2-preto

3-preto/preto

4-vermelho/amarelo

ai tem o carregador de celular,que so tem 1 fio,eu corto ele e como eu ligo os fios?

Fiz um esquema (supondo um carregador NOKIA) mas a tensão é bastante baixa...mas não custa tentar.

É +/- isto aqui:

..................

post-129824-13884938250772_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, desculpe ter te confundido ainda mais. E a ideia das pilhas realmente é *****. mas se quiser tentar pode ligar usando uma bateria quadrada de 9V. basta ligar o preto no pino maior e o vermelho no menor.

Quanto ao seu carregador, tem que verificar nele onde é positivo e onde é negativo. geralmente tem isso desenhado na carcaça. Os fios não usados devem ficar isolados.

algo do tipo:

p5045powersupplyinput.jpg

ou então:

Plug_6544.jpg

Essa indicação em baixo a esquerda.

Pode ser que não rode pela tensão ser baixa. Daí o melhor a fazer é comprar no camelô mais perto um desses "adaptadores" ou "eliminadores de pilha/bateria" ou como chamarem na sua cidade.

Algo assim:

Achei esses pra vender na net:

CA44.jpg

CA989_4_1.jpg

Eu comprei um por R$10,00 no camelô. Essas coisas são bem vagabundas, mas pro que você quer é tranqüilo.

post-129680-13884938254755_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...