Ir ao conteúdo

Celeron D 331(2,66 GHz) e pentium dual core(2,66 GHz)


razu

Posts recomendados

Postado

eu tenho um primo que fala que o celeron D 2,66 e a mesma coisa que o pentium D dual core 2,66

eu queria saber já que ele tem a GHz eles são iguais ou não?

responda por favor.

Postado

Um Pentium 4 rodando a 2,66 e um Celeron rodando a 2,66.

O Pentium 4é mais rápido pois tem FSB maior e mais cache, e na arquitetura do Pentium 4, Pentium D e celeron D o cache importa muito.

Se um Pentium 4 é mais rápido do que um Celeron d no mesmo clock, o que falar então de um Pentium D?

Embora o FSB do PD 805 seja capado, ele sempre será mais rápido que qualquer Celeron D lançado até agora.

  • Membro VIP
Postado

Acho que ele se confundiu com a frase, o certo (acredito que) é:

Se um Pentium 4 é mais rápido do que um Celeron D no mesmo clock, o que falar então de um Pentium D?

O que até faz sentido, uma vez que o Pentium D 2.66GHz (vulgo 805) nada mais é do que dois Pentium 4 2.66GHz (vulgo 506) colados.

Postado

Cara.. Vamus deixar uma coisa bem claro aqui ok?:D

Celeron é o PIOR processador da intel em fabricação, embora ele utilise o mesmo núcleo do pentium 4, tem menos cache, e menos FSB, alem de ter menos tecnologias.

Portanto, o celerom, em qualquer circunstancia (tirando overclock, clock do celerom muito maior que o do rival, ou o rival ser de uma plataforma anterior a do celeron em questão), vai perder para qualquer outro prosscessador da intel em fabricação.

Me desculpe, mais é RIDICULO, falar que um celerom 2.66 é igual ao pentium D 2.66.

O pentiumD tem 2 núcleos, rodando a 2.66 cada, o celerom só tem um.

O pentiumD pode ter até 1066 de FSB, o celerom tem 533.

O pentiumD tem 2mb cache, o celerom no maximo 1mb.

O pentiumD 2.66 ganha fácil de um celerom cedar mill a 3.5ghz

Espero ter ajudado!

Postado

mas o pentium d 2,66 tem 533 fsb tambem num entendo isso ?

o celeron e pior so por que num tem dois núcleos é isso ?

Postado

mas o pentium d 2,66 tem 533 fsb tambem num entendo isso ?

o celeron e pior so por que num tem dois núcleos é isso ?

Intenda uma coisa:

não se pode comparar pentium D (mid end) com celerom D (low end).

O pentium D sempre ganha

O pentium D são 2 p4 colados, tem 2 núcleos, e tem O DOBRO do cache do celeron, ou seja, ele ganha por:

não ser capado que nem o celerom,

Ter o dobro de cache,

Ter 2 núcleos.

Postado

um pentium D tem 2 processadores juntos num mesmo "blokinho"

cada um roda a 2.66

cada um tem 1m de cahe (1m x 2)

dois processadores fazem bem mais q 1

celeron n tem as tecnologias do PD

o celeron em kestao n tem nem 512kb de l2

o pentium D é um processador feito para usuarios ativos

celeron = iniciantes desinformados

Postado

Velho, como você tem (e muita gente também) problemas em diferenciar um processador do outro e, pior ainda, acreditar que clocks altos determinam a performance do processador, aí vai uma tosca e breve hostória do netburst, vulgo Pentium 4 e alguns esclarecimentos sobre Pentium D Celeron D e Pentium 4

Só tenha em mente, sempre, uma coisa. O Celeron é a versão barata do Pentium. Sempre.

O primeiro Celeron foi uma versão barata do Pentium 2. O Celeron D é uma versão barata do Pentium 4 prescott.

E tanto Intel quanto AMD dão nome aos cores (núcleos) diferentes de uma mesma família de processadores para diferencia-los, pois cada core tem suas particularidades.

Por exemplo, um Pentium 4 de core Prescott é muito diferente de um Pentium 4 de Core Gallatin.

<span style="font-family:Arial Black">Pentium 4 e os altos clocks</span>

A intel lançou a microarquitetura do Pentium 4, também conhecida como netburst no final de 2000, foi desde o início projetada para altos ghz, pois é mais fácil vender GHZ altos do que eficiência por clock. A Intel esperava alcançar 10ghz com a microarquitetura netburst conforme as revisões, novos processos de produção e mudanças na litografia fossem implementados, mas o Pentium 4 nunca passou de 3,8ghz.

Mas por que fazer um processador com baixo desempenho por clock e que compensansse a ineficiência por meio de altos clocks? Por que há um mito em torno dos mhz, quanto mais, melhor.

Isso é verdade dentro de uma mesma família de processadores e de cores semelhantes (um Athlon 64 de núcleo venice a 3ghz é mais rápido do que um Athlon 64 de núcleo venice 2ghz) mas mesmo processadores de uma mesma família tem problemas quando você compara cores diferentes a uma mesma velocidade (Um Pentium 4 EE de núcleo gallatin roda a 3,46 ghz e é mais rápido que um Pentium 4 EE de núcleo Prescott rodando a 3,73ghz).

Como? Um Pentium 4 a 3,46 pode ser mais rápido do que um Pentium 4 a 3,73? Pode. se a arquitetura dos dois for diferente e a do que tem menos ghz for mais eficiente, ou ter mais cache, fsb maior, etc.

http://www.theregister.co.uk/2004/05/07/intel_cancels_tejas/

http://www.osnews.com/story.php?news_id=3997

Agora, quem sabe você entende por que um Athlon X2 4200 (2,2ghz) ou um Core 2 Duo E6300 (1,86ghz) podem ser mais rápidos do que um Pentium D 945 (3,4ghz)

<span style="font-family:Arial Black">Pentium 4 - Willamette a Northwood</span>

O primeiro núcleo de Pentium 4, willamette, foi lançado em velocidades altas, 1,4 e 1,5ghz para o socket 423 e logo após para o socket 478 com velocidades de 1,5 a 2ghz.

O Willamette era um core fraco, mais pela falta de cache e pelo FSB baixo do que qualquer outra coisa. Para se ter uma ideia do quão fraco, um Pentium 3@1,4ghz era mais rápido do que um Pentium 4@1,7ghz de núcleo willamette. Mas o Willamette levava uma boa vantagem em elguns benchmarks sobre o Pentium 3 e sobre o Athlon Thunderbird graças à memória RAMBUS (PC-800) que era bem mais rápida que as pc-133 dos Athlon e Pentium 3. E também ao novo barramento QDR (usado até hoje) que transmite quatro dados por pulso de clock.

A única versão do Willamette que chegou a rivalizar com os Athlon Thunderbird foi a de 2ghz, também a última versão deste core.

O core Northwood (para alguns o melhor core de P4 fora o gallatin) foi lançado em resposta ao Athlon XP (que era bem mais rápido que os Wilamette). Era um Willamette gravado em 130nm (ao contrário do willamette que era gravado em 180nm), tinha o dobro de cache L2 (512kb) e um FSB maior (até 200mhz).

O Northwood foi o primeiro core netburst para desktops a oferecer o Hyper Threading (tecnologia de SMT que permite que partes ociosas do processador se comportem como um segundo processador virtual, aumentando bastante o desepmenho da máquina), na verdade, todos os northwood (e todos os netbursts depois dele) tinham Hyper Threading, que era ativado apenas durante o encapsulamento (fixação do Die – pastilha de silício que é o processador em si – no corpo do processador e ligações elétricas com os pinos e etc.).

<span style="font-family:Arial Black">Pentium 4 – Prescott e Cedar Mill</span>

No começo de 2004 a Intel lançou a maior (e pior) revisão na microarquittura netburst, o núcleo Prescott. A ideia d a Intel era competir com os novos AMD Athlon 64 subindo o clock cada vez mais e por isso o prescott foi projetado para freqüências muito altas, acima de 5ghz, mas acabou se tornando um dos maiores fiascos de engenharia da Intel até agora.

O prescott tem vários erros de projeto, e na verdade, não fosse o alto cache L1 (de 1mb e 2mb, dependendo da versão) o prescott se tornaria um completo fracasso pois esquentava quase 40% mais e era até 5% mais lento do que um P4 northwood do mesmo clock.

E a pior parte, uma séria falha de projeto somado com o processo de fabricação da Intel que permitiam juntos uma ocorrência de leakage (um fenômeno de fuga de elétrons complicado pra caramba de explicar, mas grosso modo faz o processador esquentar mais , muito mais e consumir mais também) absurda que impedia clocks maiores do que 4 ghz sem que o processador começasse a apresentar algum tipo de superaquecimento.

Isso limitou o clock mais alto do Pentium 4 a 3,8ghz, enquanto que a estratégia da Intel era chegar a pelo menos 6ghz, velocidade que um Athlon 64 a 3ghz teria dificuldade em bater os benchmarks.

Aliás, a Intel lançou duas versões do Pentium 4 Extreme Edition, uma com 3,43 ghz (de núcleo gallatin, derivado dos Xeon) e uma de 3,73 ghz (baseada no prescott. Que apesar de ter clock mais alto, era mais lenta... para competir com o Athlon 64, que foi lançado mais ou menos na mesma época dos prescott. Por isso o Gallatin é considerado um núcleo a parte, ele não tem nada a ver com os prescott e é na verdade um núcleo northwood modificado, com 2mb de cache L3 usado nos XEON. O Gallatin é na verdade um Xeon.

Por isso os Pentium Extreme Edition ganharam o apelido de Pentium Emergency Edition, pois foram uma gambiarra de última hora da Intel para pegar os Athlon FX-51. Que aliás eram a mesma coisa, pios os Athlon FX-51 nada mais eram do que um Opteron de núcleo Sledgehammer. Usava até o mesmo socket, o 940!

Pelo menos a gambiarra da Intel foi decente, eles colocaram um die de Xeon (680pinos) em dois encapsulamentos de P4 (478 e LGA 775).

O Prescott original é gravado na litografia de 90nm e tem 1mb de cache L2.

São os Pentium 4 5xx

No começo de 2005 a Intel lançou o Prescott 2M (Pentium 6x0, ex: P4 630), com 2mb de cache l2. Esses prescott são substancialmente mais rápidos do que os Prescott 5xx. Um precott 2M de 3,4 ghz é mais rápido do que um prescott 5xx de 3,6ghz. Ambos com Hyper Threading.

Aliás, todos os prescott 6x0 têm o Hyper Threading ativado.

No final de 2005 a Intel lançou a última revisão dos netburst, o Cedar Mill, que nada mais é do que um Prescott 2M gravado em 65nm. É mais frio e overclocável que os Precott 2M, mas na verdade só têm as melhorias que a litografia de 65nm proporciona, nada a mais.

(Os Pentium 4 Cedar Mill são os 6x1, ex: P4 631)

<span style="font-family:Arial Black">Pentium D - Smithfield e Presler</span>

Por não ter como aumentar os clocks a Intel resolveu adotar uma outra estratégia, usar dois núcleos de processamento (Cores) em um mesmo encapsulamento, pois com programas otimizados o desempenho chegaria a ser até 70% maior do que um single core de mesmo clock.

A Intel lançou o Pentium D de core smithfield (literalmente dois prescott de 1mb de cache l2 em um mesmo encapsulamento) em maio de 2005, foi o primeiro x86 dualcore do mercado .(Logo depois a AMD lançou o Athlon X2, em junho/julho de 2005.).

Todos os smithfield com FSB 800 e 2x1mb de cache l2.

Os smithfield são os Pentium D 8xx, ex: PD 805.

Foram lançados o Pentium D 820 (2,8 ghz), 830 (3ghz), 840 (3,2ghz) e o Pentium Extreme Edition* 840 (3,2 ghz com Hyper Threading). Em Dezembro de 2005 a Intel ainda lançou a versão 805 com clock de 2,66mhz e FSB 533.

Os smithfield até que eram rápidos, mas esquentavam demais e o lançamento do Athlon X2 4800 tirou os Pentium Extreme Edition 840 do posto de mais rápido.

A Intel então reagiu lançando em Janeiro de 2006 com o lançamento dos Pentium D de núcleo Presler, que nada mais são do que dois núcleos Cedar Mill em um mesmo encapsulamento. Como o cedar Mill tem 2mb de cache L3, o presler tem portanto 2x2mb de cache L2, o dobro do smithfield.

Eram também substancialmente mais frios e mais rápidos do que os smithfield de mesmo clock. Um Pentium D 925 ou 930 (ambos rodam a 3ghz) são mais rápidos do que o Pentium D 830 (também 3ghz). Os Presler são os Pentium D 9xx, ex: PD 930.

E para retomar o posto de processador mais rápido, a Intel lançou duas versões de Pentium Extreme Edition* baseado no presler, a 955 (3,46ghz) e a 965 (3,73ghz), ambos com FSB 1066 e Hyper Threading (Curiosamente, as mesmas freqüências dos Pentium 4 Extremem Editon, mas os Pentium Extremem Edition eram ambos baseados no mesmo core, presler, enquanto que os Pentium 4 EE eram de cores diferentes)

*Os Pentium Extreme Edition são todos dual core enquanto que os Pentium 4 Extreme Edition são single core. Não tem nada a ver um com o outro.

Postado

Agora que você já conhece todos os núcleos de Pentium 4 e de Pentium D vamos ao que interessa.

O Celeron D tem dois núcleos:

  • Prescott-256, que nada mais é do que um núcleo de Pentium 4 prescott com 1/4 do cache, fsb de 133mhz (FSB 533) e com o Hyper Threading desativado.
    Existem em versões para socket 478 e socket LGA 775.
  • Cedar Mill-512, também apenas um Cedar Mill com 1/4 do cache, fsb de 133mhz e Hyper Threading desativado.
    Só existem para socket LGA 775.

Vamos supor que todos os Pentium 4, Celeron D e Pentium D sejam derivados do mesmo núcleo de Pentium 4, o prescott.

Um Pentium 4 @ 2,66ghz sempre será mais rápido do que um Celeron D @ 2,66ghz, como eu disse antes.

Mesmo que tenha o mesmo FSB de um Celeron D (133mhz ou FSB 533) o Pentium 4 tem quatro vezes mais cache, e isso faz com que o desempenho dele em jogos e em multimídia seja maior.

Do mesmo modo, um Pentium D 805 (2,66ghz) tem 2x1mb de cache l2.

Apenas pelo fato de ser biprocessado (dual core) ele executa várias tarefas ao mesmo tempo muito mais rápido do que um Pentium 4 @ 2,66ghz. E em aplicativos otimizados para dual core, o Pentium D805@2,66ghz chega a ser até 70% mais rápido do que o Pentium 4 @ 2,66ghz.

Por isso, um antivirus pesado e um firewall chato não vão pesar tanto no desemepenho do sistema e ele sempre terá um desempenho mais suave do que um Pentium 4 a 2,66mhz, mesmo que este Pentium 4 tenha Hyper Threading.

Ora, Se o Celeron D@2,66ghz é mais lento que o Pentium 4@2,66ghz e o Pentium 4 a 2,66ghz é mais lento do que o Pentium D @ 2,66ghz, fica bem claro que o Pentium D é muito mais rápido do que o Celeron D na mesma velocidade. B)

Postado

po gostei da aula

muita caoisa dessa historia eu não sabia ainda valeu pela ajuda aí

e o fi o negocio e o seguinte celerom e celerom

e igual carro

nunca um celta vai andar mais q um omega

porque um e a categoria base da Chevrolet e o outro e o top da chevrolet

saco??

Postado

Existem celerons D 3.2 GHZ e 3.33 GHZ núcleo ( ? ) com 512 de cache L2

ainda que para muitos desconhecidos, seria como para alguns não existisse Sempron 3800+ 2.4 GHZ , mas existe :ahh:

Assim como tem CELERON M (((((((Northwood e Dothan))))))) que tem tambem 512 cache l2

então não é so 1/4 e também 1/2 do cache do p4

Postado

Na verdade cara, existem bem mais modelos acima dos 3,2ghz:

Celeron D 350 3200mhz, prescott-256 sem x86-64

Celeron D 351 3200mhz, prescott-256 com x86-64

Celeron D 352 3200mhz, Cedar Mill-512

Celeron D 355 3333mhz, Prescott-256 com x86-64

Celeron D 356 3333mhz, Cedar Mill-512

Celeron D 360 3466mhz, Cedar Mill-512

Celeron D 365 3600mhz, Cedar Mill-512*

O maior monstro de overclock da Intel, com uma mão nas costas chega a 7100mhz no vapochill (27*256).

Postado

A enfase da FRASE esta nos (((((512KB de cache L2)))))) e não nos modelos 3.4; 3.6

então não seria 1/4 e sim também 1/2 do cache Pentium 4 :P

Incrivel este 3.6Ghz, se tiver 512 então, mas deve ser muito caro

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...