Ir ao conteúdo

Posso instalar o Linux já com o Windows instalado?

rafa_bss

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,

tenho o windows instalado a algum tempo. E quero agora instalar o Linux no espaço restante do hd. Isso é possível?

Ou tenho que formatar o Windows, e só então instalar o Linux, depois do Windows.

E como devo fazer, que tipo de partições devo criar?

São somente duas? Primaria, e Swap?

Ou tem outras?

Aguardo contato!

Forte abraço a todos, e desde já obrigado pela atenção!!!

Postado

Pelo que entendi você já tem um espaço no HD destinado ao linux, certo?

Se esse for o caso, você já passou pela parte crítica.

O mais fácil é primeiro instalar o Windows e depois o Linux.

Fazendo dessa forma, o gerenciador de boot do linux (grub ou lilo, dependendo da distro que você escolher) irá sobrescrever o do windows, possibilitando o dual boot.

Fazendo o inverso o gerenciador de boot do windows irá sobrescrever o do linux, então você terá que instalar o grub/lilo novamente, a partir de um LiveCD, trabalho extra desnecessário, concorda?

Quanto as partições:

O NECESSÁRIO são somente duas, como você disse. Uma para a pasta raiz e outra para swap. Porém, caso queira, pode criar mais partições.

Na minha casa uso uma partição para a pasta raíz (o sistema propriamente dito) de 6gb, uma pra swap de 500mb e uma para o /home com o restante do hd.

O /home é o local onde ficam seus arquivos pessoais, a vantagem de ter ele separado é no caso de futuramente você querer reinstalar o sistema, ou testar outra distribuição. Só será necessário você formatar o diretório raiz, preservando seus arquivos :)

Ainda existe a possibilidade de separar outras pastas, como o /var (logs de sistema) ou /usr (aplicativos). Fazendo isso você ganharia um certo desempenho, mas não acho que o ganho justifique o esforço. você teria que estudar bastante pra saber qual o tamanho ideal para cada partição. Lembrando que caso coloque um tamanho insuficiente, vai dar pau! hehe

Resumindo:

-Instale primeiro o windows e depois o linux (se o windows já estiver instalado, e você já tiver espaço disponível para o linux, não precisa formatá-lo).

-Use uma partição para o / (o que você chamou de "primária" no seu post), outra para o swap, e se quiser, o que eu recomendo, outra para o /home.

Qualquer dúvida, só perguntar...

Abraço

Postado

Opa amigo,

eu não entendi o que você disse.

Eu já tenho o windows instalado. Só que tenho alguns gigas livre no mesmo hd, só que em outra partição dele, não na mesma do windows.

E agora que instalar o linux no hd, entendeu?

Acho que agora eu fui mais claro até mesmo pra eu entender. rsrsrs

Desculpa a enrolação ok amigos?

Forte abraço, e obrigado pela atenção!

Postado

Então, é exatamente isso que você precisa, alguns gigas livres, obrigatoriamente em outra partição.

Na hora de instalar o linux, quando perguntar sobre como particionar, selecione "manualmente" e mande instalar na partição que você tem livre.

Entendeu?

Abraço.

Postado

Opa, entendi sim.

Só que agora tenho outra dúvida.

Eu não tenho nenhum partição livre, as que eu tenho existe arquivos do windows. Utilitários, etc...

Mais ainda tem espaço livre nela.

Posso instalar mesmo assim?

Postado

Não.

O sistema de arquivos do windows é o NTFS, o do linux é (por exemplo) o ext3. Os dois não se entendem hehe, ou seja, não é possível, em condições normais, ter dois sistemas de arquivos na mesma partição.

Portanto você deve retirar todos os arquivos que julgar necessário da partição que for instalar o linux, já que ela será formatada na instalação.

Abraço

Postado

Então eu tenho que apagar tudo que está na partição de arquivos, e depois dar boot pelo cd/dvd do linux e dai criar as partições...

eu posso criar as partições ext3...swap...home...não é?

Postado

Não precisa exatamente apagar, já que quando for criar as partições vai ser apagado de qualquer jeito.

Pergunta: na outra parte do HD, você tem arquivos importantes?

Pergunto isso porque vejo que você está começando a entender agora o que são partições, ou como criá-las, então recomendo que aprenda em algum lugar onde, caso algo não ocorra como o esperado, você não seja despedido hehehe.

Ou, se puder, convide algum amigo mais experiente para acompanhar seu aprendizado. Mas não desista! Essa parte é crítica mesmo e todos se batem um pouco até pegar o jeito.

Abraço!

• 2 semanas depois...
Postado

Não querendo me meter, mas me intrometendo, Rafa, você poderia nós dar mais informações a respetito de seu HD. Tipo Tamanho e qual o tamanho de cada unidade e qual distro você pretende testar(ou quem sabe usar, por convicção).

Postado

Eu também estou com umas dúvidas, tenho o xp instalado e uso ele há algum tempo. Eu penso em instalar o linux em dual boot (ubuntu para ser mais específico) e agora que li esse tópico fiquei com umas dúvidas.

Meu HD é particionado assim: 60gb(onde tá o windows, programas, etc)/60gb(onde estão os meus arquivos) /29gb(partição extra) Então no caso eu teria que ter uma dessas partições livres, por exemplo, essa de 29gb?

Se o sistema de arquivos do linux é diferente, então enquanto estiver usando ele eu vou poder acessar os arquivos que estão nas partições do windows (em ntfs)?

E essas partições que vocês estão falando, raiz, swap, elas são configuradas na hora da instalação do linux? Pra que elas servem exatamente? Gostaria de saber mais informações.

Postado
Então no caso eu teria que ter uma dessas partições livres, por exemplo, essa de 29gb?

Sim.

Se o sistema de arquivos do linux é diferente, então enquanto estiver usando ele eu vou poder acessar os arquivos que estão nas partições do windows (em ntfs)?

Sim. Inclusive foi lançado a pouco tempo a versão estável do ntfs-3g, que permite, além da leitura, a gravação em sistemas NTFS.

E essas partições que vocês estão falando, raiz, swap, elas são configuradas na hora da instalação do linux? Pra que elas servem exatamente? Gostaria de saber mais informações.

Sim, são configuradas na instalação do linux, com auxílio de um particionador.

Raiz: como o próprio nome diz, contem os arquivos essenciais do sistema.

Swap: partição de troca. Quando você abre programas suficientes pra lotar sua memória RAM, é necessário ter uma área de troca para armazenar as informações que os programas abertos usam.

Home: Partição não obrigatória que abriga seus arquivos pessoas, caso não seja criada separadamente, será montada junto com a partição "/ " (raiz). A vantagem de usá-la separadamente consiste em você poder formatar o sistema, ou mesmo trocar de distribuição, sem perder seus arquivos e configurações pessoais.

• 1 ano depois...
Postado

Bom dia galera quando eu instalei o win xp na minha maquina eu não criei 2 partiçoes, instalei direto, mas agora eu tenho o kurumim 7.0 e quero instalar nessa maquina o que devo fazer. pelo que li nesse topico eu tenho que formatar a maquina instalar o kurumim criar partiçao e depois instalar o win xp

Postado
Swap: partição de troca. Quando você abre programas suficientes pra lotar sua memória RAM, é necessário ter uma área de troca para armazenar as informações que os programas abertos usam.

Desculpe, mas eu não entendi essa parte do SWAP: ela é criada automaticamente? eu tenho que criar essa partição manual?

No windows a memória virtual é criada automaticamente depois pode ser aumentada à gosto.

No entanto toda vez que vejo explicação sobre a criação da partição SWAP eu acho que não é bem explicada ou eu não entendo bem, caso possa dar uma repassada nesse item agradeço.

Ou posso deixar, caso essa partição não seja criada automaticamente, sem a Swap, caso eu tenha memória RAM suficiente?

Grato.

• 1 ano depois...
Postado

As partições swap são partições de troca. No Windows este espaço de troca chama-se memória virtual, que é um espaço alocado no disco rígido automaticamente pelo SO, podendo se configurado manualmente, para troca de arquivos quando a memória RAM estiver sem espaço livre. É mais ou menos assim: o Sistema Operacional (SO) é carregado na memória RAM, assim como os programas, drives etc. Quando a RAM for solicitada e não dispuser de mais espaço livre, ela transferirá alguns dados de si para a partição swap. Então um espaço livre será criado na RAM para que ela possa atender à solicitação. E assim vai, nesse "troca troca". Quanto mais RAM houver menos necessidade em potencial haverá para uso do espaço de troca (ou partição swap, ou memória virtual).

O Linux foi projetado para fazer a troca de arquivos na memória de troca, ou memória virtual, em outra partição específica para esta função. Caso não crie a partição de troca o SO contará apenas com a RAM disponível.

Desculpe, mas eu não entendi essa parte do SWAP: ela é criada automaticamente? eu tenho que criar essa partição manual?

No windows a memória virtual é criada automaticamente depois pode ser aumentada à gosto.

No entanto toda vez que vejo explicação sobre a criação da partição SWAP eu acho que não é bem explicada ou eu não entendo bem, caso possa dar uma repassada nesse item agradeço.

Ou posso deixar, caso essa partição não seja criada automaticamente, sem a Swap, caso eu tenha memória RAM suficiente?

Grato.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!