Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia. Me mudei para uma casa e a proprietária deixou um órgão Saema S130 dmr e disse que estava queimado, que havia sido ligado na tensão errada e gostaria de saber como consertar, se consigo alguém para consertar e como e a quanto vender...alguém pode me ajudar?

Obg

• Coordenador
Postado

@mayarinha_bjos, Pode ter queimado só um fusível ou o transformador de entrada, leve-o a uma oficina de eletrônica, que o pessoal terá recursos para repara-lo...

Sobre o preço, sugiro aguardar dicas dos colegas que conhecem esses aparelhos...

Postado

Franciele,

Notas da pedaleira tocando sozinha, pode ser que as agulhas dessas notas estejam encostadas no barramento, ok?

Basta abrir a tampa traseira do órgão e atuar nas agulhas afastando-as do barramento, mas deixando numa distancia que ao pressionar as notas as agulhas encostem novamente.

Qto a demora de ligar sugiro ler as páginas anteriores desse fórum pois pode ser algum problema na fonte.

você tem conhecimento de eletrônica? Caso contrário terá de chamar um técnico.

Sds.

Iriel

Mayara,

Ligar em 220 V pode ter queimado componentes da fonte do órgão como o Bcpetronzio falou.

Se você conhece um pouco de eletrônica então é só fazer a verificação do fusível, e dos diodos retificadores da fonte.

Troque todos eles.

Com essas trocas tem grande chance de funcionar.

Viu? Não esqueça de virar a chave para  220 V senão vai queimar tudo de novo, ok? kkkkk

Sds.

Iriel

Postado

Sim verifiquei a pedaleira, inclusive a nota si b que é a unica que ficou travando agora esta com o fio desconectado ou seja o problema nao é na chave, mas sim na peça que vai na placa ou na propria placa não? Na minha cidade não tem nenhum técnico em orgão saberia me dizer se um técnico em eletronica saberia resolver o problema?

Postado

Bom dia a todos,

Como disse antes, estou com um spark sr2000 que me deram e estou tentando colocar ele p funcionar de novo, vou descrever o que percebi ligando ele pela primeira vez:

-Ta ligando, normalmente, 

-não sai som das teclas, nem da pedaleira,

-sai som da  parte de ritmos (volume e tempo)mas som é muito baixo, mesmo como volume master no máximo, o que deixa o ruido dos alto falantes muito alto em relação ao sinal.

Postado

Basilio,

Falta de som nos teclados e pedaleira nesse órgão pode ser um problema sério pois ele utiliza o Circuito Integrado TMS 3617 para sons dos teclados e o TMS 3615 para a pedaleira. Esses dois CIs são mosca branca. Muito raros e caros. É preciso ter certeza absoluta que o defeito está no CI antes de comprar (?????)..... tente a busca na internet... O lado bom é que esses dois CIs dificilmente queimam ao mesmo tempo.... (disse difícil mas não impossível ok?).

Antes de sair comprando é preciso checar se os CIs estão recebendo tensão e terra, se não tem trilha interrompida nas placas, capacitores defeituosos, conectores com mau contato ou com fios ou soldas cortadas, etc... Fazer uma verificação bem detalhada.

Veja inicialmente se a chave seletora de tensão está na tensão correta da rede. Já vi órgão deixar de funcionar porque alguém mudou a posição dessa chave para 220 V numa rede de 110 V.

Falta de volume nos ritmos, é preciso fazer uma checagem completa das tensões da fonte e do amplificador, repetindo as mesmas verificações sugeridas nas placas dos teclados.

Acompanhe pelos esquemas que já enviamos nas mensagens anteriores.

Órgãos que ficam muito tempo parado sofrem muito com a umidade. Confira os pontos de aterramento.

Deixe ligado bastante tempo pra aquecer bem os componentes e circuitos.

Grande abraço e bom trabalho.

Iriel

• Curtir 1
Postado

Iriel,

Desde já agradeço, farei uma checagem completa tal qual sugerido, a fonte está ligada corretamente, mas vou fazer algumas medições e comparar com os circuitos enviados.

Obrigado novamente meu caro.

Basilio.

Postado

Caro Barbosa,

Estava precisando mesmo desses esquemas, vou realizar novos testes posto aqui o resultado.

Muito obrigado.

attachicon.gifbarbosa3.jpeg

attachicon.gifbarbosa.jpeg

Boa tarde, acredito eu com esses esquemas vão te ajudar, abraços.

José Barbosa,

Solucionei o problema do teclado superior que estava segurando som.

- o transistor bc557 que atua no sustain estava em curto

A pedaleira continua sem som, verifiquei que não está chegando sinal da pedaleira na osciladora.

Alguma dica?

Att,

Edcarlos

Postado

Caro José Barbosa. Estes esquemas que postou são ótimos e são de placas do dx-250r

Gostaria de pedir lhe a gentileza caso possível fornecer o restante .Preciso do esquema completo do DX-250R. 

Aguardo vossa ajuda

attachicon.gifbarbosa3.jpeg

attachicon.gifbarbosa.jpeg

Boa tarde, acredito eu com esses esquemas vão te ajudar, abraços.

Caro José Barbosa. Estes esquemas são parte do gr-250x. Preciso do esquema completo deste orgão.  você teria para fornecer ou poderia indicar como conseguir? Aguardo vossa ajuda

• mês depois...
Postado

gente.. sou novo aqui... eu n sou técnico eletrônico, mas tenho um orgão gambitt bx-20 q ganhei e ele veio com algumas partes separadas, a fonte estava queimada e mandei consertar, pois aqui n tem tecnico proprio pra orgãos,,, as teclas estavam algumas quebradas mas eu mesmo consertei, ja a parte eletronica eu n sei,, o orgão toca, mais tem uns fios soltos na cabeça do chicote de conectar na fonte,, eu queria muito uma foto bem nitda ou um esquema para eu mesmo soldar,, quem poder me ajudar serei muito grato...

ahhh... ele tnbm ta com um chiado ao desligar e fica chiando quando toca o teclado de baixo e o volume ocila... me ajudem no amor de Deus!

20150823_221906[1].jpg

Postado

Boa tarde

Tenho um órgão Minami Ms 30-D que é o meu xodó e realmente não quero me desfazer dele, no entanto há mais ou menos um mês queimou um dos amplificadores, segundo avaliação de um técnico local, mas como não tenho conhecimento algum não sei ao certo se é apenas o amplificador. Enfim... ele cobrou bem caro e eu achei melhor procurar a peça por fora e pedir apenas para instalá-la, mas estou com imensas dificuldades de encontrar peças para este modelo. Descrevendo o defeito, ainda ouço o som das teclas, mas há um barulho bem alto que se sobressai e atrapalha bastante. Ele (o técnico) disse que ainda ouço o som das teclas porque apenas um dos auto falantes parou de funcionar.

Quem souber onde posso encontrar esse componente e puder, por gentileza, me informar, ficarei imensamente grata. 

Desde já obrigada.

Postado

Priscila,

O amplificador desse órgão é o TDA2040 componente bem baratinho e fácil de achar nas eletronicas.

Segue o linkdo Mercado Livre para informação: Tda2040 - MercadoLivre Brasil

Caso o defeito seja realmente esse componente é só trocar que vai funcionar.

Sugiro você fazer um contato com a fábrica desses órgão Lançamento Tokai Expomusic 2013 e pedir uma avaliação.

Sds.

Iriel

• Curtir 1
Postado

Olá Priscila,

A intenção do fórum é exatamente essa.... ajudar uns aos outros. Esperamos que consiga consertar o órgão.

Olá j.gabriel,

Estive analisando a foto. Tive a impressão de ser um conector da fonte.

Na maioria dos órgãos a fonte é conjugada com o amplificador, por isso os vários desse fios podem ser de tensões elétricas para alimentar as demais placas do órgão e alguns podem ser de retorno de sinal de áudio que estão retornando para essa placa para se amplificada.

A dica básica é que cabos "shieldados", isto é, envolvidos numa malha de aterramento, são para sinais de áudio e fios simples, sem cabo malha envolvendo, são de sinais elétricos comuns mas sempre tem acompanhando um fio de terra geralmente preto.

Esse chiado pode ser problema de aterramento. Alguma malha de cabo de áudio pode estar com problema de conexão ou de umidade em geral no órgão.

É difícil tentar explicar em palavras mas basicamente é isso.

Procurei nos minhas anotações e não achei nada sobre o BX20. Q pena...

Talvez o colega Sanches, que é fera em Gambitt, tenha alguma outra dica.

Abraços a todos e feliz ano novo.

Sds.

Iriel

• Curtir 3
Postado

Boa noite pessoal...alguem teria o circuito do amplificador e do pré do Spark SR2000?, pois nao esta nos diagramas que o Iriel(obrigado) possuia, alguem poderia me dizer onde encontro o tda2611a no orgão?...porque nao achei ele em canto nenhum...agradeço desde já

Postado

Olá Renato.

Estive revendo os desenhos do SR2000 e realmente não tem a parte do amplificador.... que pena...

O detalhe é que infelizmente as fábricas não costumam manter um padrão na construção dos circuitos dos órgãos.

Como o TDA2611A é um circuito amplificador possivelmente tenha sido substituído por outro similar.

Grande abraço.

Iriel

• Curtir 1
Postado
Em 06/01/2016 às 11:56, Iriel disse:

Olá Priscila,

A intenção do fórum é exatamente essa.... ajudar uns aos outros. Esperamos que consiga consertar o órgão.

Olá j.gabriel,

Estive analisando a foto. Tive a impressão de ser um conector da fonte.

Na maioria dos órgãos a fonte é conjugada com o amplificador, por isso os vários desse fios podem ser de tensões elétricas para alimentar as demais placas do órgão e alguns podem ser de retorno de sinal de áudio que estão retornando para essa placa para se amplificada.

A dica básica é que cabos "shieldados", isto é, envolvidos numa malha de aterramento, são para sinais de áudio e fios simples, sem cabo malha envolvendo, são de sinais elétricos comuns mas sempre tem acompanhando um fio de terra geralmente preto.

Esse chiado pode ser problema de aterramento. Alguma malha de cabo de áudio pode estar com problema de conexão ou de umidade em geral no órgão.

É difícil tentar explicar em palavras mas basicamente é isso.

Procurei nos minhas anotações e não achei nada sobre o BX20. Q pena...

Talvez o colega Sanches, que é fera em Gambitt, tenha alguma outra dica.

Abraços a todos e feliz ano novo.

Sds.

Iriel

valeu iriel!!! eu mesmo fui colar os fios kkk ai soldei um preto que faz o som sair e tá ok, mas os chiado continua e tem hora que o orgão fica com o volume bem baixinho quando ele começa a xiar. tanbem quando eu toco 2 ou 3 notas RÈ nao sai som< so se eu precionar uma por uma, as demais funciona normalmente,mais se tocar 2 RE ele corta o som das mesmas, acho q e algum problema de polifonia

Postado

Olá j.gabriel,

Problemas com notas musicais podem se de origem mecânica como mal contato das agulhas ou eletrônico como circuito integrado gerador de sons com problemas.

Siga a fiação do teclado e veja em qual placa ele chega. Se na placa tiver os CIs S10430 ou M208B1 ou M108B1 eles são os responsáveis pela divisão das notas musicais nos vários teclados.

quando você diz que as outras notas tocam bem então fico inclinado a achar que o problema pode ser com um desses CIs.

Faça uma verificação cuidadosa na fiação desde a tecla defeituosa até a placa. Procure fios soltos, mal contato, fios encostando uns nos outros ou encostando na barramento do teclado.

Sds.

Iriel

• Curtir 2
  • 4 semanas depois...
Postado

Olá pessoal tudo bom?

Gostaria de obter ajuda referente ao órgão gambitt GMX, não está funcionando o "vibrato"... o que poderá ser? Outra coisa é o chiado... como diminuí-lo?

Att,

Promarlon

Postado

Pomarlon,

Problemas de vibrato podem ter várias causas. O ideal é ter o diagrama elétrico, como eu não tenho faria inicialmente isso: 

- Verificar o potenciômetro deslizante que pode estar muito desgastado, se possível trocar.

- No circuito de vibrato substituir os capacitores de 1 microFarad, geralmente vazam ou tem problemas internos.

- O órgão tem vibrato separado para o teclado inferior? 

Tem de fazer uma análise mais criteriosa, mas esse já é um bom começo.

Chiados:

Esse é outro probleminha chato de localizar, pois pode ser qualquer coisa.

Tente isolar o chiado, isto é, ver de onde ele aparece.

Por exemplo:

Feche todos os potenciômetros de volume do órgão e vá abrindo um a um até aparecer o chiado.Onde aparecer você deve fazer uma análise do circuito procurando soldas frias, cabos terra ou malha com zinabre ou corroídos, fios soltos, trilhas da placa de circuito impresso corroídas, conectores soltos ou com mau contato, umidade interna no órgão, etc...

Não se assuste.... é bem trabalhoso.... rsrsrsrs.

Abraços.

Iriel

• Curtir 1
Postado
Em 04/02/2016 às 11:12, Iriel disse:

Pomarlon,

Problemas de vibrato podem ter várias causas. O ideal é ter o diagrama elétrico, como eu não tenho faria inicialmente isso: 

- Verificar o potenciômetro deslizante que pode estar muito desgastado, se possível trocar.

- No circuito de vibrato substituir os capacitores de 1 microFarad, geralmente vazam ou tem problemas internos.

- O órgão tem vibrato separado para o teclado inferior? 

Tem de fazer uma análise mais criteriosa, mas esse já é um bom começo.

Chiados:

Esse é outro probleminha chato de localizar, pois pode ser qualquer coisa.

Tente isolar o chiado, isto é, ver de onde ele aparece.

Por exemplo:

Feche todos os potenciômetros de volume do órgão e vá abrindo um a um até aparecer o chiado.Onde aparecer você deve fazer uma análise do circuito procurando soldas frias, cabos terra ou malha com zinabre ou corroídos, fios soltos, trilhas da placa de circuito impresso corroídas, conectores soltos ou com mau contato, umidade interna no órgão, etc...

Não se assuste.... é bem trabalhoso.... rsrsrsrs.

Abraços.

Iriel

Obrigado Iriel, vou fazer os testes que você orientou. Logo mais aviso dos resultados obtidos. 

Att.,

Promarlon

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...