Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimmer com microcontrolador PIC


ecteruel

Posts recomendados

Olá Teruel

Vi o Tópico iniciado por você. Não respondi por não ter a devida firmeza e certeza da resposta!

Mas como o "SABER " não ocupa espaço e eu fiquei no mínimo Curioso com a situação, resolvi dar uma alfinetada, quem sabe alguém que realmente conhece a fundo a situação possa dar uma dica e talvez corrigir, ou esclarecer as dúvidas que poderão surgir a partir deste post.

Pelo que entendi você quer um circuito que ao receder um comando de um MC PIC, controle a intensidade da luminosidade de uma lâmpada, certo?

Vamos então Tomar como exemplo o circuito abaixo retirado da REDE, e que possui uma infinidade de variantes:

Este circuito aí, já foi relatado que funciona, ou seja se você variar o potenciômetro de 10k que está ligado ao pino 2 (PONTO A) do operacional, faz com que variações sejam percebidas na tensão aplicada na lâmpada L1 e consequentemente haja variaçãoes no brillho da mesma.

pelo o que vejo do circuito, o mesmo é uma espécie "Grosseira" de controle PWM, onde larguras de pulsos variáveis são aplicadas à base do transistor BC337(PONTO B), os quais são aplicados ao foto acoplador , que controla a intensidade da Lâmpada.

SUGESTÃO! (Não digo Solução):

1)Montar o circuito sugerido e no lugar do potenciômetro de 10K, colocar um circuito Microcontrolado que faça gerar de 0 a 12VCC no (PONTO A).

2)Ou então bolar uma rotina de PWM que faça variar os pulsos diretamente na base do transistor BC337 (PONTO B)

Note que para os dois casos é preciso ter bom conhecimento em programação de microcontrolador PIC!

Poucos Membros do Forum são bons nisso!

Os que são " BONS NISSO" Não gostam e/ou nâo têm tempo para fazer "ISSO" Para os outros!

Eu não sou bom "NISSO"PIC.

Tenho outro segmento de raciocinio, mas para o mesmo é necessário ter o MC gerando um nível de tensão anlógico de 0 a 12Vcc ( ou 0 a 10Vcc) , o que acaba caindo no caso anterior.

Abraços!

post-78018-13884940009057_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Valdenir.

Testei um circuito de dimmer com PIC 16F84 do livro Sistemas Microcontrolados de Nardênio Almeida Martins e não deu muito certo.

No circuito também foi usado o MOC, só que o 3010. Até consegui dimerizar o led entre o MOC e o PIC, mas a lâmpada raramente dimerizava. Acredito que o problema estava no programa mas não consegui resolver.

Muito obrigado pela dica. Vou adaptar esse esquema que você postou e ver no que dá.

Quero aproveitar o espaço para lhe perguntar algo sobre sensor de presença.

Estou precisanso ler um sensor de presença usando o PIC 16F877A

Estou usanso sensores de alarme mesmo. Eles tem 4 bornes. Positivo (12v), Negativo e 2 contatos do relé.

Como o PIC trabalha com 5V pensei em usar um optoacoplador TIL111 entre o sensor e o PIC, só que falaram que tem uma diferença de potencial e seria necessário alguns componentes extras nessa ponte.

Pensei então em usar o sensor de presença ativando um mini rele de 5V que colocaria um pino do PIC em 1. Dai o programa do PIC cuidaria do resto.

Bem, estou meio perdido, preciso de esquema para fazer essa ligação e não estou conseguindo montar.

Você tem alguma coisa a respeito.

Obrigado.

Olá Teruel

Vi o Tópico iniciado por você. Não respondi por não ter a devida firmeza e certeza da resposta!

Mas como o "SABER " não ocupa espaço e eu fiquei no mínimo Curioso com a situação, resolvi dar uma alfinetada, quem sabe alguém que realmente conhece a fundo a situação possa dar uma dica e talvez corrigir, ou esclarecer as dúvidas que poderão surgir a partir deste post.

Pelo que entendi você quer um circuito que ao receder um comando de um MC PIC, controle a intensidade da luminosidade de uma lâmpada, certo?

Vamos então Tomar como exemplo o circuito abaixo retirado da REDE, e que possui uma infinidade de variantes:

Este circuito aí, já foi relatado que funciona, ou seja se você variar o potenciômetro de 10k que está ligado ao pino 2 (PONTO A) do operacional, faz com que variações sejam percebidas na tensão aplicada na lâmpada L1 e consequentemente haja variaçãoes no brillho da mesma.

pelo o que vejo do circuito, o mesmo é uma espécie "Grosseira" de controle PWM, onde larguras de pulsos variáveis são aplicadas à base do transistor BC337(PONTO B), os quais são aplicados ao foto acoplador , que controla a intensidade da Lâmpada.

SUGESTÃO! (Não digo Solução):

1)Montar o circuito sugerido e no lugar do potenciômetro de 10K, colocar um circuito Microcontrolado que faça gerar de 0 a 12VCC no (PONTO A).

2)Ou então bolar uma rotina de PWM que faça variar os pulsos diretamente na base do transistor BC337 (PONTO B)

Note que para os dois casos é preciso ter bom conhecimento em programação de microcontrolador PIC!

Poucos Membros do Forum são bons nisso!

Os que são " BONS NISSO" Não gostam e/ou nâo têm tempo para fazer "ISSO" Para os outros!

Eu não sou bom "NISSO"PIC.

Tenho outro segmento de raciocinio, mas para o mesmo é necessário ter o MC gerando um nível de tensão anlógico de 0 a 12Vcc ( ou 0 a 10Vcc) , o que acaba caindo no caso anterior.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!