Ir ao conteúdo

Terra do circuito

Felipe_Ribas

Posts recomendados

Postado

falae galera, beleza com todo mundo?

aí, essa é uma duvida que nunca me sai da cabeça, espero que alguem um dia me possa esclarecer bem essa ideia. Quando usar e pra que serve exatamente o terra num circuito?

Respostas que já ouvi falaram que terra serve de referencia como 0v. Mas continuei na mesma. Nota-se que há aparelhos com e sem terra. Um radio relógio apenas tem uma tomada com 2 polos. Já o pc tem os 3. Ou mesmo não se tratando da tomada, mas do circuito em si. Vejo varios com e vários sem. Afinal, ao montar um circuito, o que devo analisar pra saber se preciso ou não? A função dele seria descarga?

Valeu aí.

Postado

Amigo,

Respondendo Às suas perguntas:

Percebi que você está confundindo os "dois terras" que existem: o TERRA NATURAL e o TERRA DIGITAL. O primeiro, é aquele que você deve usar no micro, que enfia uma haste terra no chão e conecta à carcaça metálica do equipamento. Isso serve pra o potencial 0V do equip. ficar o mesmo do planeta, protegendo-o em caso de raios, e protegendo o usuário de pequenos choques, já que toda a energia que iria para o seu corpo irá para a terra, que é o caminho mais fácil. Já o terra DIGITAL, está presente em qualquer equipamento eletrônico, antigamente era mais conhecido como "chassi" ou "massa", se tratando simplesmente (em 99,9% dos casos) do negativo (-) da alimentação, pólo negativo da fonte e dos circuitos. o 0,01% restante se refere a equipamentos que tem terra positivo, mas isso é outra história. Agora o fator básico para um aparelho precisar ou não ser aterrado é seu tipo de isolação. Aparelhos com carcaça metálica precisam obrigatoriamente vir com o fio terra, isto é o aterramento é necessário. Já equipamentos com dupla isolação (numa etiqueta nele há um símbolo, dois quadrados de tamanhos diferentes, um dentro do outro) nunca necessitam de serem ligados à terra, vindo assim, sem tomada de três pinos ou fio terra separado.

Espero ter ajudado! []'s :-BEER

Postado

na verdade, a dificuldade era na hora de montar o circuito. Se monto por exemplo um Dimmer. eu sei que não precisa de aterrar nem nada do tipo porque no circuito em que vi desenhado não tinha. Mas aí estou montando agora um circuito com CI, e o proprio CI tem o pino GND. Aí pelo jeito conecto ele na carcaça e faço um tercero fio na tomada, é isso? mas e quando não tem CI, ou quando o GND se liga em outro canto, quando eu vou ter ou não de ligar algo na carcaça e aterrar tudo? o que é o fator determinante ?

valeu

Postado

Todos os circuitos electrónicos tem pelo menos uma alimentação , que como é lógico tem que ter 2 terminais.

Normamente esses terminais são designados por VCC ( ou Vdd ) e massa ou ground.

Esta massa ou ground serve como referência a todas as tensões.

Na realidade não representa uma real ligação á terra.

O facto de se usar este "formato" simplifica o desenho e compreenão do esquema.De outra forma teria de no esquema interligar todos esses pontos comuns.

Quanto à a utilizar uma ligação real de terra como dito atrás é usada especialmente com os seguintes fins:

Protecção de utilizadores.

Protecção contra fenómenos de IEM ( Interferência eletro-magnética)

http://en.wikipedia.org/wiki/Electronic_equipment_grounding

Postado

mas no caso de uma ligação de algum aparelho em casa, não seria um poloc 110 e outro -110, totalizando 220v (aqui em brasilia)? ou seria um polo 220v e o outro o tal massa, que serve de referencia?

Então caso seja só um com tensão e outro no 0v, eu não posso então pegar o terra do circuito, ligar na carcaça e da carcaça eu ligo num dos polos de uma tomada de 2 pinos? porque daí fica um pino pra alimentar e o outro como 0v. Pra que então a necessidade do terceiro pino?

valeu

Postado

mas no caso de uma ligação de algum aparelho em casa, não seria um poloc 110 e outro -110, totalizando 220v (aqui em brasilia)? ou seria um polo 220v e o outro o tal massa, que serve de referencia?

Então caso seja só um com tensão e outro no 0v, eu não posso então pegar o terra do circuito, ligar na carcaça e da carcaça eu ligo num dos polos de uma tomada de 2 pinos? porque daí fica um pino pra alimentar e o outro como 0v. Pra que então a necessidade do terceiro pino?

valeu

Não confuunda terra ( virtual ) do circuito electrónico com a protecção de terra fisica.

Mais nas tomadas de alimentaºão mobofásicas vai ter 3 pinos :

Fase neutro e terra.

Entre a fase e neutro tem 110 ou 220V .

O pino de terra serve paraprotecção fisica e de IEM.

Se ligar como disse e por exemplo ligar a fase aos 0 V do circuito , já viu o que vai ter ?

Vai ter a os 0 V do crcuito ligados aos 220 e tambem na carcaça do aparelho. Isto significa que se tocar nessa carcaça vai estar sujeito a 220V . E isso é um erro tremendo.

NÃO ACONSELHO POIS VAI POR A VIDA EM PERIGO.

Postado

Então num circuito como por exemplo nesse aqui:

18.gif

Esses terras aí tem q ser ligação na carcaça mesmo e fazer um tercero pino na tomada do aparelho ou pode ser ligado no neutro da tomada de 2 pinos?

Postado

Amigo, em circuitos eletrônicos como esse não há a mínima necessidade de aterramento em tomada de três pinos, o terra que vai haver nele ("Virtual"), é o comum, no negativo da alimentação!

PS.: Amigo, onde conseguiste este circuito microcontrolado e com buzzer? Precisava do código de programa dele pra experimentar.

Postado

outra coisa, qual a diferença da neutra (0v) pra pro terra, na tomada de 3 pinos? e outra, quando, num circuito, eu sei que vou precisar do tercero pino(terra) ?

valeu

Postado

Então num circuito como por exemplo nesse aqui:

18.gif

Esses terras aí tem q ser ligação na carcaça mesmo e fazer um tercero pino na tomada do aparelho ou pode ser ligado no neutro da tomada de 2 pinos?

meu nesse ckt tu liga os gnds na referencia (ou negativo) da fonte...

Postado

outra coisa, qual a diferença da neutra (0v) pra pro terra, na tomada de 3 pinos? e outra, quando, num circuito, eu sei que vou precisar do tercero pino(terra) ?

valeu

Teoricamente o neutro deve estar a 0V relativamente a terra fisica.

No entanto as redes de distribuição não são ideais logo existem diferenças.

Esse assunto de uso de terras e quando devem e como devem ser usadas só por si daria um curso completo .

Como disse noutro post devem ser usadas ligações de terra em aparelhos que possam provocar danos nos utilizadires . Protecção contra fugas nos equipamentos como por exemplo ferros de engomar etc.

Outra situação é o caso de tentar minimizar os fenómenos de IEM ( Interferênvia Electro Magnética ) .

Alguns circuitos , como os computadores ,geram campos electro-magneticos que podem interferir com outros aparelhos que estejam próximo , por exemplo televisores , rádios etc.E mesmo no seu próprio funcionamento interno.

Assim é recomendado que se faça a ligação a terra física para minorar estes efeitos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...