Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque a intel tem mais cache L2 em relação aos Amd?


lfernandosg

Posts recomendados

Gostaria de saber porque os processadores intel tem mais cache em relação aos processadores da Amd:

exemplo: pentium D 2mb L2 e 32kb L1

atlhon 64bits 256kb L2+256kb L1

core duo 2mb L2

turion x2(core duo) 256 L2 ou 512kb dependendo do modelo.

um professor meu da faculdade me falou que isso se dá porque os processadore da Amd não precisa dessa quantidade de cache para pegar instruções da memória até o processador pois passa direto já os da intel precisa passar pelo cache L2, seria verdade? se não , porque essa diferença toda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber porque os processadores intel tem mais cache em relação aos processadores da Amd
Maior tamanho do cache L1, controlador de memória integrado, modelo de acesso a memória NUMA com coerência via Hyper Transport, menor largura de banda do L2, estrutura de cache exclusiva, dificuldade de manufatura, uso de células SRAM menos densas, etc. E o "etc" pode ser bem extenso e conter muitos itens, inclusive opinião pessoal de um arquiteto qualquer.
um professor meu da faculdade me falou que isso se dá porque os processadore da Amd não precisa dessa quantidade de cache para pegar instruções da memória até o processador pois passa direto já os da intel precisa passar pelo cache L2, seria verdade?
Seu professor está falando bobagem, como, aliás, parece ser muito comum :D...

O único motivo que se parece com o que ele falou é o fato de que os Pentiums 4 usavam apenas o L2 para números de ponto flutuante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostaria de saber porque os processadores intel tem mais cache em relação aos processadores da Amd:

exemplo: pentium D 2mb L2 e 32kb L1

atlhon 64bits 256kb L2+256kb L1

core duo 2mb L2

turion x2(core duo) 256 L2 ou 512kb dependendo do modelo.

Existem algumas justificativas que circulam na internet:

- O controlador de memória integrado reduz a penalidade de um cache-miss;

- O cache exclusivo não aproveita bem o L2 grande;

- A SRam da Intel ocupa menos espaço que a da AMD;

- A arquitetura do K-8 permite apenas 1MB por núcleo e precisaria ser modificada para aceitar mais;

Pessoalmente acho que a AMD esta mais preocupada com a cor do processador do que com os problemas acima... O que realmente pesa (e isso é no bolso), a AMD tem capacidade de produção limitada e o cache ocupa uma area grande do die, para aumentar o cache eles teriam que vender bem menos processadores, o que financeiramente é inaceitavel.

um professor meu da faculdade me falou que isso se dá porque os processadore da Amd não precisa dessa quantidade de cache para pegar instruções da memória até o processador pois passa direto já os da intel precisa passar pelo cache L2, seria verdade? se não , porque essa diferença toda?

Em partes,

Em arquiteturas de cache exclusivas (AMD) o dado vai da memória para o L1, e depois que sai do L1 vai para o L2,

Nas inclusivas (Intel) o dado é copiado tanto para o L1 quanto para o L2, ao sair do L1 o L2 é atualizado (se necessário) e é apagado do L1.

Mas como hoje os L2 são muito grandes (4MB para Intel e 1MB para a AMD) o espaço disperdiçado com essa replicação não é problema para a Intel e nem seria problema para a AMD (se ela usava essa arquitetura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
Mais precisamente, qual a diferença prática, pra mim e outros que entendem pouco de informática, no desempenho entre amd e intel, quando se fala em memória cache?

Amigo a diferença não pode ser resumida pois são duas peças que fazem a mesma coisa mas de forma diferente.

É como um motor Otto e um Wankel (meio exagerado talvez).

Não se pode presumir que só o fato dos Intel terem um monte de cache a mais dá sempre melhor desempenho, assim como o clock mais alto, temos que ver testes e mais testes pra saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!