Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ExXxtreme FontMod


roller

Posts recomendados

Caro amigo...

Você está passando pelas mesmas questões que tive há algum tempo, quando tentei modificar uma fonte chaveada para alimentar um amplificador automotivo. Infelizmente não obtive um resultado satisfatório, e isso ocorreu por diversos motivos.

Creio que não seja viável a modificação de uma fonte chaveada, na realidade grande parte do circuito deve ser refeito para se obter uma melhora significativa.

Você poderá trocar diversos componentes, como diodos, capacitores e etc, o grande problema é que a fonte foi toda projetada para uma baixa potência.

As fontes atuais possuem um circuito sub-dimensionado as reais necessidades, neste caso é necessário a troca de grande parte dos componentes, bem como a melhora no sistema de refrigeração e reforço nas trilhas da placa.

Pense bem se vale a pena, levando em consideração que é possível comprar uma fonte de boa qualidade por cerca de R$130,00.

Acho interessante se aventurar nessa empreitada, apenas para adquirir experiencia e por diversão, se você gosta de eletrônica é claro. O problema é arriscar a grana que você investiu em seu computador.

Por exemplo, se você trocar alguns capacitores, e colocar alguns com maior capacitância, estes poderão gerar um surto de corrente, e o restante do circuito não está preparado para aguentar a nova potência.

Certa vez, tive a ideia de fazer um up-grade na fonte de um amplificador, adicionei alguns capacitores maiores. Depois de alguns minutos ligado com volume próximo ao máximo, as trilhas da pcb torraram, pois o sistema necessitou de maior corrente e os capacitores forneceram um extra, mais as trilhas da placa não eram preparadas para conduzir a potência adicional.

Neste caso, a fonte de alimentação original não supria as necessidades do Ci (Era um chipamp), com a adição de alguns capacitores, a fonte ganhou um extra, que não foi suportado pelo restante do sistema.

Grande abraço amigo e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, Muito Obrigado pelo esclarecimento.... agora entendo perfeitamente ... não sei se você viu nos dois link's postados no tópico, mas o pessoal era fuceiro e se interessavam bastante ...

...Comprar uma Fonte, bem que eu poderia se não tivesse me lembrado daquele tópico .... a questão é que eu gosto de fuçar, fazer e personalizar ... é uma doença, tudo que sei, aprendi assim ....

...Quanto as minhas alterações, vou relacionar poucas mudanças e outras idéias, talvez, viáveis....

1° - tenho outra fonte, bonitinha que já postei no tópico.... tirei todos os fios da placa mãe .... deixei ela bem clean .... só com os dois chicotes dos drives.... e com o fio pra ligar ....

2° - penso em mudar o esquema dos dissipadores e coloca-la na mesma caixa da outra ...

3° - Retiro os cabos de drives da outra xingling e deixo só os conectores da placa mãe ....

4° - Ligo os Fios Verdes...e Pretos das duas, para ligarem juntas ....

5° - Associo e unifico entrada de energia e seletor de tensão ....

6° - Coloco outros dois cooler de 6 ... na parte Frontal.... jogando ar frio dentro da(s) fonte(s)

...é isso... agradeço demais Atomx ... pelas dúvidas esclaredidas ....se puder dizer algo sobre isso tambem, será bem apreciado ..

Valeu ....!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!